Circuito Chico, a introdução clássica a Bariloche
É a sua primeira vez em Bariloche? Pois não existe melhor maneira de ser apresentado à estonteante paisagem da região do que este passeio. O Circuito Chico é o city-tour das paisagens de Bariloche. Em quase 4 horas, você percorre 65km da margem sul do lago Nahuel Huapi. Sem falar que o tour cai como uma luva (quentinha) para quem prefere passeios mais contemplativos a passeios de experiência.
As agências promovem esse passeio com duas saídas diárias: às 9h e às 15h. Em 2012, o Circuito Chico custava 90 pesos (20 dólares pela cotação das casas de câmbio) para adultos, mais 50 pesos (11 dólares pela cotação das casas de câmbio) pelo ticket do teleférico do Cerro Campanário. Infelizmente, os valores têm sido ajustados com mais freqüência do que gostaríamos, por isso talvez você encontre diferenças nos valores dos passeios ao programar a sua próxima viagem para Bariloche.
A primeira pausa é no Cerro Campanário, um dos mirantes mais bonitos da região. Lá, provavelmente, você vai perder a conta de quantas fotos vai tirar 🙂
A próxima — e inevitável — parada é numa lojinha que vende produtos à base de rosa mosqueta, um elemento com propriedades regenerativas. Dali, o tour segue para a Capela San Eduardo, próxima ao porto Pañuelo (de onde partem os passeios de barco) e ao hotel Llao Llao. Simpáticos São Bernardos estão sempre a postos esperando os turistas chegarem para tirar fotos com eles. Cada foto custava, em 2012, cerca de 50 pesos (11 dólares pela cotação das casas de câmbio).
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Por fim, segue-se para o último stop do tour, um ponto para tirar algumas breves fotos de outros ângulos da região e, então, retornar para o centro de Bariloche.
As agências costumam oferecer o passeio de meio período pelo Cerro Catedral ao término do Circuito Chico. Nessa combinação de Circuito Chico + Cerro Catedral o tempo é escasso para aproveitar muito do que o Cerro Catedral tem a oferecer, até mesmo para queles que não pretendem praticar nenhum esporte de neve. Leve em consideração o tempo para chegar no Cerro mais o almoço e o reconhecimento da área e as filas para ter acessos aos lifts e teleféricos. Talvez só isso já tome todo o tempo do passeio e você precisará retornar ao ponto de encontro.
(Ou seja: para fazer bem feito, faça o Circuito Chico num dia, vá ao Cerro Catedral no outro.)
Também é possível fazer esse tour por conta própria,caso você tenha alugado um carro e as condições da estrada estejam favoráveis. Assim você pode seguir o percurso no seu ritmo e ainda parar em outros pontos pela estrada que lhe chamem a atenção.
Esse passeio foi uma cortesia da Emprotur – Bariloche.
Leia também:
- Primeira viagem a Bariloche: roteiro de 4, 5 ou mais dias
- Bariloche: como é o passeio Noche Nórdica
- Piedras Blancas, um dos passeios mais engraçados de Bariloche
- Teleférico e esquibunda no Cerro Otto
- De barco a Puerto Blest e Lago Frías
- Bariloche sem neve: linda de todo jeito
- 2 países, 3 barcos, 4 ônibuss: como é o Cruce de Lagos
Resolva sua viagem
59 comentários
Oi Boa Tarde!!
eu Gostaria de saber quais são os dois passeios que não posso deixar de fazer?? para quem fica cinco dias!!
E o hotel qual o melhor?
Atenciosamente,
FRAN
Olá, Franceli! Você que manda! 🙂 Veja várias opções de passeios, com resenhas completas, no final deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/
Dicas de hotéis em Bariloche:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/
Não aluguem carros na Lagos Rent a Car, em Bariloche. Somos clientes deles desde 2003, e fizemos uma reserva em setembro, para agora o fim do ano. Pensei que estava tudo certo, enviamos um formulário preenchido e ninguém pediu mais nada. Quando entro em contato agora, a moça me diz que não tem nada reservado no meu nome, e simplesmente não pode fazer nada porque não tem mais nenhum carro disponível. Uma total falta de consideração com o cliente!
Já passei duas temporadas em Bariloche e quase sempre fui ao Cerra Catedral de ônibus público. Uma outra alternativa é ir de taxi e voltar de onibus pois normalmente da volta não temos tanto pressa. Negociando com o taxista dá para fazer um custo médio bom sem depender de agência.
Fiz esse percurso de carro, parando em todos os lugares pra ver vistas lindas. Não esqueça de comprar umas empanadas pra comer nos mirantes mais bonitos 😉
O circuito chico, como diz o nome, é pequeno, não tem muita coisa para conhecer. As paisagens são belas, mas não acho que vale custo-benefício, só o circuito. Digo, para pessoas mais jovens, pois dá para ir ao cerro campanário de onibus e a vista você vai ter em outros passeios ou até mesmo de bus. Acho que vale à pena ir até o cerro tronador, fui com agência,em agosto, estava chovendo, a estrada é longa e tem lama, pode atolar.Tem horário específico para ir e outro para voltar.Fica mão única. No dia que fiz, tinha uma árvore atrapalhando a passagem. Mas valeu muito, pois neste dia começou a nevar.O lago estava congelado e o tipo de glacial é bem interessante.Gostei da cidade. É um lugar calmo.
O passeio é lindo e para quem está indo pela primeira vez e tem tempo disponível acrescentaria uma volta até Villa La Angustura … uma cidade pequenina e muito aconchegante.
Olá, Fernanda, obrigada pela sugestão, já soube que vale a pena Villa La Angostura. Quem já foi adorou, pretendo ir sim.
Abç.
Vou a Bariloche em novembro, fico 5 noites e depois faço o Cruce e fico 3 noites em Puerto Varas. Mesmo sem neve, vale a pena fazer o passeio, não é?
Sem dúvida nenhuma!! As paisagens são belíssimas, de todo jeito.
A vista do Cerro Campanario é realmente espetacular.
Para quem gosta de cães, chamo a atenção para o tratamento que alguns São Bernardos recebem de seus donos. Paguei para tirar fotos com um na beira da estrada e só depois percebi que ele tinha os quatro caninos serrados. Se tivesse visto antes, não teria dado um centavo para o idiota que se passava por dono.
Mas nem todos são tratados dessa maneira, felizmente.
Nem me fale uma coisa dessa, Flavio!!! Estou indo para Bariloche e vou observar!!! Na volta atualizo a sua informação.
O Circuito Chico é um passeio imperdível para quem vai a Bariloche. O Cerro Campanario está entre as vistas mais bonitas que eu já tive o prazer de fotografar. Inesquecível!
Fiz esse circuito de transporte público. O ônibus (Linha 20) sai do Centro de Bariloche vai até o Hotel Llao Llao e para em alguns pontos da estrada (inclusive no Cerro Campanario). Em Janeiro/2012, a passagem custava uns $6 pesos argentinos por pessoa.