Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.
Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.
Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.
Como funciona?
Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.
Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.
Em que sites procurar?
O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.
Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.
Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA
É seguro?
Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.
Leia mais:
630 comentários
Olá Ricardo! To indo pra NY e tb vou alugar um apto, a agencia inclusive me enviou os papéis para assinar, mas ainda estou com uma dúvida. A princípio ficaremos em West Village(soho), perto da Bleecker St, mas tenho ouvido mtas pessoas referirem Upper West Side, mas tenho medo por ser um bairro residencial e não sei como é o acesso pra chegar a noite, se tem movimento, e no soho são vários bares perto, mais movimentado. Se tiver conhecimento e puder ajudar…. Enfim, tô indo com meu marido e meu filho de 2 anos em dezembro..Obrigada!!! Fernanda.
A dúvida entre Downtown e Upper West Side é uma questão de gosto pessoal. O senso comum aponta para West Upper Side por ser mais careta. Eu gosto mais de Downtown. Não tenho como escolher por você.
West Village não é a mesma coisa que Soho. É perto. (Acho até mais gostosinho). Upper West Side é um conceito amplo. A localização pode ser boa ou ruim dependendo da distância da estação de metrô.
Acredito que com uma criança de 2 anos a bordo o quesito noite fique menos relevante. Nenhum dos dois lugares é perigoso. Nova York pode ser uma cidade mal-encarada em vários pontos e em certas horas, mas não é perigosa.
Fernanda, anunca me hospedei no West Village, mas me hospedei em Upper West Side e gostei bastante. Fica bem próximo ao Central Park e ao Museu de História Natural, que é bem legal p/crianças. Outra coisa, é sim mais residencial, mas tem transporte, lanchonetes, restaurantes e até mercadinhos legais, como um que eu falei um pouco nesse post aqui no meu blog:
https://blogs.abril.com.br/bigtrip/2009/08/hoteis-em-ny.html
Confesso pra vc, que pra quem não quer badalar full time (por estar com crianças), o Upper West Side pode ser bem interessante e sem o nariz empinado do Upper East Side (sorry Marcie, rsrsrs)
Vera, todas as agências e proprietários cobram caução. As vezes podem devolver por pay pall ou em dinheiro na data de volta. Se vc está ansiosa com o último dia tente combinar a vistoria para a noite anterior a sua saída. Se não for possível, uma alternativa, chata admito, seria sair do apartamento no penúltimo dia e ir para um hotel passar a última noite.
Abçs
Oi Augusto, obrigado pela dica. Abraços Vera
Oi gente, gostaria muito de alugar um apto em Paris por 8 noites. Contactei a Lodgi , que me pareceu muito séria. Mas as exigencias sao muitas, uma cauçao alta e tambem um seguro. Fiquei também preocupada, porque o voo de volta sai de Paris as 10:00 da manha, logo tenho que estar cedo no aeroporto. Estou com receio da fechada de conta , e também quanto a devoluçao da cauçao. Que me informaram em outro blog que pode ocorrer de atrazo. O que vcs acham?
Ops, faltou a palavra indica. Sorry.
Pessoal, alguém apartamento em Berlim? Max Beer Apartments não está disponível.Tenho reserva no Motel One -Alexanderplatz mas parece pequeno e não oferece café.
Procuro na região indicada pelo Ricardo, Mitte. As outras, como não tenho a indicação, fico insegura.
Olá Ricardo!
Miinha irmã Evelyn, é viajante de carteirinha, e entra no seu blog todo santo dia. Agora que vou passar 1 mês em Paris em junho do próximo ano, fazendo um curso de francês, ela me mandou esses posts maravilhosos.
Mas estou com uma dúvida em relação às contas. Pelo que entendi, a conta de água é incluída no preço do aluguel mas a da eletricidade é à parte? Como foi na sua viagem?
E, mais ou menos, com que antecedência se vede procurar um apartamento para alugar. Estou usando principalmente o Paris Attitude e o Lodgis e encontrei ótimos aps (meio apertadinhos mas razoáveis) por 750 euros o mês. No entando, um deles me pediu pra só começar a procurar em março do próximo ano. Não está muito em cima?
Mais uma vez, obrigada por esta matéria abençoada!
Cada caso é um caso. Neste apartamento específico a conta de luz era à parte.
Não há uma antecedência padrão. Normalmente quanto mais cedo você procura mais ofertas encontra. Mas há muitos apartamentos que vão sendo postos no mercado ao longo do tempo. Sempre dá pra descolar um apê que tenha acabado de entrar no esquema.
Ola pessoal,
Para os interessados que estao de passagem a Paris.
ALUGO quartos e vagas em um apartamento confortavel e completamente decorado localizado no CENTRO de Paris, proximo a pontos turisticos, podendo ser vizitados mesmo a pé – Paris 3eme.
Possibilidade de cozinhar, segurança, conforto e tranquilidade em um hambiente sereno e agradavel.
As datas disponiveis sao do dia 27 a 29 de agosto.
Para maiores informaçoes favor entrar em contato:
[email protected]
(+33) 0698475682
Ate breve,
LUCAS BAHIA
parece que Paris quer acabar com os alugueis de temporada… https://www.travelandleisure.com/blogs/carry-on/2010/7/15/paris-cracks-down-on-pied-a-terre-rentals
Méri, obrigada pela dica!!!
http://www.friendlyrentals.com