Caribe para principiantes: língua, visto, vacina, passeios, dinheiro, tempo, furacões etc.
Cada vez mais o Caribe se consolida como a nova fronteira para as férias na praia do brasileiro. Mais até do que o mar azul-bebê, o que nos atrai é a novidade. Na cabeça do brasileiro, as ilhas do Caribe são um arquipélago com o formato de um ponto de interrogação. Para facilitar a vida dos candidatos a viajar pela região, compilei as perguntas mais frequentes que me fazem sobre o Caribe.
Precisa visto?
Só para Cuba (vendido pelas cias. aéreas no embarque da perna final do vôo) e para os territórios dos Estados Unidos no Caribe, como Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. O território francês de Guadalupe, onde estão St.-Martin e St.-Barthélemy, não exige mais visto de brasileiros desde outubro de 2009. O México também deixou de exigir visto em 2013.
Precisa vacina contra febre amarela?
Praticamente todos os destinos do Caribe estão exigindo. Desde outubro de 2017, o Viaje na Viagem parou de listar os países que exigem e os que não exigem, porque a lista só cresce. Nossa recomendação é: vacine-se — ou providencie seu certificado de isenção.
Leia mais:
Viajante: vacine-se contra febre amarela (ou providencie seu certificado de isenção). Veja como.
Precisa fazer câmbio?
Com exceção de Cuba, o dólar é moeda corrente em todos os lugares turísticos do Caribe. O troco normalmente vem na moeda local. Na maioria dos países os caixas automáticos inclusive dão a opção de fazer saques em dólar. Cartões de crédito têm larga aceitação.
Precisa falar inglês?
Nosso portunhol é relativamente bem entendido na República Dominicana, em Cuba, no México, na Colômbia, na Venezuela, em Aruba e Curaçao. Em St. Maarten e Barbados, um pouco de inglês é bom para evitar mal-entendidos. Tanto na parte francesa de St.-Martin quanto em St.-Barth o inglês é compreendido e falado por todos.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Precisa carro?
Em St. Maarten, Curaçao e St.-Barth é fundamental. Em Cancún, permite que você passeie por conta própria. Em Aruba dá uma mobilidade extra, mas não é imprescindível. Em Barbados, a independência vem com um problema: dirigir na mão inglesa em estradas acanhadas. Em Playa del Carmen só é necessário para os dias de passeios. Em Cuba é uma aventura (poucos postos de gasolina, muitos cubanos pedindo carona). Em Punta Cana é praticamente inútil (e não se preocupe, há fartura de táxis. O preço é tabelado, há um guichê no aeroporto e nos hotéis é só pedir para o mensageiro, que ele chama por telefone.)
Precisa carteira internacional de motorista?
Não.
Qual é a melhor época?
O tempo é mais firme e a temperatura mais amena entre dezembro e abril. Em maio o clima começa a ficar mais úmido, as temperaturas sobem e as chuvas são mais freqüentes, por isso os preços caem.
E os furacões?
Podem ocorrer entre agosto e novembro (com exceção de Aruba, Curaçao e Cartagena; Barbados e San Andrés tampouco vêem furacões há muitos anos). A probabilidade de pegar um é mínima – e compensada pelos preços bastante em conta desta época. Saiba mais aqui.
O mar é bonito mesmo?
Todo o Caribe vendido no Brasil tem praias consistentemente mais bonitas do que as nossas, no quesito cor da água e transparência. A areia branca dessas ilhas é que dá a coloração azul-bebê característica da região. A transparência/cristalinidade varia de acordo com a época, com a quantidade de luz, com as condições atmosféricas, com o vento, com a ocorrência ou não de chuva nos dias anteriores, com a posição do sol, com a posição do observador. É muito difícil para um fotógrafo amador captar a transparência da água sem polarizador e sem paciência para encontrar o ângulo exato em que a cristalinidade é revelada. Não espere encontrar o tempo inteiro a água quase incolor vista de fotos aéreas. O mágico do mar do Caribe é o azul-bebê. Uma vez dentro d’água você sempre vai ficar encantado com a transparência e a visibilidade.
Como é a temperatura da água?
Morna no meio do ano (mas menos morna que no Nordeste) e um pouquinho fria no fim do ano (mas menos fria que no Rio e em Santa Catarina).
Tem muitos passeios?
No seu hotel haverá guichês de agências locais com os catálogos. Quase tudo pode ser arranjado de um dia para o outro. Cancún, Playa del Carmen e Barbados têm os passeios mais diversificados. Fãs de arquitetura colonial vão curtir Havana, Cartagena e Curaçao. Para mergulhar os destinos top são San Andrés, Bonaire, Cozumel, Curaçao e St. Maarten.
Tem agito?
Cancún e sua vizinha descolada, Playa del Carmen, são imbatíveis neste quesito. A noite tem algum apelo para solteiros em Cartagena, Barbados e Curaçao.
É bom para ir com crianças?
O mar é propício para crianças em todo o Caribe oferecido no Brasil (evite apenas a parte de baixo da zona hoteleira de Cancún, que tem mar perigoso). Você encontra resorts superequipados em Punta Cana e na Riviera Maia (ao sul de Cancún). A hotelaria de Aruba também é bem preparada para satisfazer as expectativas de famílias brasileiras.
É mais caro do que o Nordeste?
É. Não se iluda com os pacotes mais em conta — normalmente são chamarizes e oferecem hotéis bastante inferiores aos que você escolheria no Nordeste. Na baixa temporada (maio a novembro) você vai encontrar preços bons até em ótimos hotéis, mas leve em consideração que é a época mais sujeita a chuvas, e que de agosto a novembro há risco de furacão — o que leva os hotéis a baixarem violentamente os preços (coisa que o nosso Nordeste poderia fazer na nossa temporada de chuvas, entre maio e julho).
Gastos extras: conte em pagar pelo menos 3 dólares por cerveja long-neck ou refrigerante (a cerveja pode chegar a 5 dólares em alguns lugares). O preço das refeições, em todas os gêneros de restaurantes, do fast food aos mais sofisticados — regula mais com São Paulo e Rio do que com o Nordeste. Com o agravante de que não dá para dividir pratos. Os lugares mais em conta são Cancún, Playa del Carmen & Riviera Maia e St. Maarten.
Os passeios também são bem carinhos — você vai encontrar alguns de 40 dólares, mas a maioria começa em 60 dólares, e muitos custam de 100 dólares para cima.
O único lugar com preços comparáveis ao Nordeste é San Andrés.
Como são as compras?
O comércio nas ilhas é voltado para o turista americano. Por isso é especializado em tudo o que é altamente taxado nos Estados Unidos: jóias, relógios, cosméticos, perfumes e roupas de grife. O único lugar onde comprar eletrônicos é interessante é o Panamá; se a renovação do seu equipamento fizer parte do seu plano de viagem, programe uma paradinha na Cidade do Panamá na volta. Ou vá via Miami.
Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês
Leia mais:
- Anguilla | Aruba
- Bahamas | Barbados | Bayahibe
- Cancún | Cartagena | Cuba | Curaçao
- Ilhas Cayman
- Playa del Carmen | Porto Rico | Punta Cana
- San Andrés | Santa Lúcia | Santo Domingo | St. Maarten | St.-Barth
- Tobago | Tulum
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
348 comentários
Olá!
Eu e uma amiga estamos querendo passar as férias de abril-2013 no Caribe, sabem qual seria o lugar mais indicado para solteiros? Queremos um lugar com vida noturna, boates e bares além de outras pessoas solteiras… Já fomos para Cancún e foi ótimo, mas não queríamos repetir…
Olá, Danuza! O lugar no Caribe em que você encontra essa vida noturna agitada é mesmo Cancún e Playa del Carmen!
pretendo viajar para cancun em abril proximo e estou com duas duvidas, a brooking.com é confiavel e, viajar prá lá sem reserva é arriscado? no ano passado aproveitei que estava em miami fui ate key west sem reserva e me dei bem. obrigado
Olá, Alberto! Não recomendamos viajar sem reserva. O Booking é nosso parceiro, confiamos plenamente.
Leia sobre Cancún:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/
Creio que eu tenha sido um pouco confusa no comentário anterior. O teclado do notebook é ruim, então tento escrever o mínimo. Uma colega minha foi e ainda esta em sant Maarten. Ela tirou fotos, e exceto por uma em que a água estava transparente e esverdeada, nada evidenciava que era o Caribe. Digo, eu gostaria muito de registrar os momentos, já que vai ser minha primeira vez no Caribe. Não pretendo tirar fotos profissionais, mas eu gostaria de praias que representassem mais o Caribe. Em sua opinião, qual você escolheria?
PS: vou para punta cana no finalzinho de junho para julho. É uma época boa?
Olá, Ingrid! Não é fácil tirar fotos do mar com qualidade profissional, que evidenciem a cristalinidade da água. Você também pode estar com uma idéia errada de Caribe; você não vai voltar de lá com fotos áreas das piscinas de Maragogi. (É muito mais bonito.)
Veja fotos de St Maarten:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/st-maartenst-martin-as-praias/
Boa noite, estou querendo ir para Cancún em AGOSTO, mas pelo que vi furacões é a maior ameaça para a minha viagem, gostaria de saber se corro esse risco mesmo de 100% com os furações e com relação as chuvas.
Olá, Guilherme!
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/
Boa noite, os voos para Cancún com escala em Miami ou Houston precisa de visto americano? Não vou sair do aeroporto, a escala é de 1 hora.
Obrigada!
Olá, Dominique! Sem visto americano você não embarcará em nenhum vôo para os Estados Unidos. Não existe a figura do trânsito em solo americano. Todo mundo faz imigração ao chegar.
Olá. Estarei viajando para Saint Martin entre os dias 22 e 1 de Janeiro próximo. E de 1 à 6 de Janeiro ficarei em St. Barth. Encontrei alguns sites falando que o visto é obrigatório. Vocês poderiam me auxiliar nisso? Enviei e-mail para o consulado Frances, mas ainda não obtive resposta.
Tenho passaporte Brasileiro e Italiano. Meu amigo possui o Brasileiro com visto americano válido. Devo levar qual passaporte?
Obrigado.
Olá, Pablo! Já faz alguns anos que o visto não é mais necessário. Se fosse a gente teria posto no texto.
Cópia descarada do seu texto? Procurando posts sobre Punta Cana, me deparei com este do link. Como já havia lido o seu, achei beem estranho!
https://www.malacomrodinha.com/2011/07/punta-cana-para-iniciantes-com-voe-mais.html
Oi,estou indo para Punta Cana em março de 2013 e gostaria de saber qual seria a melhor opção de hotel para me hospedar,pois estou indo com minha filha de 11 anos,e como há muita variedade de resorts estou com dúvidas.E com relação ao serviço de transfer aeroporto/hotel/aeroporto,alguma indicação?Obrigada.
Olá, Daniela! Os táxis são tabelados. Dê uma olhada nas resenhas dos resorts que preparamos e escolha o que lhe apetecer mais:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire
Oi! Já fui a Aruba e queria uma experiência parecida, com facilidade para ir a boas praias, um comerciozinho legal durante o dia e opções interessantes para dar uma passeada à noite.
Que outro destino de Caribe vocês acham que se assemelha a Aruba?
Valeu pela ajuda!
Olá, Dionisio! Playa del Carmen tem um ambiente parecido; a hotelaria é que é mais modesta (os hotéis tipo Aruba, por lá, tendem a ser all-inclusive).
Boa dica!
Mas Playa del Carmen não tem aquele mar piscininha de Aruba, né?
E que tal Bahamas?
Muito obrigado!
Olá, Dionisio! O mar em Playa é calminho; pode ficar um pouco mais agitado por questões atmosféricas, mas é tranqüilo.
Não temos conteúdo sobre Bahamas, então não podemos dar nenhum parecer tendo as outras ilhas como perspectiva.
Você pode ver a opinião dos leitores aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/bahamas-ja-foi-conte-como-e/
Obrigado pelas dicas!
Olá,
eu e meu marido estamos planejando em ir para Aruba em junho de 2013, onde seria melhor ficar em Eagle Beach ou Palm Beach?
Obrigada
Olá, Carolina! Sua resposta está neste post 😉 https://www.viajenaviagem.com/2012/11/aruba-onde-ficar/
Carolina, já estive por duas vezes em Aruba. Recomendo Palm Beach por ser uma área mais agitada, concentra muitos hotéis, uma boa variedade de restaurantes, há alguns pequenos shoppings. Isso sem contar que a praia é maravilhosa.