Caracteres

Minha crônica no Guia do Estadão de hoje.

failwhale

O problema de explicar o Twitter é que o release inicial foi malfeito. Como assim, o Twitter é um “serviço de microblog”? Quem escreveu isso certamente nunca teve blog. As duas coisas podem até ter alguma ligação, mas são tão diferentes quanto o caju e a castanha.

É muito difícil resumir o Twitter numa definição que caiba em 140 caracteres. Basicamente porque o Twitter pode ser, sei lá, mil coisas. O máximo que alguém pode fazer é definir o que seja o Twitter na sua experiência particular. Ou então, num ataque de pretensão, dizer qual seria, no seu entender, o melhor uso do Twitter.

Pois bem. Eu vou dizer qual é, no meu entender, o melhor uso do Twitter.

Para mim o Twitter é o brinquedinho que promove qualquer um à função mais importante da sociedade da informação: a função de editor.

Nunca você teve tanto poder de editar a informação que consome. No Twitter, quem decide o grau de utilidade e de futilidade do que quer saber é você mesmo. Milhares de produtores e distribuidores de informação estão ao seu alcance – inclusive, por que não, os jornais, revistas, sites e blogs de sua preferência.

Quando você decide “seguir” alguém (ou “algum perfil”, no jargão da coisa), na verdade você está fazendo uma assinatura do conteúdo que essa pessoa (“esse perfil”) produz ou distribui. Uma assinatura que pode ser interrompida a qualquer instante, se você parar de achar suficientemente útil ou fútil o que lê.

Do arroto do bebê recém-nascido da sua amiga à morte do Michael Jackson, tudo sai primeiro no Twitter. E só as notícias realmente relevantes – seja a queda do avião no oceano, seja a surra de Melissa Cadore em Yvonne – continuam reperticundo por mais do que algumas horas.

(No Twitter tem de tudo, menos notícia velha.)

Se a essa altura do segundo tempo você ainda não aderiu ao Twitter, é porque deve ter entrado por cinco minutos e não entendido nada. É normal. Mas aceita um conselho? Tente de novo.

Para começar, não precisa escrever nada. Siga (assine) seus amigos e suas fontes preferidas de informação e diversão. Veja quem eles estão seguindo (assinando) e aumente seu cardápio. Preste atenção em quem eles retuítam – a retuitagem é a mais importante forma de edição no Twitter.

Rapidinho você vai entender para que esse troço serve. Aos poucos, você vai disparar menos emails. Vai aposentar os power-points. Vai tornar seu blog mais relevante. E quando se der conta, terá se transformado num editor.

56 comentários

Eu ainda não me entendo por lá. Impliquei, travei, não me achei…desculpaê.
É um MSN coletivo aonda podemos ler as mensagens não enviadas diretamente para nós.
No entanto, Riq tem razão quando diz que aparece muita informação bacana por lá.
Assim, eu mais olho do que participo. Por enquanto.

Riq, o Twitter é mesmo uma ferramenta muito útil. Um exemplo: essa semana, o @aventureiros descobriu o meu blog e disse que ia tuitá-lo. Bastou isso pra quase bater o record de visitantes (só perdeu pro dia q apareceu aqui)!

Mesmo reconhecendo o valor, fui deixando o Twitter de lado, acho que por não poder acompanhar o dia inteiro. É que, sem acompanhar em tempo real, eu acabava só vendo “notícia velha”…

Oi, Riq e trips,

Estou na área de novo. A viagem foi ótima! Em breve farei comentários no post “Hotéis na Alemanha e Alsacia para Lu”, a menos que o Riq sugira outro lugar. Deixa só eu acabar de chegar. Mais uma vez, super-obrigada por todas as dicas, foram super-úteis.

Qto ao twitter, depois de ler esse post, realmente deu vontade de tentar. Tal como algumas pessoas já falaram aqui, tenho receio de entrar e ñ acompanhar, de modo que venho adiando. Mas, acho que agora chegou a hora. Fui lá no site, mas ñ entendi mto bem. Procurei por from:riqfreire e apareceram 3 comentários. É assim mesmo que devo fazer?? Desculpem a ignorância, mas tenho algumas dúvidas, e agradeço se puderem me ajudar:
– tenho que me inscrever, ou só se eu quiser ter seguidores?
– posso só assistir e depois se gostar me increvo? Como faço isso?
– tenho que ter un codinome?
– só p/acompanhar os meus ídolos, tenho que saber o nome que eles usam (p.ex., o Riq é @riqfreire). Como faço p/saber esse @…? Só tenho acesso a isso se a pessoa me der?
– como faço p/me manter informada dos comments dos que quero acompanhar? Existe alguma maneira de isso aparecer numa mesma tela, ou tenho que abrir uma tela p/cada pessoa que queira acompanhar? Ou recebo os comments por e-mail?

    Respondendo:

    – para ter as tuitadas de todos os que você quer seguir reunidas numa mesma página, é preciso se inscrever. Você até pode bisbilhotar quantos você quiser sem estar inscrita; mas daí vai ter que pular de página em página. Você entraria no twitter como alguém que entra em vários blogs, o que tira a praticidade do twitter.

    – sim, você precisa ter um nome que ainda não tenha sido usado.

    – para achar pessoas, clique em “find people”. Escreva o nome da pessoa e vão aparecer todos os perfis assinados por pessoas com o mesmo nome. Então você descobre quem é que você quer seguir. (Pode seguir todos também, não tem problema… depois que você descobrir quem são os falsos, é só dar um “unfollow”).

    – depois que você se inscrever, todas as tuitadas das pessoas que você segue vão aparecer na sua página. É preciso dar “refresh” para ver as mais recentes. Ao é da página você pode clicar em “anteriores” e ver o que você perdeu nas horas/dias em que ficou desconectada.

    Valeu, Riq, vou tentar. Fui no site, mas ñ achei o find people. Ele só aparece na pág que eu esteja inscrita?
    Bjs

    Só aparece o find people depois que você se loga. Se você não fizer perfil não vai aparecer o find people.

    Valeu, Riq,
    VC acha que seria interessante ter um e-mail só p/o twitter? P/evitar spans e outras porcarias…

    Lu, ninguém fica sabendo o email de ninguém no twitter. Pelo email você só recebe avisos se alguém começa a te seguir ou se alguém mandou DM (direct message). Você não precisa subir foto, não precisa pôr seu nome verdadeiro.

    Lu, não dá pra entender o Twitter sem se inscrever e usar um pouquinho. Você não precisa contar pra ninguém que entrou, e se não gostar pode apagar tudo e não deixar rastros. Mas é tudo muito intuitivo, basta um pouquinho de uso.

Muito legal.

Por meio do Twitter me atualizo dos principais assuntos do mundo e também das futilidades. O grande benefício é que eu corro os olhos e acesso os detalhes, caso me interesse.
Para nós, blogueiros, tb é mais interessante ainda. Gostamos de interagir, assim, de maneira rápida, prática e falando de muitos assuntos ao mesmo tempo.
Para os que eu ainda não estou seguindo, vou procurar e seguir!

Façam o mesmo!

Abs.

Oooops!

Viajei na “viajem”!!!! :-))) Meus dedinhos foram mais rápidos do que eu… Quando se trata de digitação, eles têm, praticamente, vida própria!
Vamos consertar a tempo… e viajar na viagem… e somente na viagem… :-))))))

Beijocas,
Gi

Olá.
Acabei de me registrar e estou adorando tudo isso!!! 🙂
Vou viajar e já anotei vááárias dicas.
Como estou prestes a passar dois meses fora, fiquei tão entusiasmada que vou fazer um blog de viagem!!!

Pessoal, vocês são ótimos!

Marcelo,obrigada. Adorei o viaje na viajem!!!

Gislene (Gi)

Discordo: acho super possível e viável se comunicar dessa forma. Exercitamos o poder se síntese tb. E isso, principalmente para as mulheres, é uma maravilha.
Agora, gente posso falar: eu também tenho uma “preguuuuuuuuuuiça” de explicar o twitter. Ele já faz tanto parte da minha vida que nem imagino como era o mundo sem ele.
Quando alguém me solta um “Sabe, eu não entendo esse negócio de twitter, como funciona?” Eu já faço um meio sorriso amarelo e mudo de assunto.

    Paula, acho que um dos problemas do TWT é que, ao dar um reply para várias pessoas, os caracteres dos users CONTAM no total de 140, que já é exíguo. Acho que isso não deveria acontecer, o total dos caracteres dos usuários a quem vc se dirige deveria ficar fora da contagem, bem como certos links – em vez do TWT já reduzir ANTES o link que vc indica, se ultrapassar o limite ele já dá erro. O mesmo para as msgs diretas, que funcionam como um e-mail, mas tb estão sujeitas ao limite. NO LIMITE…
    Abs!

O escritor José Saramago disse o seguinte sobre o twitter:

“é mais uma evidência de que o ser humano caminha para o grunhido”.

Quem discorda ?

    Bom… aparentemente… ahn… só um pouquinho que eu ler de novo o post.

    Bem… se eu entendi direito o que eu escrevi… eu creio que eu discordo, sim :mrgreen:

    Viajante, já até citei essa do Saramago num dos meus poucos twitters (ok, reclamei do TWT, mas critiquei o TWT exatamente no TWT, rsss…) É impossível se comunicar com 140 caracteres.

    Eu não sei se discordo, mas vou adorar se a gente se entender só grunhindo!

    Prolixos, tô fora!

    Eu concordo em tese, e discordo na prática. Vejo assim: eu seleciono quem sigo, portanto escolho aqueles que dão um jeito de ser sucintos na hora de se comunicar e conseguem transmitir o que querem dizer. Mas, se fosse ler aleatoriamente o que rola no Twitter, concordaria 100% com o Saramago… 😉

Preciso derrubar minhas barreiras psicológicas quanto ao Twitter. Já estou lá há um tempão e ainda não saí da fase de ser apenas seguidora. Vou ver se coloco como meta pros próximos dias…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito