Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1) 1

Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)

(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
roma2

Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.

Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.

paris1c

Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.


airbnb

novayork1

Como funciona?

Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.

Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.

londres1

Em que sites procurar?

O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.

Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.

Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA

amsterda1

É seguro?

Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.

Leia mais:


madri31

630 comentários

Pessoal,
Gostaria de uma ajuda sobre sites confiáveis para alugar em Roma.
Achei um nesse link https://www.romasuite.com/ Cheguei a fazer a reserva mas o resposável me enviou um email dizendo ter esquecido de avisar a esposa que eu solicitei dois apartamentos que eles tem. Então ela confirmou areserva de uma outra família.
Sobrou então apenas um apartamento com capacidade apenas para 4 e nós vamos viajar em 7. Fiquei um pouco decepcionada e gostaria de ver outro lugar. Alguém indica algum?
Obrigada!!!

Gostaria de indicar o Homelidays.com
Muito bom, tem opções em vários países!!!
Acabei de alugar dois apartamentos em Paris e um em Milão!!

Oi queridos, moro em Nova York e tenho um apartamnto super bem localizado em Manhattan. Sempre alugo um quarto por temporada. Tenho ainda disponivel para os dias do carnaval desde ano. Na verdade estara disponivel dos dias 26 de Janeiro a 20 de Fevereiro. Se alguem se interssar ou souber de alguem querendo, favor entrar em contato. Muito obrigada.

    Michelle,

    Estou indo dia 02/05 e voltando dia 09/05, está disponivel ?

    Aguardo.

    Boa tarde, Micheli, gostaria de saber onde está localizado o seu apto em Nova York, minha prima está indo com o marido no dia 18/06 a 30/06 e eu mais 2 filhos chegando em nova york no dia 24 e retornando no dia 30/06. Está disponível neste periodo, Quantas pessoas acomoda? você cobra por pessoa ou por diária

    Olá ,Salete . Gostaria de saber se augou o apto da Michelle? Aguardo.

    Olá Michelle passe o seu contato, vou estar na cidade em setembro com meu esposo e 1 filho adulto. Aguardo.

    OLá, estou indo para New York em outubro e gostaria de saber se seu imóvel esta disponível.

    Michelle,
    estou indo para NY 31/10 a 5/11. se o seu apto estiver disponivel nesta data, favor enviar um email para:
    [email protected]
    Assunto: APARTAMENTO NOVA YORK
    obrigada!

    Ola Miclele gostaria de saber se seu ap esta disponivel para os dias 02/01/14 a 12/01/14. Quantas pessoas acomodam e qual a localização do seu ap. gostaria tambem de saber se seu ap esta disponivel na data de 04/12/13 a 12/12/13 .
    Aguardo resposta
    Grata
    Raquel

Olá Ederval. Espero q dê tempo de passar outra informação q lembrei. Em Paris tem um brasileiro chamado Vinicius ( o site de é “alaparisiense” que tem vários aptos para alugar e tem sido recomendado por muitos leitores. Por favor dê uma olhada no site dele e tem as formas todas de contato, inclusive o email.
Abraços

Olá. Gostaria de deixar registrado q estive em Paris em Junho de 2012 e aluguei um apto através do site da Homelidays. Esta empresa faz a intermediação entre os proprietários dos imóveis e as pessoas interessadas e não cobra taxas por isto. A experiência foi ótima o contato foi direto com o proprietário (via email) e saiu bem mais em conta do q o hotel.

Sobre Paris um blog muito interessante é o da Maria Lina “Conexão Paris”

Ola Gostaria de deixar aqui a minha dica. Private Homes aluga apartamentos mobiliados em Paris muito bem localizados.
Existem mais de 20 mil apartamentos em Paris sendo alugados por curta temporada e a maioria deles pertencem a investidores extrangeiros, a prefeitura quer regulamentar essa atividade. Porem o hospede que aluga esses apartamentos não tera nenhum problema relacionado a autorização junto a prefeitura, fiquem tranquilos.

Eu e meus irmãos temos apartamento de aluguel de temporada em paris , e com essa novas leis que impedem alugueis de temporada estamos pensando em adquirir imóveis em Portugal,mas não conhecemos ás legislação de portugal, nem á parte fiscal . Gostaria de saber onde poderia pesquisar sobre o assunto , e se pudesse contar com seu auxilio , ficaria imenssamente grata.Estamos gastando fortunas com advogado para conseguir resolver á questão em paris, mas parece que vamos ter que abandonar á frança se o governo frances insistir nessas proibições . Fora termos dupla nacionalidae, e os impostos para franceses não residentes estão um absurdo.Achei sua explicação maravilhosa , sobre o assunto , por isso tomei á liberdade depedir-lha ajuda. grata desde ja por sua atenção

    Olá, Maria Elisa! Infelizmente só conhecemos o assunto do lado de cá do balcão. Entendemos de turismo. Investimentos no exterior, negócios em outros países, legislação imobiliária não é com a gente.

Olá Ederval! Não sei se estou chegando a tempo de lhe informar que há uma empresa de um brasileiro em Paris com diversos tipos de imóveis para alugar. Eu mesma estou alugando um pequeno apartamento para maio de 2013. http://www.meuparis.com. O proprietário chama-se Roberto. As secretárias: Josiane e Sandra lhe darão todas as informações. Espero que goste. Abraço cordial da…
Marilia.

    Marilia, poderia nos contar como foi a sua experiência com a MonParis? Aluguei um apartamento deles para janeiro/2014. Muito obrigada

    Olá.
    A pergunta não foi dirigida a mim, mas vou te dizer qual foi minha experiência com a MonParis, aliás experiências, pois já fomos duas vezes à Paris e alugamos apartamento do Roberto. Pode alugar de olhos fechados, ele é super legal e de muita confiança. As meninas, Sandra e Josiane são espetaculares. Pode confiar nas descrições dos apartamentos constantes no site ou fornecidas por eles. Boa viagem
    Águida

Boia, vc sabe se essa história de proibição de aluguel por temporada está valendo mesmo em Paris? Pesquisei na internet, mas encontrei informações desencontradas… No site do Airbnb não tem nada sobre isso…
Ah…como sempre, seu sites só dá dica boa! Anotei tudo, pq queremos ficar em apt. na nossa próxima viagem à Europa.
Abs.

    Olá, Leo! Se a lei for pra frente, as imobiliárias devem ser as grandes prejudicadas. Em Nova York teoricamente os turistas também não poderiam alugar apartamento…

Bom dia…

Estou organizando uma viagem de 10 dias Roma e Florença, por um acaso vocês tem algum site de aluguel dessa região para indicar? Ou até mesmo a melhor região nesses lugares para alugar?

Obrigada e parabéns pelo artigo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito