Como estimar gastos de viagem? 1

Como estimar gastos de viagem?

Uma das dúvidas que mais aparecem nas caixas de comentários não tem resposta exata: “quanto dinheiro eu vou gastar em tal cidade?”. Não responder não é má vontade nossa, acredite. É que a gente não tem como conhecer os hábitos de cada leitor.

Tem gente que viaja e se esbalda nas compras, e tem gente com horror a outlet. Tem quem almoce sanduíche de pé, e quem prefira sentar à mesa em todas as refeições. Tem quem visite todos os museus, e quem não entre em nenhum.

Tem quem adore atrações tipo museu de cera e aquário; tem quem que se contente em avistar os monumentos. Tem quem ache que o city-tour hop-on hop-off no ônibus de dois andares é obrigatório, tem quem sequer cogite essa possibilidade. Tem quem ande de ônibus, quem ande a pé, quem ande de táxi.

As variáveis são infinitas.

Dólar e euro

Isso quer dizer que a única pessoa que pode fazer o orçamento da sua viagem é, realmente, você.

Mas como saber quanto você vai gastar em um lugar onde nunca foi? Bem, normalmente já saímos do Brasil com passagens e hospedagem pagas ou reservadas. O que resta saber é quanto vai ser gasto em alimentação, atrações e transporte.

O Riq avalia que 50 a 75 dólares por pessoa por dia, por pessoa (na Europa, 45 a 70 euros por dia, por pessoa) são suficientes para se alimentar dignamente.

Quando você extrapola o limite num dia, naturalmente compensa no outro. Da barrinha de cereal ao jantar sentado de 3 pratos, sempre haverá uma alternativa que cabe no seu bolso (ou na sua capacidade de endividamento no cartão de crédito).

Veja as dicas do Comandante para controlar os gastos em alimentação:

Veja como calcular cada item:

Restaurantes

Eu tenho um truque: procuro por sites de restaurantes do lugar e vejo alguns cardápios na internet. Isso é bom para ter uma idéia mais aproximada de custos, e também para programar um ou outro jantar especial na viagem.

Atrações

Para as atrações eu faço a mesma coisa: já sabendo mais ou menos os museus, passeios e shows que vou incluir no roteiro, procuro pelos sites e vejo, em média, quanto custam; verifico também os passes de museus ou atrações para ver se vale a pena.

Transportes

Pesquiso sobre passes e tarifas de transporte público, e sobre as alternativas de locomoção do aeroporto para a cidade. Simulo corridas de táxi usando o World Taximeter ou sites similares.

Como até hoje não passei aperto, acho que esse esquema funciona. E, para qualquer comprinha inesperada, sempre tem o cartão de crédito.

Mas queremos saber é de você: como você organiza o seu orçamento de viagem? Tem algum truque para estimar quanto vai gastar? Já passou algum aperto, ou voltou com dinheiro sobrando? Aos comentários!

Leia mais:

263 comentários

Pessoal, viajo mês que vem pra Dubai, e não tenho muita ideia de quanto levar em dinheiro, não quero usar cartão, e minha despesa com hospedagem já está paga. Alguém já foi pra lá e pode dar umas dicas??? Tks so much!!

    Olá, Mayara! As dicas estão no post acima. É só ler. E sempre tenha um cartão de crédito com você para eventuais emergências. 😉

    Olá Mayara, passei 10 dias em Dubai no final do ano passado, entre Natal e Ano Novo. Nós ficamos no Ibis Mall of Emirates que é muito bem localizado e optamos por ir nos lugares bacanas, aproveitar as belas vistas. Por pessoa, para passar com conforto, pegando taxis e indo em locais bacanas, e sem contar a hospedagem eu levaria uns 100 dólares por dia. Claro que vc pode gastar menos se comer fast foods, tem opções mais em conta, mas Dubai é um lugar que vc vai pelos locais, pela vista que um restaurante ou café oferece, diferente de qq país da Europa que vc vai pela cidade, para bater perna.
    É diferente, mas encantadora. Nunca sofri tanto de uma depressão pós viagem como sofri voltando de Dubai rss

    Oi Isabele, to indo pra dubai em dezembro pra passar natal e ano novo também, depois vou pro egito e volto pro BR, se vc nao se importar, tem como dar umas dicas sobre dubai? ou seila a gente ir trocando ideia tirando umas duvidas por facebook ou e-mail? meu nome no FB ta André Rotter Schmidt e o meu email é [email protected]

    desde já agradeço

    Ah, uma dica valiosa. Reserve com antecedência alguns passeios que vc queira fazer, nós não conseguimos subir no Burj Kalifa pq só tinha ticket pra uns 10 dias seguintes, eu tbm queria muito fazer aquele salto de paraquedas e só tinha pra dali 2 meses rss Fui em altíssima temporada, mas melhor garantir né?

Como normalmente viajo com passagem e hospedagem pagas, meu cálculo é de US$ 100,00 dia no máximo e tento não usar o cartão. Até hoje deu certo e sempre voltamos com $$ para próxima viagem. Dia 14/09/14 embarcamos para Roma, Milão, Veneza (faremos um cruzeiro pela Grécia de 7 dias) e depois vamos p/ Florença com 02 dias de carro (acho que vou comprar o GPS, é um pouco mais caro que alugar) pra fazer bate-volta pela Toscana. Parabéns p/ site! Abrs!

Alguém sabe se eu consigo obter um cartão pré-pago estilo VTM em Paris ? Pensei em levar euros em espécie e carregá-los em um cartão lá, aproveitando que ficarei 15 dias e fugiria do iof de 6,38%. Será que é viável ?

    Bóia,
    E existe isso nos EUA (LA, SB)?
    Não queria ficar circulando com muitas notas no bolso.
    Posso carregar esses valores em algum cartão (ou traveler Cheque) para usar (débito) sem pagar IOF a cada compra?

    A melhor regra será sempre saber o que quer e,
    – junto com os hotéis, comprar antes os passeios e shows desejados e dentro do seu limite. Lembre que se comprar no destino será mais barato que se comprar no Brasil;
    – Evite passeios a Shoppings e Out lets, salvo se for seu propósito de viagem;
    – Em moeda leve o mínimo para pagar taxi e dar gorjetas;
    – Almoce em Fast Food que mais barato e vc nãomperderá tempo. Isto nunca passará de U$ 10 dólares por pessoa;
    – Faça um Jantar com cautela, sem bebidas extravagantes como vinhos e espumantes que nunca gastará mais de U$ 50 por pessoa.
    – Quando quiser tomar vinho, Whisky ou espumante procure ver o supermercado no trajeto do hotel e compre as bebidas e deixe-as no quarto. Quando voltar para o hotel, tome seu aperitivo e faça amor sem ressaca, pois ficará dentro do orçamento.
    – Agora se vc está viajando com alguém do PT, fique sabendo que não hå porque ter preocupação, gaste a vontade pois a conta ficará por conta da PETROBRAS, Kkkkk!

    Esse seu estilo de viagem agradaria algumas pessoas e desagradaria muitas outras. O que vc está sugerindo não são dicas de como estimar gastos e sim dicas de como fazer uma viagem barata. Mas muitas pessoas não querem viajar para comer em fast food. Aliás, passar uma viagem inteira a base de Mc Donalds deve ser o “Ó”. rs. Bem, é só minha opinião.

    Verdade Thiago, sempre faço viagens mega economicas porque gosto de viajar muitas vezes, e raramente como lanches, pelo contrário, gosto de comida natural e boa…..Tem muito boas opções. em NY por exemplo, sempre como as saladas que amo e são vendidas na Pen Station….Eu e meus filhos amamos lanches de castanhas e frutas, iogurtes….A noite em geral, fazemos nossa comida e escolhemos alguns restaurantes porque pra nós isto não é tão importante…..Ficamos em apartamentos ou quartos/casas pelo airbnb….já alugamos até motor home e foi muito divertido.Vale pesquisar! Assim, sempre posso fazer uma viagem com outra já agendada!

Gostaria de saber qual a quantia minima de dinheiro em especie que devo levar numa viagem de 15 dias para a Europa.
Obrigada!

    Olá, Ana! Tudo irá depender dos seus passeios, compras, alimentação, etc. É uma questão muito pessoal. Não dá pra opinar. Por isso, o post acima está cheio de dicas para ajudar a calcular um valor confortável para cada pessoa. 😉

    70 euros por dia. 100 se você quiser passar bem, entrar em todas as atrações e até fazer algo de noite. Refeição boa, só uma vez ao dia.

Acho que com hospedagem paga e transfer aeroporto/hotel/aeroporto, 100 dolares por dia serão suficientes, não sou mochileiro nem esbanjador.

Obrigado amigo, já vi um artigo seu que explica sobre os gastos, do mochileiro ao esbanjador, então tire outra duvida, precisa de visto ? vacinas ? qual a melhor época e o clima, agradeço pelas dicas.

Olá,
Primeiramente parabéns pelas postagens, sempre muito úteis e interessantes!
Em nossas viagens, procuramos sempre pesquisar ao máximo os roteiros e dados (na net, nas postagens de colegas viajantes), inclusive preços. Desta forma, podemos ter uma noção do que teremos ou não condições de realizar.
Até agora, tivemos exito em nossas viagens.
Abraço,
Valter e Roberta
(https://viagensfamiliamorettipadulla.blogspot.com/)

    Também viajo com roteiro fechado e faço pequenas alterações. Pago audio guides na maioria dos locais, no caso, quase sempre em inglês. Talvez 70 Euros por dia por pessoa, sem hospedagem seja bom. Uso taxi em Portugal e na Italia se for dividido por 3 ou 4, sempre para corridas pequenas.

Minha primeira viagem internacional foi para Buenos Aires, em 2009, quando os preços lá ainda eram bem bacanas. E, justamente pelos preços serem bacanas, acabei gastando sem nem pensar. Comprei um monte de coisas que eu não precisava, fiz o rapa nos cosméticos da Farmacity (rsrs) e comi onde tinha vontade. Resultado: chorei largada quando a fatura do meu cartão chegou.

Já na minha segunda viagem internacional, para a Europa, estipulei um gasto máximo de 60 euros/dia para tudo (exceto hotel). Quando eu exagerava nos passeios ou compras, compensava almoçando um döner kebab na rua (uma das minhas melhores lembranças da Alemanha!) ou comprando queijos e vinhos no mercado na França. Voltei com 100 euros de sobra.

Acho que vou seguir a mesma tática para Saint Maarten: 60 dólares/dia. Masss…. quero muito voltar com pelo menos uma jóia com esmeralda! Vou ter que comer no Mc algumas vezes, rsrs.

Pesquiso antes preços … De alimentação, atrações … Faço uma estimativa e sempre fica dentro do q planejo ! Ainda sobra um pouquinho ! rsrs E incluo as comprinhas na estimativa ! 😉 Deu certo no Chile, em Noronha, em SP … A prova será agora em Outubro ! 1 mês na Europa. Vamos ver se acerto tb ! 🙂

    Oi Bela!

    Gostaria de passar 1 mes na Europa também. Vc pode dar algumas dicas?? Abraço!

    Você deveria pensar fazer uma refeição e um lanche por dia. Nunca aluguei apartamento , mas conheço muita gente que adora. Eu conheço, infelizmente Mc Donald e Burguer King em muitos lugares da Europa. Eu compro atrações pela internet, só uso dinheiro para souvenir e compras só eventualmente , e no cartão.

    Irei passar 20 dias Bela, em outubro. Estimei 100 Euros por dia. Salientando que passagens entre países e hospedagens já estão compradas. Devo comprar também alguns ingressos logo.

    Os gastos na Europa variam muito de um país para outro. Acho que 100 Euros por dia esta bom, incluindo alguns bons restaurantes. Em outubro passado estive na França Belgica e Holanda. Levei exatamente 100 Euros/dia. Fui em ótimos restaurantes, lógico deixava para fazer uma refeição boa por dia geralmente no jantar.

    Oi Paula,
    Acho muito apertada sua estimativa. A não ser que esteja calculando este valor por pessoa numa viagem de casal, aí então o custo do casal por dia dará 200 euros. Este valor é uma boa média e vai dar certinha sua estimativa. Me conte se deu certa sua previsão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito