Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.
Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.
Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.
Como funciona?
Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.
Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.
Em que sites procurar?
O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.
Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.
Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA
É seguro?
Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.
Leia mais:
630 comentários
Olá Estou indo para Roma em setembro alguém me indica algum apartamento para alugar com boa localização ….
Olá, Valéria! Não é assim que se aluga apartamento; a possibilidade de um apartamento xis estar disponível é mínima (não é como um hotel, que tem dezenas de unidades e sempre pode ter uma vaga). Leia a matéria até o fim, você terá condições de achar o seu.
Veja também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
Olá, salvadores!
Aluguei um apartamento em Paris e a proprietária já informou que deveremos deixar um caução de 200 euros, mas não disse quais as formas que ela aceita. Não queria deixar em espécie para não empatar os meus euros, mas antes de perguntar para ela as alternativas que ela oferece, queria saber quais que existem e como funcionam.
Obrigada,
Olá, Paula! A caução até que está camarada 😀
Infelizmente não sabemos de proprietários que aceitem outra forma de caução que não em espécie.
(No AirBnB você pode fazer um depósito com PayPal.)
Queridos boa tarde!
Me tirem uma dúvida. Aluguei apartamentos pelo airbnb em Munique, Paris, Barcelona, Madri e Lisboa. Preciso pegar carta convite para entrar na Europa? Qual é o procedimento? help me!
bjs
Olá, Danielle! Leve o comprovante do aluguel, funciona como comprovante de hospedagem em hotel.
Obrigada! Estava preocupada… Com medo de não aceitarem. Não tinha uma lei também que proibiram aluguel de apt em Paris? Eu consigo apresentar o comprovante do airbnb nesse caso tb?
Olá, Danielle! Tanto em Paris como em Nova York essa lei existe, mas não está sendo 100% respeitada. O fiscal da imigração é “nacional”, não vai aplicar uma lei local.
Preciso alugar um apto. próximo da Economics London School. É para 4 pessoas e há necessidade de dois banheiros.
Itens fundamentais: limpeza, conforto, localização, preço intermediário(nem tão caro, nem tão barato). Obrigada.
Mirian, tenho uma dica quentíssima para você, ainda nem postei no blog: a start up One Fine Stay (www.onefinestay.com) e como um Airbnb de luxo. Quando os donos liberam o apartamento eles vão la e colocam lençóis, toalhas e artigos de banheiro de hotel!
Como você pede, não eh muito barato e nem muito caro, e você pode pesquisar os apartamentos pela localização.
Espero que de certo!
Abraços,
Deb
Deb:
Obrigada pela dica!
Abraços,
Mírian
As ordens, Mirian 🙂
Espero que você ache mais dicas uteis para a sua viagem no blog!
abraços,
Deb
Olá!
Em junho estamos indo para Miami! 13 noites.
Estou fuçando em alguns sites, achados por acaso na net, e confesso que estou apreensivo.
Alguém já fez locação para Miami? E qual site indicaria?
Bom Dia.
Nas minhas viagens, ate agora, sempre fiquei hospedado em hoteis.
Estou indo para Hawaii, Honolulu, com minha esposa.
Se possivel preciso de dicas de area e como faco para alugar um apartamento para uma semana em Maio.
Obrigado.;
Olá, Dilmar! Uma dica é ler esta série até o fim.
Outra dica é experimentar uma novidade que surgiu desde então, o AirBnB:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
Bom dia!
Estou indo a Paris e Londres entre os dias 06 e 25 de agosto. A princípio pensava em ficar em hotel com café da manhã incluso. No entanto, achei este site por uma idicação de parente.
Li praticamente todos os posts deste tópico. Confesso que tenho grande vontade de alugar um apartamenteo em ambas as cidades, porém vi que é eminente a mudança de legislação em relação a esses apartamentos alugáveis.
Alguém saberia me dizer se procede esta informação? Posso alugar sem medo nos sites indicados neste post?
Olá, Tiago! Por enquanto, os leitores têm conseguido alugar, sem problemas.
Olá meu nome e Renata. Estaremos em Paris no mês de Setembro por 1 semana. Vcs ficaram em hotel ou apartamento? Recomendam o que ficaram?
Bóia, boa tarde. fiz uma cotação no Paris attitude e achei o preço legal, porém não entendi uma coisa. Além do pagamento no ato da entrega das chaves, é preciso fazer a caução ou depósito de segurança que é o mesmo alor do aluguél em dinheiro. No meu caso seriam 1000 euros que ficariam indisponíveis para as despesas da viagem o que inviabilizaria este tipo de hospedagem. É assim mesmo que funciona?
Olá, Rodrigo! Existe a figura da caução em locação; o Ricardo Freire menciona isso na série. Cada agência ou locador tem seu montante.
Olá, poderia nos ajudar a encontrar um apartamento bom e barato em NY na baixa de manhathan.Estamos indo em 2 casais! Obrigada!
Olá, Ana Paula! Leia a série inteira e você será capaz de fazer isso sozinha.
Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
Ricardo, sabe me dizer se aceitam crianças?
Em Paris qual site é o mais tranquilo? Preciso de 1 apto de 2 quartos, 2 banheiros para 2 casais e duas crianças , 6 noites em abril Está difícil achar hotel com opção de 2 adultos e uma criança e estou olhando esses aptos também.
Obrigado.
Olá, Rodrigo! Quem responde é A Bóia.
Há proprietários que aceitam, há os que não aceitam.