Caracas: como é chegar, sair, trocar dinheiro e pegar táxi

Brasileiro costuma tirar de letra qualquer lugar com fama de inseguro — afinal, estamos acostumados com insegurança em nas nossas grandes cidades. Mas em Caracas vale a pena uma dose extra de precaução. Não precisa entrar em pânico; basta seguir os conselhos mais papai-mamãe.

50 bolívares fuertes

CHEGANDO EM CARACAS

O aeroporto

O aeroporto de Maiquetía fica a 30 km do centro de Caracas (entre 50 minutos e 1h30 de trajeto, dependendo do trânsito). Tem dois terminais, o internacional (remodelado) e o nacional (velhinho). Apesar de relativamente distantes entre si (pense aí nuns quinze minutos de caminhada), os dois terminais são unidos por um corredor interno. Não é preciso (= não é recomendável) sair do prédio para ir a pé de um aeroporto a outro.

Desembarque internacional

A ala de desembarque foi recentemente reformada e funciona como você está acostumado. Passe pela imigração, retire sua bagagem.

Desembarque doméstico

Se você vem de Los Roques e vai pegar o vôo de volta para o Brasil no mesmo dia (os vôos da Gol partem às 19h35; da TAM, às 21h45), não saia para o saguão de desembarque. Vire à direita no corredor que há antes da saída e siga em frente, que você vai dar no aeroporto internacional sem precisar sair do prédio. (Mas atenção: se você sair desse corredor para o saguão de desembarque, vai ter que fazer o caminho por fora do prédio.)

Trocando dinheiro

No câmbio paralelo, que é ilegal porém de uso generalizado, 1 dólar vale 10 vezes mais que a cotação oficial. Em todo lugar que atenda o turista você vai encontrar cambistas. Basta perguntar discretamente na recepção do hotel, por exemplo.

Um jeito de correr menos riscos é trocar com um contato previamente arranjado pela pousada ou pela agência que esteja à sua espera.

Assim que você emerge no saguão de desembarque será abordado por um exército de tiozinhos de crachá. Todos vão oferecer transporte (recuse: no, gracias) e câmbio.

Caso você realmente precise trocar dinheiro, atravesse o saguão para um canto mais discreto e aguarde as abordagens. Negocie antes. Deixe separada UMA nota de 100 dólares no bolso; assim você evita mostrar quanto dinheiro tem. (E com menos de 100 dólares a cotação já não seria interessante.)

Mas o melhor mesmo é não trocar nada, combinando um traslado com o seu hotel. (Caso seja apenas o pernoite para seguir no dia seguinte a Los Roques, há dois hotéis que oferecem traslado: o Eurobuilding e o Marriott. Leia mais adiante.)

Pegando táxi

Como eu expliquei no parágrafo anterior, ao aparecer no saguão de desembarque, cansado da sua viagem e arrastando sua mala de rodinhas, você vai ser abordado por senhores distintos de crachá que vão oferecer transporte (e, num segundo momento, câmbio). Nunca aceite transporte dessas pessoas. Existe uma quadrilha de bandidos atuando como taxistas piratas. Pegar um desses táxis é correr o risco de ser assaltado pelo caminho.

Leia mais: Anna, a policial brasileira assaltada num táxi pirata em Caracas

A boa notícia é: os caras são insistentes, mas não há nada que eles possam fazer ante um “no, gracias”. Cruze o saguão. Um pouco antes da calçada exterior você encontrará, bem sinalizado, o guichê do táxi oficial.

Guichê do táxi oficial

Uma corrida até os bairros nobres de Caracas sai o equivalente a 30 dólares no câmbio que o turista consegue obter. Eu não tentei pagar com dólar (já tinha trocado dinheiro), mas não custa perguntar. Se aceitarem, maravilha, porque você se livra de fazer uma operação ilegal a descoberto num lugar perigoso.

Caso você vá para algum hotel da região do aeroporto, a corrida deve baixar para a metade (esqueci de ver a tabela oficial). Mas lembre-se de que os hotéis Eurobulding Express e Marriott Playa Grande oferecem traslado.

Mais uma vez vale desaconselhar chegar a Caracas à noite (vindo, por exemplo, do Caribe), quando você e sua bagagem ficam mais vulneráveis no trajeto aeroporto-cidade.

Los Roques sem pernoite em Caracas

Atualmente, a única maneira de não pernoitar em Caracas nem na ida, nem na volta, é voando Gol. (Informação de julho de 2014.)

Corredor entre os aeroportos

SAINDO DE CARACAS

 Táxi para o aeroporto

Reserve o táxi com o seu hotel com antecedência; na hora pode não haver táxi especial disponível. Desde Caracas, espere pagar o equivalnte entre 30 e 40 dólares (do câmbio negro) pela tabela do hotel.

Estando na Caracas central, saia do seu hotel 4 horas antes do embarque do seu vôo. Sim, eu escrevi 4 horas antes do embarque do seu vôo. Eu já perdi um vôo em Caracas saindo com uma antecedência de três horas.

Taxa de embarque

Desde agosto de 2011, as taxas de embarque já vêm embutidas nas passagens. Não é mais necessário pagar a taxa no guichê, em bolívares.

Taxa de embarque nacional, 38 bolívares fuertes

Saindo de Los Roques para seguir viagem no mesmo dia para o Brasil

Venha no vôo da manhã. Eu sei, você vai perder um dia perfeito de praia. E vai amargar uma tarde inteira no aeroporto de Caracas. Mas não é bom depender do último vôo nem vir com tempo exíguo demais entre vôos.

Usando Caracas como base para ir a Aruba e Curaçao

Na grande boa? Faz isso não, camaradinha. Tem vôo direto do Brasil. Dá pra ir por Bogotá. Dá pra ir pelo Panamá. Para que se arrumar todo esse perrengue?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia também:

    Caracas: onde ficar

    Passeando: um dia em Caracas

     

    111 comentários

    Olá,

    Eu e minha família estamos planejando nossa viajem para as férias de junho de 2014, e estamos certos de que Los Roques é de longe a melhor opção!!

    Porém não vi até o momento comentários a respeito de crinças na ilha. Vocês viajantes recomendam essa viajem a famílias com crianças?

    Pretendo ficar 10 dias na ilha, ouvi falar bem da Pousada Guaripete. Alguém sabe se os quartos comportam 2 adultos e duas crianças?

    E completando o post anterior, estou também tentando cotar passagens pela TAM para Caracas e infelizmente não estou conseguindo, alguém sabe se a CIA não está mais operando neste trecho?

      Olá, Luana! Outro leitor já tinha indicado que não há vôos para Caracas no site da TAM a partir de março, mas não há nenhuma notícia a respeito do fim da rota.

      Cada família conhece suas crianças. Se seus filhos se contentam com praia sem aditivos (piscina, tobogágua, recreação), você pode considerar.

      Contacte a pousada sobre acomodações.

    Caríssima Boia,
    Estou pesquisando voos para Caracas pela TAM, mas parece que eles vão extinguir o voo direto GRU-CCS (eu não encontro datas em março próximo, p.ex.), deixando o voo a cargo da LAN, com escala . Você (ou o comandante) sabe de algo?

      Olá, Paulo! Não estamos sabendo, não. Mas a sua suspeita faz sentido; março já está aí e deveria ser possível reservar pelo site.

    tenho 15 mil bolivares. alguém sabe como posso trocar no Brasil?

      Olá, Marcio! Rapaz, você pode até tentar vender para alguém que esteja indo à Venezuela, mas fora isso não existe mercado para moedas fracas no Brasil não.

    Oi a todos. Duvida de hospedagem em Caracas, me ajudem?

    Comprei passagem Brasil Caracas, já tenho pousada em Los Roques, mas agora soube que por falta de lugar Caracas – Los Roques terei que passar 1 dia e meio em Caracas.

    Para o pernoite inicial, havia reservado o hotel MIRAMAR. Agora fico na duvida se mantenho o MIRAMAR ou não.

    Questões:
    Ouvi dizer que a região é perigosa a qualquer hora, a praia nem tão linda, mas tem um bom custo x benefício e fica próximo ao aeroporto para quem não gosta de acordar cedo, tem restaurante, piscina…

    Não tenho pretensões de city tour de 24h em Caracas quero mesmo é chegar logo em LR.

    MIRAMAR ou não MIRAMAR? Palpites, considerações, dicas?

      Olá, Regina! Realmente a praia nessa região não é convidativa, não. Leve um bom livro, aproveite a piscina do hotel.

    Isla margarita é interessante, mas as praias de Los Roques são mil vezes mais bonitas… mas não é lugar de baladas, se é o que te interessa

    Olá Vitor!
    Caracas é uma cidade grande e urbana, com todos os tipos de problemas que cidades assim tem.
    Merida é uma cidade colonial, com o maior teleferico, mas quando fui estava fechado, sugiro verificar as datas de funcionamento, pois a viagem entre Caracas e lá é bem longa e cansativa. Apesar de interessante não tem muitos atrativos.
    Trocaria fácil Isla Margerita por Los Roques, mas 5 dias acho muito.
    Puerto Ordaz não conheci.
    Minha sugestao é ir a Calama, visitar o Salto Angel, maravilhoso.
    E já que é pra dar pitaco minha sugestão de roteiro seria.
    Dormir em Caracas (se der pra evitar melhor) -Los Roques – Puerto Ordaz (é possivel que haja voo direto, se não até iria por Isla Marguerita – tem que pesquisar) – Calama (unica forma de acesso é por avião) – Caracas.

    Estou indo à Venezuela com um amigo agora no final de setembro para passar 2 semanas. Bolamos um roteiro que seria assim:

    1 noite em Caracas (na chegada)
    1 noite em Mérida
    2 noites em Puerto Ordaz
    5 noites em Isla Margarita
    1 noite em Caracas (na saída)
    2 noites no bus-cama no trajeto Caracas/Merida/Caracas

    O que vcs acham desse roteiro?

    Incluí Mérida, pois parece ser uma cidade universitária bem agradável e é onde está um dos maiores teleféricos do mundo.

    Como não é uma viagem de casal, optei por Isla Margarita ao invés de Los Roques. Ou vcs acham que Los Roques não é só pra casal e que é muito melhor do que Isla Margarita?

    Tive que por Puerto Ordaz no roteiro pq meu amigo nasceu e morou lá até os 4 anos de idade e agora ele quer visitor a cidade natal dele!

    Este roteiro não é definitivo! Aceito e preciso de ajuda!!!

    Obrigado!

      Olá, Vitor! Ilha Margarita é um destino de praia com praias bonitas mas nada diferentes das que você acharia no Brasil. Já Los Roques tem o tom de mar mais bonito que você pode encontar no Caribe.

      Estou compartilhando sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

      Victor, tudo o que conheci da Venezuela (fora uma noite de hotel perto do aeroporto em Maiquetía) foi Los Roques – e arrisco dizer que é pecado deixar o arquipélago de fora em qualquer viagem pelo país. Los Roques não é só para casal, não – eu mesma fui com amigos, e vimos vários grupos de pessoas na mesma situação. Passei 3 noites, que foram suficientes para mim. Mas conversamos com pessoas que passaram uma semana ou mais – tudo depende do seu gosto por sol, mar, praia, mergulho… 😉

      Victor, acabei de voltar de Los Roques. É o paraíso na terra. Fiquei 8 noites e já estou planejando o meu retorno. Não é um destino só para casais. Na minha pousada tinham muitas pessoas q faziam kitesurf e estava sozinhas, tinha tb um alemão sozinho. Conheci muitos grupos de amigos. Tem alguns bares e vi uma boate. Fui, mas sentia sono cedo devido aos dias de sol, mar, mergulhos e snorkel. É imperdível! O lugar mais lindo que já vi, e olha que já estive em 3 ilhas do Hawaii, Grécia, Califórnia e Menorca. Não deixe de ir!

    Oi Ricardo,
    Tive uma conexão em Caracas e tinha decidido ficar no Marriott Playa Grande pois li no site que tinha transfer incluso. Alguns dias antes mandei um email confirmando minha reserva e se realmente tinham translado. Para minha surpresa eles não fazem esse tipo de serviço e que eu deveria pegar taxi. Fiquei bem chateada e decidi por uma outra pousada que apesar de não chegar aos pés da qualidade desse hotel, pelo menos faziam esse serviço. O nome é Café Mar, que foi recomendado por um outro Hotel que havia escolhido mas nao tinha vaga, Catimar, que tambem fazem o serviço de translado incluso. o café mar é muito simples, limpa, wifi, toalhas e roupa de cama, sem café da manha, mas com uma padaria na rua de trás, que por sinal é na rua do Marriott. Gostei do atendimento da recepcionista que foi muito paciente pois não falo espanhol e com os motoristas que fizeram meu translado.
    E outra coisa que acho importante mencionar, o cambio nao destroca a moeda/bolívar. Se for preciso trocar dinheiro é melhor trocar bem proximo do que irá precisar, pois eu troquei a mais e acabei tendo que comprar coisas no duty free que nao precisava.
    Fica dica.
    Obrigada pela atenção.

      Obrigada pelo feedback, VAnessa! Vamos corrigir. Mas asseguramos que à época do texto o hotel oferecia o serviço. (O Ricardo Freire se hospedou lá.)

    Olá,

    voltei de Los Roques em maio. A taxa de embarque já estava incluída na passagem, porém, houve um reajuste no valor (agora paga-se 55 bolívares)e tive que pagar apenas a diferença no aeroporto!
    Quanto a troca de dinheiro, eu cambiei apenas US$100,00 no paralelo e durou a semana toda que eu fiquei em Los Roques!

    Vou em maio/2013 para los roques. Meu voo chega de manha em caracas, entao vou no mesmo dia para los roques, sem pernoitar em caracas. Fechei tudo com o giorgio da pousada acquamarina. Mas o que me preocupa é como trocar os dolares no aeroporto de caracas. Tenho medo de dar problema. Para trocar no cambio oficial, tem uma casa de cambio no aeroporto de caracas? Ou eu pagaria as taxas de embarque para los roques e de entrada no parque em dolar mesmo? As dicas do ricardo sao demais. Virou meu guia de viagens. 🙂

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito