Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.
Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.
Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.
Como funciona?
Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.
Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.
Em que sites procurar?
O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.
Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.
Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA
É seguro?
Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.
Leia mais:
630 comentários
Caríssimos, já há algum tempo tenho feito do VnV uma verdadeira bússola em todas as minhas viagens, seja através dos posts do Ricardo Freire, ou através das dicas preciosas da Bóia e dos colegas viajantes. Através dessas dicas, descobri o Airbnb e o mundo de oportunidades de hospedagem nos mais diferentes lugares. Ontem no drieverywhere.net li boas recomendações sobre o Wimdu, serviço concorrente do Airbnb. Alguém já o utilizou? Quais são as avaliações? Forte abraço em todos…e boa viagem!!!
Olá, Rilder! É uma cópia do AirBnB. Escolha pelo apartamento e pela localização.
Olá Bóia! O que tenho percebido nas minhas pesquisas pelo Wimdu é uma quantidade menor de ofertas e, talvez por isso, também oportunidades (preços e qualidade) melhores. Já utilizei o Airbnb em 4 países diferentes e tem funcionado muito bem.
Olá, Rilder! O AirBnB inventou o sistema e tem maior penetração. É o Google, a Amazon, o e-bay deste mercado.
Ola,
O AirBnB eh do tipo em que o morador fica no imovel, ou eh tipo full rental?
Grato
Olá, Caio! Tem dos dois tipos.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
Ola, Ricardo!!!
Sou agente de viagens, e seu blog é quase uma biblia para mim, rs!
Em janeiro estou indo viajar para NYC com minha familia, e como vamos em bastantes pessoas estamos para fechar um apartamento junto ao site FlipKey, que acredito ser uma parceria com o TripAdvisor.
Como estamos na reta final, bate aquela insegurança, né?! Você teria algum comentário a fazer em relação à esse site? Alguma outra indicação, sugestão? A localização do apartamento é ótima!!
Att
Letícia Schanoski
Olá, Leticia! Quem responde é A Bóia.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/
Bom dia,
Estou alugando um apartamento em Paris e me surgiu uma dúvida:
Como faço para comprovar a minha estadia já que não terei reserva de hotel ? Eles pedem algo do tipo quando na chegada ao pais ?
Vi comentários sobre a proibição da locação de apartamento em Paris. Já está em vigor ?
Obrigado.
Eduardo
Olá, Eduardo! Leve o comprovante da locação emitido pelo site por onde alugar.
A proibição existe, mas os apartamentos continuam sendo alugados. Ainda não recebemos relatos de leitores que tenham tido problemas.
Oi Bóia,
Na verdade estou locando de um conhecido que tem apartamento em Paris. Nesse caso, se ele emitir um comprovante de locação, servirá para a imigração na hora de entrar no país ? Eles aceitam ? Eu pergunto pois li em algum lugar que seria necessário validar um termo de acolhimento junto à Prefeitura da cidade. Sabes de algo à respeito ?
Obrigado
Eduardo
Olá, Eduardo! Se você for alugar, você precisa de algum comprovante. Se você for ficar como visita, precisa de uma carta-convite de quem vai te hospedar. Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/
Olá, Bóia! Estaremos em 4 pessoas, chegando a Barcelona no dia 06/10, onde ficaremos até 10/10, daí partiremos para Lisboa. Gostaria de dicas para aluguel de ap,tanto em Barcelona com em Lisboa, e com no mínimo 2 quartos. Em que bairros estaríamos bem localizados e com segurança?
Obrigada!
Olá, Lea! Leia sobre hospedagem no quesito “Onde ficar?” nas páginas das duas cidades.
https://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/europa/lisboa-ricardo-freire
Alguma novidade em relação a Paris? O aluguel está ocorrendo sem problemas?
Chegarei por Londres pelo Eurostar, basta apresentar o comprovante da reserva?
Obrigada!
Olá, Leticia! Se pedirem, apresente sua reserva.
Olá
Sempre leio o site, acho ótimo.
Como faço para alugar um apartamento temporada em Lisboa por 2 meses, vou resolver assuntos familiares.Não estou conseguindo. Tudo que encontro é por pouco tempo e muito caro.
Obrigada
Helena
Olá, Helena! As dicas que temos estão no post acima. Você pode tentar também o AirBnB.
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
ola,o meu marido esta a trabalhar em Bruxelas e gostaria de ir com os meus 2 filhos de 3 e 10 anos passar o mes de Agosto com ele,tenho tentado alugar apartamento para um mes mas esta muito complicado,alguem sabe de sites ou alguma coisa que me ajude.muito obrigado
Olá, Barbara! Indicamos os sites ao fim do post acima. Você pode tentar também pelo AirBnB: https://www.airbnb.com.br/
Olá!
Sempre leio dicas de viagem do site e as de NYC foram muito boas para minha viagem! Por isso, resolvi voltar para deixar um relato que, talvez, pode ajudar alguém.
Eu e meu marido voltamos no dia 23/05 de lá e posso dizer que a experiência de alugar apartamento em NYC foi maravilhosa!
Alugamos pelo VRBO, no primeiro período, um apartamento no Meatpacking district e depois um no Upper East Side.
A localização faz grande diferença de acordo com o perfil da viagem! O apartamento do Meatpacikng district foi incrível! Um lugar que nos ofereceu tudo e tranquilo, pertinho do Chelsea Market.
Já o apartamento do Upper East Side foi completamente diferente…mais antigo, em uma região muito mais movimentada e barulhenta, com ruas bem cheias de gente…
Voltaríamos, sem dúvida, à primeira região, e evitaríamos a segunda.
Foram experiências completamente diferentes as duas regiões, mas sem dúvida, a da primeira foi a que mais gostamos!
Abraços!
Obrigada, Valéria, pelo feedback!
Olá!!!
Sempre procuramos ficar em aptos tb…acaba virando meio casa. Adoramos! Mas sempre consigo através do booking. Dessa vez vamos para São Francisco e Los Angeles e não tem quase nada lá.
Como ainda tenho tempo, posso procurar com calma. Já vi o roomorama, airbnb…vc tem outra dica? Dicas de localização tb são bem vindas! rsrs
Vou aproveitar para deixar uma dica pra Santiago do Chile: Costa Bellas Artes Suites. Eu e meu marido ficamos em um flatzinho super agradável em uma área bem central, em Bellas Artes, foi ótimo!
Obrigada!