Flamands, St.-Barth

Caribe: que ilhas dá para combinar na mesma viagem?

Muita gente pensa que o Caribe é como a Europa ou os Estados Unidos, cheio de companhias aéreas que ligam todos os lugares em vôos diretos ou com uma escala conveniente. Mas não é assim, não. Veja como combinar as ilhas do Caribe e como ir direto de uma para outra – quando for possível.

Caribe: ilhas para combinar na mesma viagem
Praia Jan Thiel, Curaçao

De Miami você voa para praticamente qualquer lugar do Caribe; Cidade do Panamá e San Juan de Porto Rico também são hubs importantes. Agora: vôos diretos de uma ilha pra outra são raros; só acontecem entre ilhas próximas.

Se o seu sonho é visitar muitas ilhas numa viagem só, existe um produto pensado exatamente pra você: os cruzeiros.

Mas se o seu sonho é fazer uma viagem convencional e rentabilizar a passagem aproveitando para dividir a estada entre duas ou, vá lá, três ilhas, aqui vão as alternativas logisticamente corretas.

Combinar Aruba + Curaçao (e/ou Bonaire)

É a combinação mais fácil de fazer saindo do Brasil. As duas ilhas são próximas e ligadas por muitos vôos diários; a viagem leva apenas meia hora.

As duas ilhas são complementares: Aruba é mais americanizada e tem praia ótima em frente ao hotel; Curaçao é mais européia e requer um carro ir às belas praias selvagens (e points de mergulho). A vizinha Bonaire é ligada por vôos diretos às duas ilhas maiores, e deve entrar no roteiro apenas de mergulhadores.

Como combinar: Compre passagem várias cidades ou múltiplos destinos, chegue por Aruba (Oranjestad-AUA) e volte ao Brasil partindo de Curaçao (Willemstad-CUR) – os voos são da Copa (escala na Cidade do Panamá) ou Avianca (escala em Bogotá).

Escolha um voo direto para ir de Aruba a Curaçao.

Anguilla
Shoal Bay, Anguilla

Combinar St. Maarten + St.-Barth e/ou Anguilla

St. Maarten é um hub regional: funciona como a “metrópole” de uma série de ilhas próximas: Antigua, Saba, Santo Eustáquio, Anguilla, St.-Barth. As que nos interessam são as sofisticadas St.-Barth (francesa) e Anguilla (britânica), que proporcionam um belo upgrade à plebéia (e simpática) St. Maarten.

Como combinar: existem voos para St. Maarten pela Copa (conexão na Cidade do Panamá) ou cias. americanas (conexão nos Estados Unidos) – as mais convenientes são American Airlines ou United (via Miami).

De St. Maarten a St.-Barth dá para ir de teco-teco (pela WinAir, 15 minutos arrepiantes) ou de barco (pela Voyager, 40 ou 75 minutos enjoados, dependendo de onde partir em St. Maarten).

De St. Maarten a Anguilla dá para voar com a Anguilla Air (10 minutos), ou de barco com a lancha rapida GB Express (25 minutos, saída próxima ao aeroporto) ou com o ferry-boat lento que sai de Marigot (45 minutos).

Barbados + St. Lucia ou Mustique

Barbados não é ligada por barco a nenhuma outra ilha, mas tem vôos para toda uma região de ilhotas-satélite.

As duas mais bacanas são as ilhas de Santa Lúcia (montanhosa, verdíssima, com praias azul-marinho, pouquíssimo povoada e com hotéis de alto luxo) e Mustique (minúscula, ocupada por dois hotéis e casas de figurões — Mick Jagger entre eles).

Como combinar: Os voos mais curtos para Barbados são via Miami, com a American Airlines. A LIAT liga Barbados a Santa Lúcia e a outras ilhas. A SGV liga Barbados a Mustique.

Cancún + Havana

É uma combinação pouquíssimo lembrada (talvez porque Cancún e Cuba sejam destinos quase antagônicos) — mas é perfeitamente possível.  O vôo leva uma hora.

Compre uma passagem várias cidades Brasil-Cancún-Havana-Brasil ou faça o voo direto entre Cancún e Havana com a Interjet. Leva cerca de 1 hora.

Usando hubs para chegar ao Caribe

Miami

Miami é ligada a praticamente todas as ilhas do Caribe, possibilitando as combinações mais malucas de voos. Note, porém, que as combinações mais malucas tendem a ser as mais caras, então não viaje muito na maionese.

O mais sensato é combinar a própria Miami com ilhas próximas como Grand Cayman, Turks & Caicos, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas ou Bahamas. (Para as Bahamas, há cruzeiros saindo todos os dias.)

Miami também fica interessante combinada com Cancún.

Atenção: se quiser aproveitar para fazer compras, deixe Miami para o final.

Cidade do Panamá

Com vôos para Cancún, Punta Cana, St. Maarten, Nassau (Bahamas), St. Maarten, HavanaAruba, Curaçao, San AndrésCartagena, a Cidade do Panamá é o maior hub para o Caribe próximo do Brasil (com saídas de São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Recife e Porto Alegre).

A Cidade do Panamá é uma boa parada para compras (deixe para o final). Qualquer combinação entre esses destinos é possível com troca de aviões na Cidade do Panamá (mas há vôo direto entre Cartagena e San Andrés). Algumas combinações envolverão pernoite na capital panamenha.

Bogotá

A Avianca voa a Cartagena, San Andrés, Aruba e Curaçao. Voando a Bogotá você pode ir a Curaçao e voltar por Aruba (voando entre as duas por uma cia. local), ou ainda fazer Bogotá-Cartagena-San Andrés-Bogotá usando passagem na modalidade várias cidades ou múltiplos destinos.

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Guias de praias: Caribe

Comentários

Olá, Bóia!
Gostaria de saber se você tem roteiro para a Costa Rica?
E Cuba, dá pra fazer uma viagem só para lá, de 10 dias? Não falta programa?

    Olá, Ana Teresa! Infelizmente não dispomos de conteúdo sobre Costa Rica. Temos alguma coisa sobre Cuba, mas nada muito profundo. Mas sim, o país é diverso e tem muitas atrações. Pesquise sobre Havana, Pinar del Río, Trinidad, Varadero e Cayo Largo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito