Caribe: 10 praias nota 10 1

Caribe: 10 praias nota 10

Shoal Bay East, Anguilla

O que leva alguém que mora num lugar com quase 8.000 km de litoral a pegar praia em outro país? Quando as praias desse outro país têm areia mais branca e águas mais claras do que as que você encontra perto de casa, a viagem se justifica.

Para um gourmet de praias, uma escapada ao Caribe é o caminho mais curto para experimentar uma praia perfeita, dessas que são fotografadas para tornar-se ícones genéricos de paraíso.

Veja dez praias nota 10 que você vai encontrar nos destinos do Caribe servidos por voos diretos ou pacotes para brasileiros. Prepare-se para sentir falta de água de coco, caipiroscas de sirigüela e queijo de coalho assado – mas a areia cor de talco e o mar azul-bebê valerão a viagem.

Maho, St. Maarten

Mullet Bay, St. Maarten

A imagem mais conhecida de St. Maarten é a aterrissagem de jatos no aeroporto Princesa Juliana, passando rente aos banhistas de Maho Beach.

Pois a meros cinco minutos de carro dali encontra-se uma praia que merecia ser muitíssimo mais documentada: Mullet Bay, uma enseadinha com pedras no canto esquerdo e água transparente e calma em qualquer época do ano. É uma piscina de água salgada, excelente para ir com crianças.

Para sorte de seus freqüentadores, Mullet Bay não tem uma fração do sex appeal de Orient Bay (a praia nudista do lado francês que monopoliza os holofotes da imprensa de viagem). Mullet Bay nunca fica muito lotada, e há espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar.

Hotéis mais próximos: o hotel que havia neste trecho da ilha foi destruído por um furacão há mais de 10 anos e não foi reconstruído. O Sonesta Maho Beach e os flats de Cupecoy (como o Sapphire) ficam a cinco minutos de carro.

Arashi, Aruba

Arashi, Aruba

A praia onde se encontram os hotéis maiores e mais modernos de Aruba, Palm Beach, já é suficientemente bonita. A outra praia com zona hoteleira, Eagle (onde estão os hotéis mais baixos, mais antigos) é ainda superior, com água mais transparente.

A mais fotogênica das praias de Aruba, porém, não tem hotéis: Arashi é pequena, e se localiza num trecho deserto um pouco adiante de Palm Beach. Não existem bares nem esquema de aluguel de espreguiçadeiras; apenas palhoças públicas sob as quais você pode se proteger do sol.

O mar é cristalino; caminhe para a direita, e você vai tirar lindas fotos de uma divi-divi, a árvore curvada pelo vento que é o símbolo da ilha. Hotéis mais próximos: os hotéis de Palm Beach estão a 10 minutos de carro.

Kenepa Grandi, Curaçao

Kenepa Grandi (Grote Knip), Curaçao

A ilha de Curaçao tem poucas praias. Algumas foram feitas pelo homem (trechos de costão aterrados com areia branca e protegidos por recifes artificiais. Outras são particulares, como as belas Cas Abou e Port-Marie, e cobram ingresso para entrar.

Mas veja que sorte: a mais perfeita de todas, Kenepa Grandi (também conhecida como Grote Knip), é pública e gratuita. A chegada já impressiona, porque você passa pelo mirante, de onde contempla a incrível transparência de suas águas.

Há um bar que vende lanches e bebidas e aluga espreguiçadeiras. Fica 35 km do centro, na direção de Westpunt. Venha durante a semana, quando está vazia.

Hotéis mais próximos: a ponta oeste da ilha tem poucos hotéis, a maioria voltada para o público que mergulha de cilindro, como o All West.

Playa del Carmen, México

Playa del Carmen, México

Enquanto a zona hoteleira de Cancún está em sua maior parte voltada para uma praia de mar aberto, com ondas, Playa del Carmen – a 70 km dali, na direção sul – ostenta a vantagem de estar toda contida numa região de águas calmas. Isso faz toda a diferença na hora de contemplar e curtir uma verdadeira praia caribenha.

Sem ondas, o mar fica mais transparente e convida a banhos e mergulhos mais demorados. Outra diferença de Playa é que a orla inteira é pública, e hóspedes dos diversos hoteizinhos e pousadas acabam se encontrando em bares como o Mamita’s, que aluga espreguiçadeiras e camas com dossel.

Hotéis mais próximos: os hotéis do centrinho de Playa estão a no máximo 15 minutos de caminhada, pela areia, do melhor trecho da praia. Caso se hospede num resort nos arredores da cidade, a sua praia será igualmente bonita, mas as areias não terão tanta vida social.

Mullins Bay, Barbados

Mullins Bay, Barbados

As praias mais fotogênicas de Barbados encontram-se no trecho da ilha conhecido como West Coast, ligeiramente ao norte da capital, Bridgetown.

Apesar de públicas, a maioria das praias é mantida fora do campo de visão de quem passa pela estradinha, já que propriedades muradas (condomínios, mansões, hotéis) ocupam a beira-mar. Tenha paciência, contudo, e no finzinho da parte mais nobre desta costa você avistará, à sua esquerda, Mullins Bay – uma linda enseada não tomada por hotelões.

Uma parte da praia é devassada para a estrada, mas todo o canto esquerdo está protegido por vegetação. Leve sua toalha ou alugue espreguiçadeira e guarda-sol no restaurante da praia (a comida também é recomendável).

Hotéis mais próximos: há muitos hotéis na West Coast, mas todos têm praia em frente; a viagem a Mullins Bay vale mais para quem está nos hotéis ao sul de Bridgetown, que não têm praias tão perfeitinhas.

Bávaro, Punta Cana, República Dominicana

Bávaro

Aqui é preciso desfazer uma confusão. “Bávaro” é o nome do distrito onde estão localizados praticamente todos os resorts de Punta Cana.

Logo, todos os resorts de Punta Cana têm o direito a usar a palavra “Bávaro” na composição de seus nomes.

Acontece que originalmente Bávaro é também o nome do trecho mais protegido da praia, onde o mar está sempre calmo e as chances de encontrar transparência são maiores.

Hotéis mais próximos: os hotéis Secrets Royal BeachNow LarimarParadisus Palma Real, Meliá Caribe Tropical, IFA Villas BávaroBarceló Bávaro Beach e Barceló Bávaro Palace Deluxe localizam-se exatamente nesta praia.

Cayo de Agua, Los Roques, Venezuela

Cayo de Água

O arquipélago de Los Roques, a meia hora de teco-teco de Caracas, tem estrutura de hospedagem básica: são apenas pousadas, a maioria bem rústica.

Todas estão localizadas em Gran Roque, a única ilha habitada – e onde não há praias. De lá os hóspedes são transportados em voadeiras até ilhotas próximas, onde são deixados para passar o dia com uma geladeirinha com comida e bebidas, cadeiras e guarda-sóis.

O traslado às ilhas mais próximas está incluído na diária. Ao fazer a reserva, pergunte se Cayo de Agua está incluída. Mesmo se não estiver, cacife o passeio.

A ilha é um pouco mais distante (dá uma hora de lancha), mas é imperdível: o trecho em que uma nesga de areia cria duas praias paralelas é o maior cartão-postal do arquipélago.

Hotéis mais próximos: todas as pousadas estão a uma hora de voadeira, em Gran Roque.

Playa Sirena, Cayo Largo, Cuba

Playa Sirena, Cayo Largo, Cuba

Esta ilha é a jóia da coroa turística de Todas de Cuba. Árida – praticamente um banco de areia – e ocupada por pouquíssimos resorts, Cayo Largo oferece uma experiência genérica de Maldivas, sem precisar ir até o outro lado do mundo.

A areia, branquíssima, torna suas águas megatransparentes, sobretudo na ponta conhecida como Playa Serena, que é totalmente deserta (há apenas um pequeno bar de praia). Não muito longe dali fica a Playa Paraíso, onde é permitido o naturismo. Para chegar a Cayo Largo é preciso embarcar num turboélice em Havana ou Varadero.

Hotéis mais próximos: há resorts quatro estrelas, como o Sol Cayo Largo, a dez minutos de jardineira.

Gouverneur, St.-Barth

Plage Gouverneur, St.-Barthélemy

As melhores praias de St.-Barthélemy são mantidas a salvo da especulação comercial: Gouverneur e Salines são praias públicas e preservadas, onde não é permitido sequer vender água. Das duas, Gouverneur é a que mais encanta – provavelmente porque é avistada do alto por quem chega. O canto esquerdo, junto às pedras, tem água mais cristalina.

A praia é curta e boa para caminhar. O jeito autenticamente st.-barthiano de curtir a praia é passar cedo num traiteur (rotisseria) e comprar saladinhas, sanduíches e bebidas para levar.

Hotéis mais próximos: não existem hotéis na região de Gouverneur. A praia está equidistante de Gustavia (o centro) e de St.-Jean, que é o principal pólo hoteleiro.

Shoal Bay, Anguilla

Shoal Bay East, Anguilla

(Mostrada também na foto do alto do post.) Uma das ilhas-satélite de St. Maarten – a apenas vinte minutos de lancha rápida –, Anguilla (pronuncie o “u”: Angüila) é dona de uma impressionante coleção de praias. Shoal Bay East em particular é frequentadora assídua de listas das “10 mais” do Caribe.

Fica a vinte minutos de táxi do porto e oferece, além da areia branca e da água praticamente incolor, alguns bares de praia autenticamente créoles. A parte mais bonita da praia fica escondida atrás de uma curva: por ali o mar é ainda mais calmo.

Hotéis mais próximos: o Shoal Bay Villas está à beira-mar.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    68 comentários

    Agora eu voltei e posso falar: apesar de ter amado Mullet Beach preciso contar que Anse Du Gouverneur é a praia mais perfeita que eu já vi na vida!!!! Apaixonei!

    Olá pessoal, eu conheço 3 das 10 praias e devo agora em setembro conhecer a quarta (Bavaro – Punta Cana).Conheci: Playa Del Carmen, Arashi e Kenepa.

    *Playa Del Carmen: indico de olhos fechados para quem vai passar por Cancun pelo menos 2 noites por la, pegue um passeio de Cancun até o Xcaret e negocie com o motorista de levar suas malas e te deixar lá em Playa Del Carmen, fica perto do Parque, vc economiza transfer e fica em um lugar maravilhoso, super rippie chic, e ao lado de Cozumel e Tulun.

    * Arashi: super maravilhosa, porém sem nenhuma estrutura para turistas….talvez vc tenha sorte de encontrar uma perua kombi estacionada na entrada da praia vendendo sorvete – e só! Outra opção e muito comum é fazer churrasco nos quiosques montados nestas praias. Super indico outra praia em Aruba que não pode deixar de ser visitada : Baby Beach.

    * A minha predileta Knip(Curacao): Para mim Deus está ali…..na sua mais perfeita forma….é MARAVILHOSA, porém sem nenhuma estrutura para turistas….leve sua aagua e salgadinhos…. Vale visitar tbém em Curacao Porto Mari, esta sim com mais estrutura….

    Agora vamos esperar para conhecer Bavaro em Punta Cana e na mesma viagem faremos próximo a Miami ( Key West).

    Abs,

    Pena que não consegui pegar Arashi com este visual. Nas duas vezes em que fui, a água estava “espelhada” do sol, dando uma impressão de coloração escura.

    Tenho o privilégio de conhecer 3 dessas praias espetaculares, (Aruba, Curaçao e Los Roques), mas insisto que Los Roques é realmente imbatível.

      Oi, bom dia Sr. Renato
      Vi seus comentarios sobre LOS ROQUES e achei um lugar bem interessante, porem queria saber se la ja tem algum hotel com boa estrutura, nda de muito luxo, mas que tenha um quarto com boa cama, bom banheiro e boa comida…pois pretendo viajar em LUA DE MEL (fevereiro/2012) e achei LOS ROQUES um otimo lugar para quem quer curtir praia, sossego…sem compras, baladas.
      O que me diz ?
      Obrigado

    Depois de conhecer boa parte do litoral brasileiro tive a felicidade de conhecer o Caribe e me apaixonei! Praias maravilhosas, segurança, cultura, conforto e compras (quem não gosta né?!?). Se pudesse ia pro Caribe todo ano, pena que ainda não dá!

    De qualquer forma me sinto muito privilegiada. Das 10 já conheço Aruba e mês que vem, se Deus quiser, visitarei St. Barth, Anguila e St. Maarten. Obaaaaaa!!!!

    Só tenho uma ressalva: pra mim Baby Beach é muito mais bonita do que Arashi Beach. Dos 7 dias que passei em Aruba 3 fiquei em Baby Beach (e do ladinho tem tb Rodgers Beach, igualmente linda!). Fica a dica!

    calma pessoal!! so quis polemizar 1 pouco. é claro q o caribe tem praias belissimas – conheço o caribe cubano. sei tambem da fragilidade brasileira pra receber turistas estrangeiros: falta de treinamento de pessoal, violencia, transporte deficiente etc. mas nao deixem de conhecer (bem) nosso maravilhoso pais, seja praia ou campo

    Rodrigo
    Fui em praticamente todas as prais brasileiras q vc citou e posso dizer que sao belezas diferentes. E p/ quem gosta de viajar, parar de buscar lugares novos eh a propria morte!!!

    Rodrigo Prado,

    Não precisa ficar bravo. Calma. Ninguém disse que não temos praias tão ou mais bonitas que as do Caribe. Estamos apenas comentando e constatando que as praias de lá também são tão ou mais bonitas que as nossas.

    Agora só faltam as “10 praias nota 10” do Brasil… À propósito, acabei de voltar da praia do Toque, que descobri aqui no VnV, e amei!!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito