Chegando em Noronha: pegadinhas
Eu poderia jurar que os aviões que chegavam em Noronha davam duas voltas completas na ilha, para que os ocupantes das janelinhas dos dois lados pudessem olhar o Morro do Pico e o Sancho do alto. Mas neste meu vôo — pela Gol — não foi assim, não. Só quem estava na janelinha esquerda é que pôde dizer que fez um vôo panorâmico. Fica a dica: voando pela Gol, tente pegar qualquer assento A (os assentos F são da janela ‘errada’).
Outra coisa: não adianta, como aconteceu comigo, se lembrar de pagar a taxa de preservação ambiental na véspera da partida. O pagamento é online ma non troppo; é preciso esperar um a dois dias úteis pela confirmação do recebimento. E vale a pena pagar pela internet, sim: a maioria dos guichês fica em função da fila dos que pagaram pela internet; quem vai pagar na hora precisa se contentar com apenas um atendente. Só quando a fila da internet termina é que todos os guichês passam a atender quem vai pagar na hora.
Melhor programa para o finzinho da sua primeira tarde em Noronha? Mesmo que você tenha ido com pacote, dispense o trânsfer coletivo (leva séculos e muitas vezes inclui uma palestra-malho de venda de passeios). Pegue um táxi para a pousada (R$ 20 a R$ 30), largue a mochila por lá e corra para a Conceição, no bar Duda Rei, onde dá pra pegar o entardecer com cervejinha, queijo de coalho assado e banho de mar.
215 comentários
Olá! Como sempre, segui as recomendações do ‘Viaje na viagem” , agora sobre Noronha, e deu tudo certo. Fui no final de janeiro de 2017, o mar estava mais agitado , mas nada que impedisse mergulhos maravilhoso. Uma grande informação foi levar máscara e snorkel daqui ( uso pessoal, intransferível e mais higiênico) mas é muito necessário sandália que não solte do pe´para andar na pedra ( comprei uma de plástico numa sapataria do ” continente”) e deu certo. . Tem umas sapatilhas que pessoal do mergulho usa que parecem bem legais .Avalie isso antes de ir pois andar em pedras não é fácil. Nunca use chinelo.
Não fizemos o Ilhatour contra tudo e contra todos que é recomendado por todas as agencias!!!! É realmente dispensável para quem fica mais de 3 dias na ilha.Você acaba indo em todos os lugares sozinho e de táxi, que custa entre 20 e 30 reais por cada deslocamento. Saiu mais barato que bugre ou moto pois éramos 4 pessoas. Caso queira, o ônibus deixa perto por 5 reais, mas nem sempre pertinho.
Os melhores passeios precisam da maré baixa , o que acontece uma vez durante o dia( o outro período seria de madrugada). Sendo assim, Atalaia curta, Atalaia longa, Abreu, São José, Baía dos porcos e até a praia maravilhosa do Sancho precisam deste horário. Ficamos 7 dias( 7 marés baixas…) e aproveitamos muito.Na maré alta, íamos tentar aproveitar outras praias ( Sueste, Cacimba, Conceição, Boldró,do Meio…)..Algumas trilhas somente podem ser feitas com guia , que talvez seja um bom contato para tentar agendar os passeios previamente.As trilhas mais disputadas são marcadas com mais de 7 dias de antecedência. Raramente se consegue encaixe, deixando para marcar quando se chega em Noronha.
A trilha “terrestre” do Pico (ponto mais alto da ilha) não é mais acessível, só a do Piquinho (atualmente mal sinalizada). O comida a quilo São Miguel só funciona no almoço. O resto é aproveitar, é um paraíso MESMO!!. Outra informação: o real lá parece valer diferente: 02 reais=01 “real de noronha”, ou seja, multiplique seus gastos habituais por 2 para tentar calcular custo de tudo. Muito obrigada por todas as dicas que pude ler aqui. Até a próxima viagem!
Ótimas dicas!
Estive na ilha em novembro e a fila das pessoas que pagaram pela internet estava mais demorada do que a das pessoas que ainda não tinham pago (eu!). E deixei para pagar lá para poder pagar no cartão de crédito 😀
No final das contas acho que tanto faz pagar antes ou na hora, já que todos se encontram na sala de espera das malas que demoooram a aparecer na esteira.
Segui a dica de deixar as coisas na pousada e correr pra praia no primeiro dia, mas fui para a do Cachorro por ser a mais perto da pousada, dava pra ir a pé.
Fernando de Noronha é 60% de beleza por terra.
2.500% sob águas.Aprenda a ter intimidade com água – pois lá fazem o batismo de mergulho Scuba, as empresas de mergulho são boas – a Noronha Divers é mais barata – dois mergulhos – fundo e raso ficam por $400,00.
Ah, lembrei – assegure-se que a Ciliares vai fotografar,Leve uma Gopro dentro de caixa estanque para filmar.
Se puder escolher no mar de fora, vá a iuias.Nunca vi nada tão espetacular em 40 anos de mergulho lá ou em qualquer parte.
Como em toda viagem que faço, não poderia perder as super dicas desse site.
Estou indo para Noronha em Fevereiro/17, ficarei 7 dias.
A unica duvida que ficou é sobre a época, liguei na pousada e me disseram q fevereiro é de mar cheio e muitas ondas…e claro, sobre o Ilha tour…
Estou montando um roteirinho pra conseguir aproveitar muito.
Continuo acompanhando vocês.
Pretendo ir para Noronha em setembro e me surgiu uma dúvida, os cinco dias pago na taxa de preservação já inclui o primeiro dia na Ilha mesmo chegando já no final da tarde? :/
Olá, Daiana! Sim.
Ricardo Freire.
Na correria paulistana, nāo li o teu aviso das Pegadinhas da chegada!
É mais que pegadinha – caí na conversa do tour no primeiro dia.
Como tenho dificuldade de locomoçāo – achei que fosse a melhor opçāo num carro 4×4 dar uma geral no visual da ilha.
ROUBADA – eles nāo avisam que sāo 700 metros de trilha pra chegar ao local.
Só qdo se chega ao local é que o guia avisa.
Estava preparada para nāo descer a escadaria de 120 degraus sem corrimāo do
Sancho – mas a trilha longa nāo é anunciada nem no dicurso do translado do areoporto nem na hora da venda do pacote.
Tentei uma negociaçao eles me levaram para a praia do Sueste que é acessível e ficaram de me buscar as 17 horas para ver o por do Sol .
Nāo apareceram no horario combinado. Saí de lá de onibus. OK
1 – NUNCA contratem um tour do Costa Blue
2 – Fernando de Noronha é linda mas nāo é recomendável para pessoas com dificuldade de locomoçāo – nāo tem praias recomendáveis, nāo é calçada nem plana e o taxi para curtas distancias é absurdo.
Deviam ter um aviso nas companhias aéreas .
Graça, Excelente comentário. É sempre bom alertar para esses casos.
Pernambuco tem várias praias shows: suape, Calhetas, carneiros, serrambi, são José da coroa grande, etc.
Boa tarde, gostaria de saber se alguem ja foi pra Noronha em Junho??? POdem me dizer se eh frio?? Estou querendo ir no final desse mes
Olá, Daniela! Nunca faz frio no Nordeste, só se você estiver no ar condicionado.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2016/02/praia-em-junho-brasil-caribe
Olá, terei 8 dias em Agosto p viajar e quria combinar Noronha c outra praia de Pernambuco que n seja Porto de Galinhas q já conheço… Teria alguma dica, qtos dias em cada? Obrigada!
Léa
Olá, Lea! Pense na Praia dos Carneiros ou na Rota Ecológica alagoana (Milagres), ou ainda em Pipa, no Rio Grande do Norte. Deixe Noronha por último.
Bóia, antes de qualquer viagem, sempre passo aqui para pegar suas dicas sempre muito úteis. Acabei de voltar de uma viagem de 5 dias em Noronha e queria deixar aqui meu relato.
Fiquei hospedada na Pousada Malibu (mesma Pousada da Germana) e tive uma estadia maravilhosa. Equipe atenciosa, café da manhã excelente e na melhor localização no coração da Vila dos Remédios em que se pode fazer muita coisa a pé como ir pra Praia da Conceição, Praia do Meio, bons restaurantes (Cacimba Bistrô, Xica da Silva, Varanda, Corvetta), Bar do Cachorro, etc. Fiz o ilha tour e adorei! Nada melhor do que um bom guia para explicar toda a história da ilha, pra nos levar em todas as praias e ainda por cima tirar fotos maravilhosas minha com meu noivo. Noronha é realmente inesquecível, pelas suas praias lindíssimas, pessoal acolhedor e gastronomia excepcional. Mal voltei e já estou com vontade de voltar.
Queria também dar uma dica, naqueles dias em que estiverem bem cansados e sem coragem pra sair a noite, tem uma Pizzaria Delivery que fica na frente do restaurante Xica da Silva, que deixa a pizza no seu hotel! É só ligar que eles entregam. Todos os locais conhecem tal pizza e sabem o telefone. Pizza com massa fina, crocante e muitoooo deliciosa.
Esse relato é em retribuição de todas as dicas maravilhosas que sempre pego no VNV!
Muito legal seu relato Maria de Lourdes. Obg pela contribuíção!!!
Fui para Noronha em agosto com reservas para a Malibu. Chegando na pousada fiquei extremamente decepcionado. O quarto estava infestado de mofo. Cheiro insuportável. Solicitamos a troca do quarto, mais os responsáveis foram extremamente inflexíveis. Solução foi achar outra pousada na correria. Não recomendo a pousada a ninguém.