Lagos Andinos | Prazer: Llanquihue, Puyehue e Todos los Santos 1

Lagos Andinos | Prazer: Llanquihue, Puyehue e Todos los Santos

Lago Llanquihue

A época em que se vê mais brasileiros em Puerto Varas é no inverno. Costumamos aproveitar a temporada de neve para fazer uma esticadinha de Bariloche ou de Santiago até a região dos lagos chilenos. É um passeio bonito com a paisagem nevada, sem dúvida — mas pode ser ainda mais bem aproveitado no verão.

Nestas bandas da Patagônia, o verão é a época do ano em que o tempo é mais firme. E, mesmo em dias de céu azul, pode fazer aquele friozinho gostoso. É a estação ideal para piqueniques à beira do lago, caminhadas nos parques nacionais e a prática de esportes. Por fim, mas não menos importante: no verão há maior chance de voltar para casa com uma boa foto do Osorno do que no inverno.

Vamos dar nomes aos lagos? Aqui estão os principais da região de Puerto Montt/Puerto Varas. Aproveite para conhecer todas as atividades para fazer no verão.

Lago Puyehue: termas e trilhas

Lago Puyehue


Sim, você já ouviu esse nome antes – foi a erupção do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle que estragou as férias de quem pretendia esquiar em Bariloche, do outro lado dos Andes, no ano de 2012.

Vulcão Puyehue


Puyehue não é apenas o nome de um vulcão, mas de um lago, de um parque nacional e também de uma comuna que pertence à província de Osorno.

Parque Nacional Puyehue


O Parque Nacional Puyehue tem mais de 100 mil hectares de superfície. Lá estão trilhas de diferentes extensões e níveis de dificuldade, para fazer desde caminhadas leves a excursões que chegam a durar alguns dias. Na paisagem, rios, cachoeiras, lagos e vulcões, dependendo da rota escolhida.

Hotel Termas Puyehue
Termas Aguas Calientes


O mais bacana é que o visitante pode se hospedar dentro do parque nacional, em algum dos complexos de águas termais dali: o resort Termas Puyehue, mais equipado, ou as Termas Aguas Calientes, mais integradas à natureza.

No verão, é uma delícia curtir as piscinas de água aquecida ao ar livre.

Termas Puyehue

Aguas Calientes

Embora as Termas Puyehue contem com spa, um centro de recreação completo e mais piscinas, achei um charme o camping em domos à beira-rio em Aguas Calientes:

Camping nas Termas Aguas Calientes

Camping nas termas Aguas Calientes

Lago Llanquihue: vulcões imponentes, vilarejos delicados

Lago Llanquihue


O lago LLanquihue é o maior da região de Los Lagos. Com um tom azul intenso, já seria, sozinho, uma lindeza. Mas, ainda por cima, a natureza ainda inventou de adornar o seu entorno com 6 vulcões: Puyehue, Casablanca, Pontiagudo, Osorno, Calbuco e Yates, à parte do gigante Cerro Tronador, na fronteira do Chile com a Argentina.

Vulcão Osorno, visto de Puerto Varas


Entre todos, o Osorno é o vulcão mais famoso, pelo seu formato cônico semelhante ao Monte Fuji (ou seria o Monte Fuji semelhante ao Osorno?).

Contemplar os vulcões ao redor do lago Llanquihue é uma atividade que se pode fazer a qualquer época do ano – desde que não haja mau tempo. Durante o verão, as chances de pegar dias de céu limpo são maiores.

Às margens do LLanquihue estão as encantadoras Puerto Varas e Frutillar, ambas com bastantes atrações para quem visita. O mais recomendado é se hospedar em Puerto Varas, e de lá fazer passeios bate-volta.

Hotel Cumbres


Em Puerto Varas, fiquei no hotel Cumbres. A desvantagem de estar mais afastado do centrinho é compensada por uma vista espetacular do lago e dos vulcões Osorno e Calbuco. Todos os quartos têm vista igualmente privilegiada, mas só alguns têm uma espécie de banquinho junto à janela. É ficar ali e esquecer da vida.

Hotel Cumbres
puerto-varas-hotel-cumbres4
Hotel Cabañas del Lago




Simpatizei muito também com o Cabañas del Lago, que se não tem a melhor vista nos quartos, dispõe de áreas comuns com uma excelente visão dos lagos e estrutura bacana para famílias com crianças.

Puerto Varas tem cafés e restaurantes charmosos com mesas na calçada, varandas ou quintais que só mesmo no verão se pode aproveitar. É uma graça o café La Gringa e o bar de vinhos anexo, Mercado 605. (O dono, Renato, é fã do Viaje na Viagem. Se passar lá, mande o nosso alô!) No Club Orquídea, a moçada aproveita a varanda para ouvir um som, tomar um chope e pedir pizzas na pedra, gostosas e a bom preço.

Cerveja artesanal da Patagônia

Aliás, só mesmo no verão para trocar o carménère por uma cerveja, mesmo que excepcionalmente. :mrgreen: Aproveite e procure pelas gostosas cervejas artesanais da Patagônia nos cardápios dos restaurantes.

Lago LLanquihue


As agências de receptivo de Puerto Varas oferecem serviços que têm tudo a ver com a estação: tours de caiaque, cavalgada, trekking e aluguel de pranchas para stand-up paddle. Peça dicas ao seu hotel ou consulte as recomendações do site oficial de Puerto Varas.

Frutillar


Passar o dia em Frutillar é um lindo passeio que pode ser feito por conta própria, de carro alugado ou de microônibus de linha. O lugarejo é uma fofura. Ali se percebe ainda mais a influência dos colonos alemães sobre a região, e as referências musicais por toda a parte são divertidas de ver:

Frutillar

Frutillar

Frutillar

Eu me juntaria aos moradores e levaria coisinhas gostosas para fazer um piquenique por ali, no gramado ou na areia. Mas é tentadora a oferta de lojinhas vendendo kuchen, uma torta alemã doce que cai muito bem num final de tarde.

Teatro del Lago


No verão é quando acontecem as Semanas Musicales de Frutillar, um festival de música clássica no grandioso Teatro del Lago. Para quem gosta de música, vale a pena ficar de olho na agenda da casa; há apresentações de estilos variados.

Lago Todos Los Santos: passeios náuticos e quedas d’água

Lago Todos Los Santos


O lago Todos Los Santos, ou lago Esmeralda, pode não ser o maior, mas é certamente o mais bonito desta região do Chile. Tem uma cor verde muito viva, resultado da flutuação de minerais por degelo no Cerro Tronador. Se você fizer o Cruce de Lagos entre Bariloche e Puerto Varas, o Todos los Santos será o último trecho a ser navegado (ou o primeiro, se sair do Chile para a Argentina).

O acesso ao lago se dá por Petrohue, um pequeno povoado que guarda outra grande atração local: os Saltos de Petrohue, pequenas cascatas de água verde-Listerine com o Osorno ao fundo.

Saltos de Petrohue

Saltos de Petrohue


Como se nota, ver o Osorno ao fundo das cascatas foi uma sorte que eu não tive. Ou então é tudo montagem de Photoshop :mrgreen:

Não deu nem tempo de ficar desapontada, porque logo embarquei na navegação pelo lago Esmeralda, e o Osorno apareceu pra mim assim:

Vulcão Osorno

Vulcão Osorno
Lago Todos Los Santos e vulcão Osorno
Lago Todos Los Santos



Quem estiver viajando apenas pelo Chile e não for seguir com o Cruce de Lagos também pode passear pelo lago Todos Los Santos sem precisar pegar o ferry – e com a vantagem de escapar da paradinha pega-turista em Peulla. No mesmo lugar de onde parte a balsa há várias outras embarcações de passeio de menor porte, inclusive lanchas abertas (mas note que só dá para encarar uma embarcação aberta no verão, mesmo). Peça informações ao seu hotel, ou arrisque negociar chegando no píer de Petrohue.

E para quem não se importa em se molhar, em Petrohue ainda há rafting e navegação com lanchas rápidas no estilo Macuco Safári. Mas, aviso: mesmo no verão, as águas dos rios e lagos da Patagônia são bem geladas, embora alguns chilenos tentem nos levar a crer o contrário!

Frutillar, lago LLanquihue

Mariana viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    163 comentários

    Olá amigos. Acabo de retornar de viagem a Puerto Varas e região. Já viajei por muitos lugares na América do Sul e Europa, e posso dizer que foi umas das melhores viagens que já fiz.
    Recomendo a viagem à região nessa época entre Janeiro e Março, que é quando está menos frio, e chove menos. Pegamos dias muito bonitos lá agora, friozinho de manhã que vai aquecendo durante o dia e dias claros. A visita aos Saltos de Petrohue, ao Vulcão Osorno, ao tour no Lago de Todos os santos até Peulla e uma visita a cidadezinha de Frutillar são absolutamente imperdíveis! Alugamos um carro em parte da nossa estadia e foi uma boa decisão que pode cortar alguns custos. A recomendação que li aqui de não se hospedar em Puerto Montt mas sim em Puerto Varas faz sim todo sentido, vale muito a pena pagar um pouco mais pelos excelentes hotéis de Puerto Varas do que ficar em Puerto Montt que não é uma cidade tão aprazível assim.
    Enfim, a região é fantástica e vale sim a pena gastar no mínimo 3 a 4 dias nessa região…
    A opção de conversão de moeda que está valendo mais a pena no momento é levar Reais em espécie e trocar direto por Pesos chilenos.
    Atenção: Atualmente não precisa ficar procurando por casas de câmbio com melhor cotação, praticamente em todos os lugares que estivemos, seja em PMontt seja em Santiago a cotação era 1 para 230.

      Raoni, aceitavam reais direto nessas cidades da região dos Lagos Chilena? Não preciso levar em dólar então? grata

      Olá, Bruna! Não dependa inteiramente de reais em cidades fora de Santiago.

    Oi! Eu e meu marido estaremos de férias de 17/05 a 27/05 e gostaríamos de fazer a travessia. Depois de ler o post fiquei em dúvida quanto a pagar caro pelo cruce e não ter boa visibilidade. Pelo nosso plano estaremos em Santiago dia 17 e em Puerto Montt em 21/5, hospedagem em Puerto Varas, passeios na região e o cruce, que nesta época pernoita em Puella. Será que vale mais a pena fazer os passeios de barco por porto Varas, cruzar de ônibus para Bariloche e fazer os passeios de lá? É preciso passaporte para essa travessia?
    Grata

      Olá, Inez! Esse jeito (montar bases dos dois lados da fronteira e fazer os passeios de barco localmente) é o mais indicado pelo Ricardo Freire.

    Desculpe insistir, Bóia. Só para esclarecer e dividir bem os dias… 1º dia: Lago Todos los Santos e saltos Petrohué; 2º dia: Frutillar e Puerto Montt; 3º dia: subida ao Osorno… Seria isso? E os outros lagos? Chiloé não fica longe? Qual seria o meio de transporte e tempo despendido para ir à ilha Chiloé?

      Olá, Mayara! Vendem-se tours de um dia a Chiloé; é um passeio extenso, mas se você quiser acrescentar um outro sabor à viagem, pode considerar. Senão, pode programar um passeio ao parque de Puyehue.

    Bóia, na sugestão de bate e volta saindo de Puerto Varas, 1 dia seria para o passeio nos lagos andinos? No outro dia, visitaríamos a Frutillar? E nos outros dois dias? 🙂

      Olá, Mayara! Há o passeio pelo lago Todos los Santos, a visita aos saltos de Petrohué (podem ser feitos no mesmo dia), a visita a Frutillar e Puerto Montt, a subida ao Osorno, um dia em Chiloé…

    Olá, Bóia!
    Todos os passeios aos Lagos Andinos são feitos num mesmo dia? Digo, para passear no Lago Puyehue, no Lago LLanquihue e no Lago Todos los Santos (lago Esmeralda) devo escolher um dia para cada ou fazê-los numa mesma saída de barco?

    Li tanto q fiquei confusa. Em maio pretendo viajar ao Chile. Pelo q li, escolhi Santiago e Puerto Varas. Qual a melhor forma de chegarmos. Somos em 3 amigas.

      Olá, Mayara! De Santiago a Puerto Varas vai-se de avião a Puerto Montt (1h50 de vôo) ou ônibus (11h de viagem).

    Fiz o passeio pelos lagos andinos agora em fevereiro saindo e voltando de Santiago. Andamos cerca de Dois mil e quinhentos km.
    Foi muito bom.O lago Todos Los Santos realmente é o mais bonito. E uma dica é o restaurante da Dona Rosa que fica do outro lado do lago. É só pegar um barquinho no cais do lago que ele faz o traslado de ida e volta por mil pesos(A dona do restaurante chama o piloto quando vc termina seu almoço) O lugar é bem simples, e com poucas opções de prato (salmão, truta, javali e lomo de vacuno), mas o que nos foi servido foi muito bom. O blog nos ajudou muito a planejar a viagem.

    Olá ! Vou com meu marido uma semana de férias para Chile em maio.
    Estamos tentando decidir se fazemos Santiago + região dos Lagos ou Santiago San Pedro de Atacama. Qual seria a sua recomendação para começar a conhecer Chile?
    Se for descer para a região dos lagos a ideia seria passar 2 ou 3 dias em Santiago, voar até Temuco, temos amigos lá e alugar um carro para ir descendo, faz sentido?
    Obrigada!
    Taly

      Olá, Taly! Ambas as viagens são bacanas. O Chile é assim mesmo: requer várias viagens para ser devidamente explorado. O Atacama tem uma paisagem mais insólita, mas poder viajar tendo amigos como guias é um luxo 😀

    Ola Ricardo,
    Que maravilha de blog, hein?
    Estou com viagem marcada para Puerto Varas, em novembro.
    Queria mais informacoes sobre a “paradinha pega-turista em Peulla”… nao vale a pena, entao?
    Obrigada,
    Fernanda.

      Olá, Fernanda! Não vale. Se der pra pular, melhor. Peulla é um lugarejo que não chega a ser um vilarejo ou uma cidade. Os passeios à disposição para quem faz a navegação no lago Todos los Santos são dispensáveis. Lá não há restaurantes — você precisa fazer as refeições nos hotéis de Peulla. Não é um lugar feio, mas é difícil não ficar com a sensação de que você passou mais tempo lá do que o necessário.

      Leia mais nesse post: https://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

    Olá Ricardo, acompanho seus comentários e seu blog há algum tempo e utilizo suas preciosas dicas para montar meus roteiros de viagem.
    Sou “casado” fazem 14 anos, tenho 2 filhos e agora vou casar efetivamente com direito à igreja, festa e claro, lua de mel.
    Escolhemos o chile como destino e especificamente a região dos lagos andinos.
    Moramos em Curitiba e a ideia do roteiro seria de 8 dias, pegarmos um voo até Mendoza para visitarmos algumas vinícolas e de lá para os lagos andinos, onde pretendemos nos hospedar no Hotel Cumbres.
    A data da viagem será para embarque em 05/05/2014, qual o roteiro você recomenda? Você acha que fizemos uma boa escolha?

    Contamos com suas valiosas dicas.

    Obrigado,

    Renato Paschoal

      Olá, Renato! Quem responde é A Bóia.

      Rapaz, 8 dias é muito pouco para Mendoza e Lagos Andinos. Não vai dar tempo para curtir Santiago, por exemplo (o caminho mais reto inclusive seria voar a BAriloche via Buenos Aires e fazer o Cruce de Lagos).

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito