Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.
Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.
Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.
Como funciona?
Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.
Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.
Em que sites procurar?
O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.
Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.
Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA
É seguro?
Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.
Leia mais:
630 comentários
Olá. Parabéns pela matéria. Gostaria de ir em alguns anos e penso em ficar mais de um mês. É possível encontrar um apartamento ou um cômodo com coisas úteis como um fogão e uma cama para alugar por meses? Não por tarifa diaria mas sim um aluguel mensal como fazemos em nosso país. Seria a solução da minha vida, se souber de algo responda por favor. Obrigado e ignore minha falta de conhecimento no assunto.
Olá, Leonardo! Há proprietários que não gostam de alugar por mais de uma ou duas semanas, outros gostarão de alugar por mais de um mês.
Apesar da graaande antecedencia, vamos passar o reveillon en Nova York, vamos com os 3 filhos, e também queremos alugar uma apartamento por lá! Nossa experiência em orlando foi maravilhosa, uma casa lindissima, sei que não será o mesmo caso de NY!! Não conhecemos a cidade, nos sites mostra o mapa, mas até aí, não conheço nada!! Quais bairros nos recomendaria? E como disse acima, tenho sites de montão pra visitar…..rsrsrs
Olá, Glória! Veja a descrição dos bairros neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/11/como-escolher-hotel-nova-york/
Gloria, vai uma dica. Tb tenho três filhos (crianças) e fiquei sete dias no Radio City Apartments em NY em janeiro de 2013. Paguei cerca de u$ 200 a diária, mas valeu a pena. Perto de tudo, fácil acesso, apartamento com cozinha, bem confortável, apesar de ser um pouco velho. Recomendo.
Gloria, também estou indo para o Ano Novo. Já achou alguma coisa? Se achou, me indica?
olá Naila….pode indicar o ap k vc ficou???
vou em março e estou achando essa ideia de apto bem interessante!
vou ficar 7 dias em NY.
Ola.Tudo bom ?
Eu estou para new york passar 1 semana ! E estou com medo de chegar nos USA e ser barada por alugar apart em questao deles acharem que eu vou ficar,em questao de nao ficar no hotel ! eu tenho passaporte e visto , td em dia ! É tranquilo ? o q me diz em questao disso ?
grata
Olá, Daniela! Não há problema. Basta colocar o endereço e responder às perguntas do agente (motivo da viagem, quanto tempo vai ficar, última vez que veio aos Estados Unidos) sem entrar em contradição.
Pois é, este também é o meu receio. Vou ficar uma semana em um apartamento e tenho visto, passagem, tudo em dia. Mas tenho medo de ter problemas na imigração por conta do apartamento.
Olá, Juliana! Se essa tensão vai estressar a sua vida até a viagem, vá para um hotel.
Juliana, não precisa ter medo. Fui à NY em novembro/12, aluguei um ap e não tive nenhum problema. Nem com a imigração, nem com o aluguel do apartamento.
Pessoal
Para registrar que, assim como outros trips, usei o site homelidays para alugar apartamentos na Itália e em Paris.
Alugamos, além daquele lindo de Roma que mencionei no comentário acima, outro em Florença e mais um em Paris.
Todas as locações na Itália pediram depósito bancário de 01 diária e o de Paris de 30% do valor. Fiz. Morrendo de medo, mas fiz. E todas deram certo!
Em Florença e em Roma não precisamos deixar caução, muito embora tenha sido mencionada quando fizemos o contato. Em Paris tive que deixar 800 euros de caução que negociei para serem devolvidos na entrega das chaves.
Resultado da experiência: Site revelou-se seguro para as operações que fiz e continha muitas boas opções. Os apês de Roma e Florença (na verdade o de Florença era um studio em uma parte da casa da dona em um terreno lindo e grande, um encanto!) foram ótimos e fiéis as descrições contidas no site. O de Paris foi meio frustrante. O prédio era tão torto que me senti dormindo por uma semana na Torre de Pisa (a mala se deixasse solta rolava do quarto para a sala) e, mesmo pesquisando a localização de todas as formas possíveis, não consegui ver antecipadamente que a rua perpendicular era tomada por garotas de programa. Além disso, o apê divulgava que tinha duas suítes (o que era bom para dois casais), mas na verdade eram dois quartos com chuveiro. Vaso sanitário só tinha um em um micro-mini-pequeno lavabo sem janela. Obviamente que a nossa temporada de Paris foi maravilhosa, mas não alugaria outra vez este apê.
Boa sorte a todos
Vanessa,
Aluguei um apartamento INCRÍVEL (a caixa alta é justificável) em Roma em maio/2012. O apê tem 3 quartos e 3 banheiros, todo reformado, clean, funcional, bom enxoval e fica em um prédio de 1500. O melhor: Em Campo Dei Fiori. A localização é maravilhosa. O proprietário chama-se Sr. Cosimo Milone, um siciliano super formal (não o chame de “tu” caso domine o italiano e não diga que ele é italiano, pois, como ele mesmo disse, é siciliano!), super prestativo e atencioso. Deixou a geladeira e a dispensa abastecidas (muito abastecidas), sem nenhum custo adicional.
Eu aluguei pelo site http://www.homelidays.com/pt
Mas o link em outro site é este para você visualizar:
https://www.tripadvisor.co.uk/VacationRentalReview-g187791-d3542050-La_Mia_Casa_in_Campo_di_Fiori-Rome_Lazio.html
E barganhe o preço, porque rola um desconto.
Em maio/2012 para 4 pessoas pagamos 1.040 euros por uma semana
Boa viagem
Vou tentar seguir suas dicas de Roma…
Estamos indo em 2 casais mais uma senhora para Roma e pretendemos alugar um ap..Quem sabe o do Sr. Cosimo?
Obrigada…
Bóia, fiz um post ontem contendo dicas de apartamento em Roma, mas sumiu. Vou re-fazer em outro e, se o primeiro surgir, por favor apague. Abraços
Preciso de um site confiável em Lisboa. Pretendo viaja com meus irmãos e acredito que será mais econômico que em hotel.
Desde já muito agradecida.
Olá, Marcia!
Experimente o AirBnB:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
Em Buenos Aires recomendo https://www.bahomeandbusiness.com/index.php?action=displayMain utilizei 03 vezes os serviços da empresa e sempre me dei bem. O que você ver na fotografia é exatamente o que vai encontrar quando chegar ao apartamento.