Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 1)
(Publicado no caderno Viagem & Aventura do Estadão em 17/3/09)
Ano passado fiz uma longa viagem para revisitar nove cidades essenciais: Lisboa, Madri,Barcelona, Roma, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Nova York. Na maioria delas passei uma semana inteira. Em nenhuma dormi em hotel. Em cada uma das cidades aluguei um apartamento charmoso, pelo preço que me custaria um hotel sem-graça. No lugar dos corredores intermináveis de um hotelão tipo Ibis ou do quarto acanhado de um pequeno duas-estrelas, eu tinha sala de estar, cozinha completa – e um molho de chaves.
Fugir do hotel para o apartamento de temporada não é para todo mundo, nem para todo tipo de viagem. Mas se você pretende permanecer pelo menos cinco dias numa cidade e quer rechear sua rotina de turista com algumas experiências que só os moradores vivem, então o aluguel de apartamento pode mudar o seu jeito de viajar.
Alugar apartamento é a nossa vingança contra o downgrade de hospedagem a que temos sido forçados pela desvalorização do real e pela escalada de preços das diárias dos hotéis. Nos últimos dez anos, enquanto o preço das passagens aéreas internacionais permaneceu estável em dólar, os hotéis dobraram ou triplicaram de preço, tornando-se o item mais caro de uma viagem internacional. Entretanto, a mesma bolha imobiliária que fez explodir as diárias dos hotéis também acabou fazendo surgir um enorme mercado de apartamentos para curtíssima locação. Graças à evolução da internet, apartamentos para alugar no mundo inteiro estão a alguns cliques das suas próximas férias.
Como funciona?
Procurar apartamento de temporada no exterior não é muito diferente de procurar um apartamento na sua cidade. É preciso paciência para vasculhar diversas imobiliárias; a diferença é que elas estão na internet, e apresentam suas ofertas em inglês. Os recursos de busca variam de site para site – mas todos mostram fotos e informam localização e preço. Escolhido o apartamento, você preenche um formulário para confirmar a disponibilidade nas datas que deseja.
Para fechar negócio, é exigido um depósito – entre 30 e 40% do total. A maioria das agências aceita cartão de crédito. Algumas poucas, porém, só operam com PayPal, um sistema de transferência de fundos por cartão de crédito muito usado em sites com o eBay; se este for o caso, você vai precisar abrir uma conta no site PayPal.com.
O depósito normalmente corresponde à taxa da imobiliária. Assim que o pagamento é feito, a agência notifica o proprietário, que então entra em contato, por email, para combinar os detalhes da sua chegada. O saldo deve ser pago em dinheiro vivo, na entrega das chaves. Dependendo do contrato, deixa-se também uma caução, que é devolvida na sua saída.
Em que sites procurar?
O melhor ponto de partida é mesmo o Google. Digite, entre aspas, as palavras mágicas “vacation rentals” e, fora das aspas, o nome da cidade desejada, em inglês. Na primeira página vão aparecer os sites mais quentes. Faça uma segunda pesquisa, com o nome da cidade seguido de “apartments”. Pronto. Você já tem com o que brincar por uma semana.
Prepare-se para ver de tudo: de lixo total ao deslumbre absoluto, com preços de acordo. A maioria dos sites oferece uma coleção desparelhada, misturando apartamentos de decoração minimalista (sinal de que são mantidos apenas para alugar) com apartamentos lotados de tralhas (sinal de que o dono mora lá e só sai quando o apê é alugado). Alguns (poucos) sites ostentam apartamentos muito parecidos entre si – indício de que todos pertencem à agência.
Mundo inteiro: VRBO, Perfect Places, VacationHomeRentals
Portugal e Espanha: Friendly Rentals, Rent4Days, Traveling to Lisbon
Paris: RentParis, MonParis, ParisAttitude, NYHabitat/Paris
Nova York, Londres e Paris: NYHabitat, AlugueldetemporadaemNovaIorque.com
Berlim: All Berlin Apartments
Amsterdã: StayAmsterdam
Buenos Aires: BytArgentina, ApartmentsBA, HomesBA
É seguro?
Não dá para garantir 100% de segurança, porque é impossível pôr a mão no fogo por tantos proprietários avulsos. De todo modo, conduzir o processo por uma imobiliária sempre é menos arriscado do que tratar direto com o dono. Trocar vários e-mails antes de chegar – perguntando detalhes, pedindo dicas – ajuda a assegurar que o seu apartamento existe e estará disponível na data combinada.
Leia mais:
630 comentários
Bóia,
agora que vi que escrevi essa bobagem! Nós iremos ficar 5 dias. Vamos tirar um dia para ir a Keukenhof, rsssssss. Estamos com uma dúvida cruel…ou ficamos num apto bacana no Bairro De Baarsjes ou num apertamento em Jordaan…oh vida, rsssss!
Boia,
mas a pergunta é: o bairro é bem localizado? vale a pena ficar por lá, considerando que iremos ficar apenas um dia e queremos tirar um para ir a Keukenhof. Obrigada!
Olá, Thais! É bem localizado para quem vai con tempo e quer curtir um lado descolado de Amsterdã. As dicas de localização convencional estão no tópico “Onde ficar” da página de Amsterdã.
Se você só tem um dia — que pecado — não desperdice num passeio fora da cidade. Você estará numa das cidades mais incríveis e originais do planeta, e vai usar seu tempo para sair dela?
https://www.viajenaviagem.com/europa/amsterda-ricardo-freire
Ricardo,
Poderia me dar uma ajuda? Estou vendo uma hospedagem em Amsterdã e achei um apto muito legal no airbnb, com um anfitrião que parecer ser uma pessoa muito gente boa, mas é localizado no bairro De Baarsjes em Amsterdã perto Ocidente para o centro da cidade. No site diz que a Estação Central é facilmente acessível em 15 minutos. Saberia dizer se é um bairro legal, será que vale a pena? Ou realmente Jordann é mais atraente?
Olá, Thais! Quem responde é A Bóia. West Amsterdam é um bairro da moda, mas não está no centro histórico. O Jordaan está junto aos canais mais bonitos da cidade. Seu anfitrião pode dar dicas descoladas desse lado mais hype de Amsterdã.
Olá pessoal, estou querendo alugar um apartamento em NY para Abril do próximo ano, para ficar 3 meses. Alguém tem informação atualizada sobre site confiável para fazer a locação? Obrigado.
Olá, Carlos! A última onda é o AirBnB, dê uma olhada:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
Tomara que essas regras não vigorem. Houve essa ‘ameaça’ com os alugueis de temporada em NY, mas até agora nada aconteceu. Aliás, voltei de lá há 15 dias e fiquei num apartamento alugado por 1 semana.
Olá Naila,
Vi no site que ficou 1 semana em NY em um apartamento alugado, você poderia me passar aonde encontrou ?
Quero locar direto nessa viagem, mas estou desconfiada..rs.
Abraço.
Naila e Aline, em Manhatan só se pode alugar apartamentos para estadias de 7 ou mais noites. Já aluguei apartamento com a mesma empresa por 2 vezes. Ano passado quis alugar pra ficar 4 dias com a minha família e não foi possível por causa dessa nova regra.
A empresa é https://www.skycityapts.com/pt/. Os apartamentos são maravilhosos.
Abs,
Renata
Bóia
Já tinha pesquisado no AirBnB, e não tem nenhum imóvel perto de onde preciso. Eu achei no Alugue Temporada – grupo HomeAway. É confiável?
https://www.aluguetemporada.com.br/
E essa informação colocada pelo Hugo sobre as mudanças nas regras de aluguel na França. O que acham disso?
Olá, Maria Christina. O site é grande.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/
Acabei de receber um e-mail da Paris Attitude alertando sobre possíveis mudanças nas regras de aluguel na França. Quem for alugar nos próximos meses deve ficar atendo. Segue abaixo o texto na íntegra em tradução livre:
Caro inquilino ou proprietário,
Como você deve saber, o aluguel temporário de apartamentos mobiliados está sob ameaça em Paris, assim como em todas as cidades da França, com mais de 200.000 habitantes.
O Conselho Municipal de Paris decidiu proibir todas as concessões de aluguel de menos de um ano (nove meses para estudantes) privando assim os inquilinos de uma solução de habitação adaptada às suas necessidades.
Hoje, o aluguel de imóveis mobiliados oferece uma solução para os inquilinos “em situações de emergência (divórcios, problemas familiares, os atrasos na obtenção de longo prazo habitação) e também para estudantes, profissionais ou turistas.
Como resultado desta decisão, o aluguel temporário de apartamentos mobiliados vai se tornar um setor clandestino.
Para os inquilinos, esta situação é desastrosa e irá forçá-los a residir apenas em hotéis.
É igualmente desastroso para os proprietários, com o Conselho Municipal de Paris exigindo uma mudança na forma como a propriedade é usada, algo que é praticamente impossível de alcançar. O preço é exorbitante (em média 80.000 € para um estúdio de 20 m2) o que significa que é proibitivo.
Além disso, a mudança necessária no uso não permite que o proprietário ocupe o seu bem como entender, porque, uma vez que o apartamento tenha sido convertido já não é uma habitação, mas uma propriedade comercial.
Paris Attitude é um membro da associação, França Meublés – Paris Meublés, que reúne as principais agências de turismo de aluguel temporário de apartamentos mobiliados na França. Desde janeiro de 2012, estamos trabalhando para defender os direitos dos inquilinos e proprietários.
É, em particular, graças à sua ação que vamos conseguir mudar a mente da Câmara Municipal de Paris. Assine nossa petição e dá-lo a tantas pessoas quanto possível. Nomes dos signatários não serão comunicados sob quaisquer circunstâncias. PRECISAMOS DE VOCÊ!
Preciso alugar uma casa para 8 pessoas no ano que vem (Julho) na França, na região de Annecy. Alguém tem dicas? Obrigada
Olá, Maria Christina! Lendo a série até o fim você encontrará todas as dicas para pesquisar por conta própria.
O que não está listado no post é a maior novidade dessa área, o AirBnB, que funciona um pouco diferente:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
Lastimo, mas só tenho e-mail !
De início, informo que sou velho, não falo francês nem inglês, mas viajo bastante e sou apaixonado por Paris (já lá estive por +ou- 08 vezes) e pela França. Gostaria e já andei olhando apês para alugar em Paris, mas encontrando este site resolvi, contactar. Somos um pequeno grupo de quatro a oito pessoas e queremos passar +ou- uns 10 (dez) dias em Paris. O problema é que além de não falarmos a lingua, corremos o risco de sermos enganados por espertalhões ( os euros da caução ). Sei que estou sendo chato… mas agradeceria informações de alguns sites de confiança.
Olá, Ederval! O melhor site do momento é o AirBnB.
Aqui a gente ensina como usar:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/dicas-airbnb-aluguel-apartamento/
Oi, Ederval,
Se vc ainda não alugou, segue um link de alguns apartamentos. Em 2009 eu aluguei um ap muito bom a 50m do Jardim das Tulherias (excelente localização), com 3 quartos, sala enorme, cozinha grande. Recomendo:
https://www.ailleaulocation.com/paris-tuileries/index.html
abs
Sandra
Ricardo, estou saindo de férias de 15.4.2013 até 15.05.2013. Penso para Nova York e adjacência, além de ir ao Colorado visitar a família americana de minha esposa. Compensa alugar em Nova York por 30 dias e sair para outros lugares deixando o apartamento vazio e pagando as diárias? Ou alugar somente por uma semana e daí partir para o Canada e etc…?
Help me
Raimundo Oliveira
Olá, Raimundo! Deixar o apartamento vago por um dia por semana não vai prejudicar a conta, mas se você ficar longas temporadas não vai compensar.