Flamands, St.-Barth

Caribe: que ilhas dá para combinar na mesma viagem?

Muita gente pensa que o Caribe é como a Europa ou os Estados Unidos, cheio de companhias aéreas que ligam todos os lugares em vôos diretos ou com uma escala conveniente. Mas não é assim, não. Veja como combinar as ilhas do Caribe e como ir direto de uma para outra – quando for possível.

Caribe: ilhas para combinar na mesma viagem
Praia Jan Thiel, Curaçao

De Miami você voa para praticamente qualquer lugar do Caribe; Cidade do Panamá e San Juan de Porto Rico também são hubs importantes. Agora: vôos diretos de uma ilha pra outra são raros; só acontecem entre ilhas próximas.

Se o seu sonho é visitar muitas ilhas numa viagem só, existe um produto pensado exatamente pra você: os cruzeiros.

Mas se o seu sonho é fazer uma viagem convencional e rentabilizar a passagem aproveitando para dividir a estada entre duas ou, vá lá, três ilhas, aqui vão as alternativas logisticamente corretas.

Combinar Aruba + Curaçao (e/ou Bonaire)

É a combinação mais fácil de fazer saindo do Brasil. As duas ilhas são próximas e ligadas por muitos vôos diários; a viagem leva apenas meia hora.

As duas ilhas são complementares: Aruba é mais americanizada e tem praia ótima em frente ao hotel; Curaçao é mais européia e requer um carro ir às belas praias selvagens (e points de mergulho). A vizinha Bonaire é ligada por vôos diretos às duas ilhas maiores, e deve entrar no roteiro apenas de mergulhadores.

Como combinar: Compre passagem várias cidades ou múltiplos destinos, chegue por Aruba (Oranjestad-AUA) e volte ao Brasil partindo de Curaçao (Willemstad-CUR) – os voos são da Copa (escala na Cidade do Panamá) ou Avianca (escala em Bogotá).

Escolha um voo direto para ir de Aruba a Curaçao.

Anguilla
Shoal Bay, Anguilla

Combinar St. Maarten + St.-Barth e/ou Anguilla

St. Maarten é um hub regional: funciona como a “metrópole” de uma série de ilhas próximas: Antigua, Saba, Santo Eustáquio, Anguilla, St.-Barth. As que nos interessam são as sofisticadas St.-Barth (francesa) e Anguilla (britânica), que proporcionam um belo upgrade à plebéia (e simpática) St. Maarten.

Como combinar: existem voos para St. Maarten pela Copa (conexão na Cidade do Panamá) ou cias. americanas (conexão nos Estados Unidos) – as mais convenientes são American Airlines ou United (via Miami).

De St. Maarten a St.-Barth dá para ir de teco-teco (pela WinAir, 15 minutos arrepiantes) ou de barco (pela Voyager, 40 ou 75 minutos enjoados, dependendo de onde partir em St. Maarten).

De St. Maarten a Anguilla dá para voar com a Anguilla Air (10 minutos), ou de barco com a lancha rapida GB Express (25 minutos, saída próxima ao aeroporto) ou com o ferry-boat lento que sai de Marigot (45 minutos).

Barbados + St. Lucia ou Mustique

Barbados não é ligada por barco a nenhuma outra ilha, mas tem vôos para toda uma região de ilhotas-satélite.

As duas mais bacanas são as ilhas de Santa Lúcia (montanhosa, verdíssima, com praias azul-marinho, pouquíssimo povoada e com hotéis de alto luxo) e Mustique (minúscula, ocupada por dois hotéis e casas de figurões — Mick Jagger entre eles).

Como combinar: Os voos mais curtos para Barbados são via Miami, com a American Airlines. A LIAT liga Barbados a Santa Lúcia e a outras ilhas. A SGV liga Barbados a Mustique.

Cancún + Havana

É uma combinação pouquíssimo lembrada (talvez porque Cancún e Cuba sejam destinos quase antagônicos) — mas é perfeitamente possível.  O vôo leva uma hora.

Compre uma passagem várias cidades Brasil-Cancún-Havana-Brasil ou faça o voo direto entre Cancún e Havana com a Interjet. Leva cerca de 1 hora.

Usando hubs para chegar ao Caribe

Miami

Miami é ligada a praticamente todas as ilhas do Caribe, possibilitando as combinações mais malucas de voos. Note, porém, que as combinações mais malucas tendem a ser as mais caras, então não viaje muito na maionese.

O mais sensato é combinar a própria Miami com ilhas próximas como Grand Cayman, Turks & Caicos, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas ou Bahamas. (Para as Bahamas, há cruzeiros saindo todos os dias.)

Miami também fica interessante combinada com Cancún.

Atenção: se quiser aproveitar para fazer compras, deixe Miami para o final.

Cidade do Panamá

Com vôos para Cancún, Punta Cana, St. Maarten, Nassau (Bahamas), St. Maarten, HavanaAruba, Curaçao, San AndrésCartagena, a Cidade do Panamá é o maior hub para o Caribe próximo do Brasil (com saídas de São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Recife e Porto Alegre).

A Cidade do Panamá é uma boa parada para compras (deixe para o final). Qualquer combinação entre esses destinos é possível com troca de aviões na Cidade do Panamá (mas há vôo direto entre Cartagena e San Andrés). Algumas combinações envolverão pernoite na capital panamenha.

Bogotá

A Avianca voa a Cartagena, San Andrés, Aruba e Curaçao. Voando a Bogotá você pode ir a Curaçao e voltar por Aruba (voando entre as duas por uma cia. local), ou ainda fazer Bogotá-Cartagena-San Andrés-Bogotá usando passagem na modalidade várias cidades ou múltiplos destinos.

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Guias de praias: Caribe

308 comentários

Ola,

Gostaria de saber se é possível combinar Aruba + Cartagena ou St Marteen + Cartagena.

Para Cartagena quais seriam as melhores opções, fiquei em duvida de San Andres pelo que foi escrito.

Teremos cerca de 2 semanas para a viagem

Obrigada!!
Abs,

    Olá, Nathalia! St Maarten + Cartagena é possível com a Copa. Aruba + Cartagena é possível com a Avianca e a Copa.

Alguém conhece a Georgian Airways? Vi que ela voa direto de Caracas para Aruba por um preço imbatível. Será arriscado? Abraços e parabéns pelo site.

    Olá, Luciana! Aparentemente é uma cia. da República da Geórgia. Não descobrimos, porém, nem Caracas nem Aruba na sua rota.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Georgian_Airways

    Não achamos referências sobre a cia. na internet em inglês.

    É tão mais barato assim do que a Gol?

    Descubra quantas vezes por semana faz a rota. Pense que se der algum problema de overbooking você poderá ficar na mão sem ter amparo, e num lugar um tanto quanto inóspito.

    É verdade. É melhor não arriscar. E quanto à Tiara Air? Ela voa direto entre Aruba e Curaçao. Essas companhias meio estranhas aparecem na pesquisa do Mundi.

    Olá, Luciana! Entre Aruba e Curaçao recomendamos a Insel Air. As companhias que recomendamos estão explicitadas no texto.

    É mais seguro pela Insel Air mesmo. E quanto a Isla margarita. Vcs recomendam ir lá? Tenho 19 dias de férias e pretendia ir a los Roques, Aruba e Curaçao. Quanto a Bonaire, não sei se seria para mim, pois farei meu primeiro batismo de mergulho mês que vem. É viável ir a Margarita tb ou é inútil depois das outras?

    Olá, Luciana! Isla Margarita é dispensável. O mar não é mais bonito do que no Brasil.

É possível combinar Aruba, Curaçao e St. Marteen numa mesma viagem? Tempo não seria problema, com as informações que obtive no vnj planejei como primeiro destino Aruba(4 dias) via COPA, seguir para Curaçao(4 dias) e depois St. Marteen(4 dias) ambos pela inselair e voltar de St. Marteen direto p Brasil, ainda n defini qual cia usar nesse ultimo trecho. Ricardo ou Bóia, esse roteiro seria viável ?

    Olá, Paulo! Por que não deixar para ir a St Maarten numa outra oportunidade, para combinar com Anguilla ou St Barth?

    Quantas praias em diferentes estados você faria numa mesma viagem ao Nordeste?

Fiz Caracas como base para Curaçao e Los Roques e não achei complicado, mas acho que dei sorte. Certamente ter Bogotá como base, e tb dá pra aproveitar milhas, é bem melhor.

Fui recentemente para Barbados e fiquei com água na boca para visitar as ilhas próximas. Fiz todas as pesquisas e vi que é super fácil conjugar com as milhas Gol e os voos entre as ilhas (preço x horário). Na última hora, infelizmente por motivo de trabalho, não pude concretizar o que havia planejado, então fiquei somente uma semana em Barbados (país maravilhoso). Fiquei com muita vontade e vou fazer isso na próxima. Indico muito. Parabéns pelo excelente post.

    Cintia, qual era o planejamento que vc se refere ser fácil conjugar as minhas??

    Olá, Flavia! O que dava para conjugar eram os vôos, por causa dos horários. As passagens de Barbados para outras ilhas necessariamente serão compradas à parte.

Definitivamente, Grand Cayman e Miami são S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-I-S!!!
Excelente matéria pessoal! Obrigado! 🙂

Oi gente,
Eu fiz parte do Caribe em 15 dias, agora em dezembro com milhas pela smiles,
chegando em Barbados, voltando por Arubae entre as duas fui por conta a Trinidad (Port Of Spain)e Curação.
Pesquisei bastante os hotéis e achei bons hotéis em custoxbeneficio.

Barbados – Southern Surf (EXCELENTE, bem localizado e na frente da praia)
Trinidad – Port Of Spain – L Orchidee Boutique Hotel (Bom c/café da manhã)
Curação – Sandton Kura Hulanda Hotel & Spa (bem localizado e oferece transfer para duas praias)
Aruba – Aruba Sunflower Villa (bom custoxbeneficio)

kiss

Parabéns pela matéria. Muito esclarecedora.

Minha ideia inicial era combinar Aruba com St. Barth ou Bahamas, mas pela matéria, acho que estava viajando na maionese.
Então, acho que faremos Aruba e Curaçao, por ser mais viável.
Pergunto: É possível fazer voo de Curaçao para Miami ou Orlando?
Sabe informar qual a cia aérea podemos utilizar para fazer Miami -Aruba e Curaçao – Miami?

Obrigada.

    Olá, Talita! A American voa entre Miami e todo o Caribe. Não há vôos do Caribe a Orlando. A Copa Airlines voa do Panamá a Orlando.

    A Jetblue voa (voos diretos) de Orlando para Santo Domingo (Rep. Dominicana), San Juan (Porto Rico), Nassau (Bahamas), Montego Bay (Jamaica) e Cancun (México). E para St.Marteen, com conexão em San Juan.

    Também há voos destes destinos acima (e mais Kingston, Jamaica)para Fort Lauderdale, também pela “azulzinha”…

Prezados viajantes,

Em dezembro de 2012, minha esposa e eu fizemos um tour pelo Caribe, fomos de milhas, via GOL, até Aruba, após 5 dias de Aruba fomos até Curaçao pela DAE, uma Companhia local, voo de meia hora em Focker 100 com duração de 30min, custou USD 120.00 para nós dois.
Após 4 dias de Curaçao, fomos de milhas, via COPA, até Cancun! Ao chegarmos no Aeroporto de Cancun, por se tratar de um voo vindo do Panamá, o passageiro passa por uma verdadeira odisséia na imigração: cães farejadores nas malas de mão ainda no finger, demora de 1,5h para colocarem as malas na esteira, e, após tudo isso, passam sua mala no raio x, mandam abrir, e fazem “n” perguntas, como se a intenção das pessoas fosse ir para o México em definitivo.
Mas enfim, após 7 dias de Cancun, fomos para Orlando pela JETBLUE, voo de 1h40min, ao custo de USD 500.00 para o casal.
Após 6 dias de parques e compras, retornamos ao Brasil por milhas, via AMERICAN AIRLINES, via Miami, dia 31/12/2012!

Foi nossa primeira viagem ao Caribe, e, apesar da imigração mexicana, gostamos muito dos 3 lugares visitados (Aruba, Curaçao e Cancun)!

É isso aí, boa viagem para todos!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito