Como estimar gastos de viagem?
Uma das dúvidas que mais aparecem nas caixas de comentários não tem resposta exata: “quanto dinheiro eu vou gastar em tal cidade?”. Não responder não é má vontade nossa, acredite. É que a gente não tem como conhecer os hábitos de cada leitor.
Tem gente que viaja e se esbalda nas compras, e tem gente com horror a outlet. Tem quem almoce sanduíche de pé, e quem prefira sentar à mesa em todas as refeições. Tem quem visite todos os museus, e quem não entre em nenhum.
Tem quem adore atrações tipo museu de cera e aquário; tem quem que se contente em avistar os monumentos. Tem quem ache que o city-tour hop-on hop-off no ônibus de dois andares é obrigatório, tem quem sequer cogite essa possibilidade. Tem quem ande de ônibus, quem ande a pé, quem ande de táxi.
As variáveis são infinitas.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Isso quer dizer que a única pessoa que pode fazer o orçamento da sua viagem é, realmente, você.
Mas como saber quanto você vai gastar em um lugar onde nunca foi? Bem, normalmente já saímos do Brasil com passagens e hospedagem pagas ou reservadas. O que resta saber é quanto vai ser gasto em alimentação, atrações e transporte.
O Riq avalia que 50 a 75 dólares por pessoa por dia, por pessoa (na Europa, 45 a 70 euros por dia, por pessoa) são suficientes para se alimentar dignamente.
Quando você extrapola o limite num dia, naturalmente compensa no outro. Da barrinha de cereal ao jantar sentado de 3 pratos, sempre haverá uma alternativa que cabe no seu bolso (ou na sua capacidade de endividamento no cartão de crédito).
Veja as dicas do Comandante para controlar os gastos em alimentação:
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Veja como calcular cada item:
Restaurantes
Eu tenho um truque: procuro por sites de restaurantes do lugar e vejo alguns cardápios na internet. Isso é bom para ter uma idéia mais aproximada de custos, e também para programar um ou outro jantar especial na viagem.
Atrações
Para as atrações eu faço a mesma coisa: já sabendo mais ou menos os museus, passeios e shows que vou incluir no roteiro, procuro pelos sites e vejo, em média, quanto custam; verifico também os passes de museus ou atrações para ver se vale a pena.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Transportes
Pesquiso sobre passes e tarifas de transporte público, e sobre as alternativas de locomoção do aeroporto para a cidade. Simulo corridas de táxi usando o World Taximeter ou sites similares.
Como até hoje não passei aperto, acho que esse esquema funciona. E, para qualquer comprinha inesperada, sempre tem o cartão de crédito.
Mas queremos saber é de você: como você organiza o seu orçamento de viagem? Tem algum truque para estimar quanto vai gastar? Já passou algum aperto, ou voltou com dinheiro sobrando? Aos comentários!
Leia mais:
Resolva sua viagem
263 comentários
Boa Noite Bóia, boa noite leitores! Bom, meu marido e eu ,pretendemos fazer os seguintes roteiros no final do mês de Agosto/2015: Sao Paulo – Puerto Varas – Buenos Aires – Sao Paula! Pelo menos 3 dias em cada lugar! E de avião! Só farei Buenos Aires pq quero levar meu marido pra conhecer… eu ja conheço mas faria.de tudo pra voltar. Então, o que acha do roteiro e acha que fica muito caro de avião?! Existe uma.forma mais barata de fazer esse roteiro?! Obrigada pela atenção, adoreiii esse site!!
Olá, Luanda! 6 dias é muito pouco tempo para uma viagem tão longa. Você vai perder um dia para ir, outro para voltar. Teria que comprar São Paulo-Buenos Aires-Bariloche-Buenos Aires-São Paulo e fazer a travessia a Puerto Varas.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/lagos-andinos
Por que vocês fazem tantas perguntas que não tem como responder? Leiam o post, pelo amor de Deus. Quem quer tudo na mão não pode viajar, pois não sabe se virar.
vou de florianopolis a foz do iguaçu de carro pela br 376 277 quanto gastarei de carro ida e volta
Olá, Fabricio! O site http://www.emsampa.com.br indica um pedágio na BR-376 e mais 9 na BR-277, totalizando aproximadamente 100 reais na ida e mais 100 na volta.
Eu ficarei 3 dias em Montevideo e 4 em Punta, alguém sabe a estimativa de gastos com comida e passeios por dia?
obrigada.
Olá, Maria Luiza! O custo da comida em Montevidéu regula com São Paulo e Rio; em Punta é mais caro. Para economizar, pague com cartão de crédito para ter devolução do IVA:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/uruguai-isencao-devolucao-impostos-cartao-credito
Ola Ricardo, Boia e amigos do VnV
!
Sei que comprar o voo ida e volta de acordo com inicio e final da viagem para Europa seria o mais indicado, mas eu aproveitei aquela “promocao” da KLM e nao teve como nao comprar, rs, com ida e volta por Madrid.
Estou planejando uma viagem de 17 dias (sendo 15 dias cheios) e pretendo fazer assim:
1-Madrid chegada as 16h
2-Madrid
3-Marid com bate-volta em Toledo
4-Madrid -> Londres (voo low cost)
5- Londres
6-Londres
7-Londres
8-Londres
9-Londres->Paris (trem)
10-Paris
11-Paris
12-Paris
13-Paris -> Amsterda (trem)
14-Amsterda
15-Amsterda
16-Amsterda
17-Amsterda -> Madrid (low cost de manha) com voo para o Brasil as 20h
Minha maior duvida: estou me arriscando muito pegando o voo de volta para Madrid no mesmo dia que volto para o Brasil? (mesmo que com varias horas de antecedencia)
Ou seria melhor tirar um dia do inicio da trip, no no final da viagem vir no dia anterior a volta pro Brasil e pegar um hotel perto do aeroporto com transfer gratis?
Fora que nao queria mudar os dias em cada cidade…
Obrigado pela ajuda!
Olá, Rafael! Nunca invente conexões entre vôos desvinculados, sejam de low-cost ou não. Durma a véspera em Madri.
Olá! A 2a.medida depois de decidir onde iremos é visitar os blogs mais interessantes (como no vnv, óbvio!) e ler com atenção as sugestões daqueles que se enquadram em nosso próprio perfil.(Somos um casal com 1 filha de 15 e 1 filho de 11 anos.) Dessa maneira evito lugares/hoteis ‘bombados’ com pessoas que não se enquadram em nosso perfil.
Para planejar o orçamento, faço uma lista com 3 itens: imperdíveis, interessantes e “roubadas” (com passeios, restaurantes/lanchonetes e lugares especiais p compras), assim resistimos melhor às tentações do marketing ou de sugestões de outros turistas bem como . Visito os sites das atrações, pesquiso no tripadvisor e busco comentários positivos e negativos.
Faço um roteiro básico com horários de ‘folga’ (p não ficar decepcionado em caso de imprevistos) e com um dia de ‘janela’ p eventualidades.
Faço uma lista de quanto quero gastar com lembranças, souvenirs e presentes e incluímos juntos as pessoas que vão ganhar algo (como tenho filhos, eles sempre querem trazer algo p alguém) dessa maneira, se minha filha decide levar uma ‘camiseta linda em promoção’ p a prima, ela já sabe que o $ vai sair do ‘mini-orçamento’ dela.
Todas as informações vão sendo copiadas e passadas p um documento e juntos planejamos a viagem!
Fomos a Costa Leste e ficamos 45 dias em dezembro, estivemos ‘presos’ em Chicago com a nevasca e mesmo assim tínhamos ‘roteiro extra’ e $.
Voltei lisa (com U$45), mas sem uma dívida no cartão de crédito internacional.
Planejar a viagem faz parte da emoção de viajar também!
Sucesso!
Também calculo com base no meu perfil de consumo aqui no Brasil, mas sempre deixando margem para uma ou outra escapada do orçamento para jantar em uns restaurantes melhores de vez em quando, afinal férias é para relaxar. 🙂
Uma boa alternativa para o cálculo é usar o “índice Big Mac” para converter seus gastos com alimentação no Brasil para o mesmo patamar de gastos no país de destino.
As dicas dadas aqui foram de grande valia para mim, passei sete dias em Santiago, e fiz o circuito tradicional, city tour Santiago, Concha Y Toro, Valparaiso, Vina del Mar e Valle Nevado, com passagens e hospedagens já pagas, levei 1200 dolares e 700 reais e mais cartão de crédito internacional. Resultado:
Bebi, comi, pesseei, comprei perfume francês, lembranças para a familia, vinhos, e veja só: Voltei com 300 reais e 500 dólares, graças as dicas colhidas aqui, soube onde me conter ou meter a mão na jaca.
Já estou me programando para ir a El Calafate em 2015.
Valeu !!!
Desde a minha primeira viagem ao exterior,depois de adulta,consultei o site,e deu tudo mais que certo,sei onde quero ir,faço o meu roteiro antes da viagem e me dou ao luxo de comer,pelo menos uma vez, num bom restaurante em cada lugar que eu vou,o Ric e a Bóia são nota 1000 !!!!
Pretendo fazer uma viajem com meu marido e minhas duas filhas de 14 e8 anos de Sp para Floripa. Queremos ir de carro e nos hospedar em pousadas. Gostaríamos de programar uma viajem tipo moxileiro, para explorar bem os lugares. Qual os valores em $$ que eu deva levar e o que vc me sugere quanto aos passeios? Obrigada! Meu cel e whatsapp é: 011-97336-7039
Olá, Mara! Use as dicas do post acima para estimar os gastos da sua viagem.
Ola Mara, espero que tenha ido e tenha ocorrido tudo certinho. Caso não chegou suas merecidas férias… programa-se:
Floripa é lindo!! Realmente a ilha da Magia.
Um lugar bacana para ficar, com “feirinha”, um sovetenho final de tarde e ou “comprinhas” de lembranças – CANASVIEIRAS ou Ingleses.
Em canasvieiras vc pode alugar “kitnet´s” a preço p 4 pessoas (150 reais/diaria com tudo dentro, incluindo ar condicionado) e comprar no supermercado Magia seu café da manha e deixar para almoçar e jantar em restaurantes (Almoço rápido beira de praia os peixes são carinhos (280,00 peixe p 4 pessoas), ande 2 quadras p trás da beira mar e como pratos reais (arroz, carnê da boa em espetos sentadinhos em uma mesa decente por preço de numero 1 do MC) Jantares tem restaurantes sofisticados depois do banho da tarde depois de passar um tarde toda na areia, capriche no visual.
Em canasvieiras você pode no trapiche pegar escunas (a do pirata + animada de todas) e passar o dia em alto mar com paradas super bacanas. (ilha santa cruz de anhatomirim – Ilha dos franceses para mergulhar com golfinhos)
Ingleses tem uma “tarde” animada no mesmo “nipe” da outra porém, digamos + “farofa” (Floripa não tem nada de ruim + digamos praia grande X Maresias se compararmos com a educação das pessoas no litoral de São Paulo. (A beleza do mar é encantadora)
Na estrada pare na ida em Curitiba, “Joinvile” e na volta compre couro ou toalhas na estrada.
Creio que se hospedando nas praias e mais fácil de conhecer outras…. Joaquina, Brava, Mole e Jurerê que para hospedagem não é para os meros mortais.
No centro, para passear se chover e não tiver como aproveitar a praia.
A Noite da beira mar é muito bonita e iluminada com a Hercilio luz de lagrimar os olhos. Vista-se bem para jantar em restaurantes bem bacanas na beira-mar em uma das noites especias do seu passeio.
Lagoa da tem o por do sol mais lindo – pare no mirante.
Aproveite Floripa é lindo, lindo, lindo….sei lá se te ajudo + p quem tem criança Canasvieiras tem um mar tranquilo sem tombos e ondas gigantescas. bj