Cancún, Playa del Carmen, Tulum e Chichén-Itzá: a viagem da Mit 1

Cancún, Playa del Carmen, Tulum e Chichén-Itzá: a viagem da Mit

A Mit foi em agosto para a Riviera Maia e fez uma viagem muito bacana: combinou uma semana de pacote com uma semana por conta própria. Adorei o fidibeque sobre os lugares (até porque fecha totalmente com o que eu penso, haha), mas acho que o mais útil de tudo é o balanço da Mit sobre a divisão de dias e sobre que passeios ela fez a partir de cada um dos lugares. Vai pela Mit:

Tulum, México

Texto e fotos | Mit

Viajei para o México de 16 a 30 de agosto de 2011. Voei pela Copa (pontualíssima). Na primeira semana estávamos apenas eu e uma amiga. Na segunda mais duas se juntaram a nós em Cancún.

Montei quatro bases para visitar os lugares: Chichén-Itzá, Tulum, Playa del Carmen e Cancún.

Alugamos um carro para retirar em Cancún. O carro era da Hertz, deu tudo certinho.

Chichén-Itzá (2 noites)

Chichén Itzá

HospedagemVillas Arqueológicas. Gostei muito! Hotel praticamente dentro do sítio arqueológico. Charmoso! Por causa da chuva o wifi estava indisponível e não há computado; como foi o 1º dia só achamos ruim de não poder dar notícias aos familiares. Mas Valladolid é pertinho e a lan house era bem baratinha, fomos no dia seguinte. Restaurante com comida gostosa, pena que não tivemos tempo de experimentar mais!

Passeios: o sítio arqueológico, mais o cenote Ik Kil e a cidade colonial de Valladolid.

Descubra a sua praia

Tulum

Tulum (3 noites)

Tulum

Hospedagem: Lo Nuestro Petit Hotel. Gostei. A dona é pura simpatia, a decoração é bem rústica e aconchegante, o café mexicano com canela e torradas servido de manhã é simples (minha amiga apaixonou pelo café que é bem diferente do nosso). Chuveiro estranho e ar condicionado barulhento — não sei se era só o nosso, mas não me arrependo! Se tivesse mais tempo eu trocaria para experimentar outro. Em Tulum dá vontade de ficar nela toda! Cidade gostosa! Como o Riq diz 🙂

Passeios: ruínas maias de Cobá, cenote Dos ojos, reserva ecológica Sian Ka’an, parque Xel-há.

Playa del Carmen (2 noites)

Hospedagem
Marina Sabina Backpackers Hostel (fechado).

Tem opções ótimas de hotel em Playa e com preços bons, eu é que queria ficar num hostel!

La Zebra, Tulum. Foto: Erica de Paula

Passeios
Parque Xcaret, festa à noite em Playa e, claro, a própria cidade.

Cancún para indecisos

Cancún (7 noites)

Cancún

Hospedagem: Great Parnassus (resort). Gostei. Restaurantes bons, praia uma delícia de calma, $5 dólares pra acessar a net por 30 min., wifi $15 por 24h (pra mim foi absurdo). Ah! esqueci meu biquini lá e eles fingiram que não e nem responderam meu email. (Biquini de Brasil vale mais que reputação!¬¬ rss). É no km 16.9 quase final da zona hoteleira, pra quem gosta de “zanzar” melhor ficar mais perto do centro, o que também não te impede de pegar um ônibus confortável e vazio, na maioria das vezes com ar-condicionado em que o motorista te espera se te vir, e olha que ele te vê de longe. O Ricardo já falou sobre em que km do Boulevard Kukulkán ficar aqui.

Passeios: Akumal, centro da cidade, shoppings, night, volta a Playa del Carmen.

Antes de reservar

Hotel em Cancún

Balanço final

Playa del Carmen

Se eu tivesse pesquisado antes de fechar o pacote, CVC de 7 noites em Cancún, teria feito bem diferente. Ainda bem que resolvi ir por minha conta uma semana antes, foi o que salvou minhas férias! Sete noites só em Cancún é demais numa viagem de 15 dias! Dentro desses dias em Cancún fui pra Akumal e voltei a Playa, o que confirma que all inclusive não vale a pena para quem gosta de explorar.

Pra mim, 4 noites em Cancún seriam mais que suficientes (considerando 15 dias em circuito pequeno). Uma para conhecer a noite, outra para conhecer as praias e outra para passear pela da cidade, inclusive pelo centro que os guias não recomendam, uma bobagem tamanha porque vale a pena e é menos perigoso que Belo Horizonte (entrei num cassino, comprei em lojinhas, entrei em supermercados e achei ótimo). E ainda sobraria outra noite pra repetir algum programa; eu iria ao La Parrilla comer e ver os mariachis.

Distribuiria as outras 3 noites em Playa e Tulum que são ótimas bases para conhecer muitos lugares e curtir uma boa praia.

Espero que esse relato contribua com algum planejador de viagens, porque ler o VnV e seus parceiros contribuiram pra minha viagem maravilhosa! Eu queria 30 dias a mais pra continuar por lá!

Obrigadíssimo pelo relato supermeticuloso, Mit! Relate sempre, por favor! 😀

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    Cancún

     

    Comentários

    Tatiana Ozores
    Responder

    Estou indo para México em novembro com minha mãe. A prioridade é ficar curtindo a praia. Minha mãe tem 75 anos e pouca mobilidade. Gostamos mesmo de mar bonito e pegar sol. Vamos a um show em Cancun, pensei em ficar num all inclusive. Minha duvida é se vale a pena ficar todos os 7 dias em Cancun com ela ou ir para outra praia, Riviera Maya ou Playa del Carmen, que o mar seja bonito e menos muvuca.

      A Bóia

      Olá, Tatiana! Playa del Carmen perdeu muita areia nos últimos anos por causa da erosão. Ficando em all-inclusives você só vai ter a muvuca normal do hotel. Há bons all-inclusives ao longo da Riveira Maya também, em terrenos maiores mais isolados do que os de Cancún.

    Juliana
    Responder

    Muitíssimo obrigada pelo seu relato. Tenho uma noite livre na minha viagem e com ele decidi ir para Valladolid e conhecer os arredores. Excelente ideia.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito