Nova York: uma caminhada por Village, Soho e Lower East Side
Quando os néons e LEDs de Times Square começarem a cansar a vista e você precisar tirar uma folga das multidões das calçadas de Midtown, é a hora de passear em Downtown. Na parte baixa de Manhattan os prédios são baixos e a densidade demográfica é mais encarável.
E se você é desses/dessas que curtem garimpar lojinhas diferentes, bares e cafés transadinhos. Depois de uma caminhada por Village, Soho, Nolita, Bowery e Lower East Side, talvez você não queira nunca mais sair daqui…
Este é um roteirinho para começar entre o meio e o fim da manhã. Sem muitas paradas, em duas horas tá tudo feito. Mas se você se entusiasmar, um dia inteiro não será o suficiente.
Greenwich Village
Comece na Washington Square, uma praça com status de parque que fica no final (ou melhor: no início) da 5a. Avenida, à altura do que seria a rua 8 (mas no Village as ruas não são numeradas).
É fácil de reconhecer pelo arquinho do triunfo bem em frente à 5a. Avenida.
A New York University (diga sempre NYU — “enuaiú”) tem seu campus principal nas redondezas, então a praça está sempre animada.
Desde os anos 60 o Village é um reduto alternativo em Manhattan. Hoje a boemia do bairro já migrou para o East Village (para lá da Broadway, em direção à 3a. e 2a. Avenidas).
O lado mais bonitinho é o West Village (melhor visitado num passeio combinado com o Meatpacking District; vou fazer um post sobre isso). Mas esse miolinho histórico é superdivertido de percorrer, pois conserva lojinhas, cafés e restaurantes cheios de personalidade.
Dê uma voltinha pelos quarteirões ao sul da praça (do lado oposto ao do arco do triunfo) e use a Thompson ou a Sullivan como eixo para atravessar a Houston e chegar ao Soho.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para Nova York e outros destinos no exterior
Soho
Soho é a abreviatura de “south of Houston” — ou seja, ao sul da rua Houston (diga: Ráuston) que você acabou de atravessar. O bairro surgiu no meio do século 19, com prédios que faziam uso de estruturas de ferro fundido.
Nos anos 70, decadente, o lugar foi adotado por artistas, que inventaram ali o conceito de “loft”. No fim dos anos 80 se tornou endereço de galerias de arte e grifes de vanguarda.
Hoje em dia o Soho tem um comércio mais convencional, com lojas de rede e restaurantes comportados. Mas continua um lugar interessante para passear e ver vitrines. Use a Prince como eixo principal e bata em revista as transversais e paralelas.
Nolita
Cruze a Broadway (que neste trecho está cheia de lojas que oferecem marcas como Levi’s e Converse a preços parecidos com os dos outlets) e em três quadras você chega a Nolita (“North of Little Italy”).
Nas ruas Mott e (sobretudo) Elizabeth você vai encontrar lojinhas, restaurantinhos e barzinhos no estilo que encontraria no Soho de quinze anos atrás.
Querendo aproveitar a viagem para dar um rolezinho por Little Italy, é só andar uma ou duas quadras para a direita. (Na esquina de Mott e Spring fica a Lombardi’s, primeira pizzaria de Nova York.)
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Bowery
A Prince termina na Bowery, uma rua onde não param de abrir lugares da moda.
Lá fica o modernoso New Museum (fechado para obras, com previsão de reabertura no início de 2025) — este cubo assimétrico brancão da foto mais acima (visto da última quadra da Prince).
Mala de bordo nas medidas certas
Lower East Side
Use a Stanton como seu novo eixo. Cruze a segunda avenida e seja bem-vindo ao Lower East Side.
Abreviado como LES (mas nunca pronunciado desta forma), o Lower East Side é um antigo reduto de imigrantes que vem se transformando vertiginosamente. A noite de lá já é uma das mais animadas de Manhattan. De dia vale a pena caçar lojinhas independentes, com pit stops para reabastecimento no café ou barzinho que lhe apetecer.
E se quiser terminar a caminhada com um programa cultural, reserve antecipadamente uma visita guiada ao Tenement Museum, que reproduz as condições de moradia dos imigrantes do início do século 19.
O clássico do bairro é a Katz’s (Ludlow esquina E Houston), gigantesca deli judaica cujo que serve o melhor pastrami da cidade.
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers para sair dos aeroportos – agende com a Viator
- Ingressos para atrações e espetáculos – encontre na Get Your Guide
90 comentários
Olá! Acompanho as dicas de vcs e já fiz viagens maravilhosas com as informações do site.
Estou indo pra NY na próxima semana e quero fazer um passeio pelo High Line Park, depois que eu sair do Soho. Qual é a melhor maneira de chegar lá e qual é a melhor entrada e saída do Park? Obrigada!
Olá, Leticia! O melhor é ir antes ao High Line. De lá você atravessa o West Village e chega ao Village, emendando com o passeio descrito acima.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/nova-york-um-passeio-por-chelsea-meatpacking-e-west-village/
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/high-line-nova-york/
Obrigada! Então vc acha que posso entrar no High Line pela escada da rua 18 à altura da 10a avenida? Vou estar perdendo algum trecho mais bonito até a 30?
Pensei em subir nesta e descer na Gansevoort para depois seguir pela Hudson até o Soho. O que acha? Muito obrigada pela ajuda, novamente.
Olá, Letícia! Recomendamos fazer a travessia inteira do parque, não importa por que ponta você entre.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/high-line-nova-york/
Ok, muito obrigada! Vou subir na 30 com a 10a. e andar o Park todo.
Leticia,
Eu adoro esse trecho que você escolheu.
https://raphinadas.blogspot.com.br/2013/04/museum-mile-e-chelsea-dia-5-roteiro-de.html
gostaria de algumas dicas de bares /restaurantes com jazz ao vivo em new york se nao for abusar de sua gentileza(ou algum site que pudesse pesquisar). Estarei no flatotel de 1 a 7 de nov/2012 . grato e parabens p/ dicas de N.Y.
Tem o Blue Note no Village. A música é boa, mas acho que talvez seja um pouco lotado.
Olá, Rogerio! Nossos leitores indicam apresentações de jazz em Nova York aqui: https://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/nova-york-links-e-posts/comment-page-3/#comment-216697
Ola, sempre acompanho as dicas de vocês antes de qualquer viagem, e agora estou com uma duvida e gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Vou para NY em dezembro com meu marido e dois amigos e estamos pensando em alugar um apartamento super bacana no East Village, entre as avenidas 2 e 3, mas como e a nossa primeira vez em NY estamos com duvida quanto a localização. Será que alguém pode nos ajudar?
Obrigada!!!
Olá, Michelle! É uma região bastante animada, com um quê alternativo.
Olá,
valeu pela Dica anterior!!
Como nossa viagem vão ser apenas 3 dias e vou estar com minha filha de 6 anos… estou pensando no seguinte:
1 º dia :(vamos chegar as 9horas da manhã)
– Rockefeller Center
– Times Square(Toy US’R)/broadway
– Empire State Building
*sugeres alguma ordem saindo do hotel(54th com 6th)
2 º dia inteiro
– Ground Zero
– soho
– Village
3 º dia inteiro
– Central Park Zoo
– Museu História Natural
– 5th avenida
O que você acha?!
Obrigada!!
Olá!!
Adorei seus posts!!
Vou agora em setembro p/ NY com minha filha de 6 anos, mas quero muito conhecer o Soho e Village. Como eh minha primeira vez e só vamos passar três dias…
Roteiro do dia – soho/village:
1.Battery Park 2. Ground Zero/ 3.Soho(Prince St e Spring St) 4. Village(Bleecker)
Dúvidas:
– Vale a pena ir Battery Park e Wall Street?
– Dá pra fazer isso a pé com criança??
– Quais são as melhores ruas no roteiro(Ground Zero p/ Soho e Village)
Obrigada!!
Olá, Ge! Do Ground Zero para Soho e Village venha pela West Broadway. Mas é uma caminhada puxada para fazer com criança.
Olá a todos!
Alguém tem alguma dica de restaurante “trendy” no LES para ir à noite, para um jantar romântico, e que seja situado no meinho do burburinho? Tenho visto algumas dicas de restaurante tipo budget ou tipo deli mas não era exatamente isso que eu estava procurando. Gracias!
Olá, Marcelo!
No LES vá ao DBGB de Daniel Boulud: https://www.danielnyc.com/dbgb.html
Valeu Bóia! Você, como sempre, rápido no gatilho!
Abç!
Caro Bóia,
Sem querer abusar mas já abusando, vi no site do DBGB que eles próprios se consideram no Village e não exatamente no LES (já inclusive fiz a reserva nele para um outro dia).
Revendo o roteiro do Comandante, fiquei a imaginar se não teria algo nessas características no coração mesmo do LES, tipo nas Stantton, Ludlow ou Orchard.
Desde já agradeço a quem puder ajudar!
Abs.
Olá, Marcelo! Bowery é do lado do Lower East Side e mais bacana que o Lower East Side.
O Ricardo Freire não tem nenhum restaurante em LES pra indicar. Mas a NYMag e a Time Out têm:
https://www.timeout.com/newyork/things-to-do/lower-east-side-1
https://nymag.com/srch?t=restaurant&N=265+196+336&No=0&Ns=nyml_sort_name%7C0
https://www.timeout.com/newyork/search?section=restaurants&keyword=&nodes%5B%5D=&location=209
Grazie mille, amigo Bóia!
Se ainda estiver em tempo:
Stanton Social: thestantonsocial.com
Para algo mais light (nao romantico, mas mais cara de ir para conversar com amigos):
Spitzer’s Corner: http://www.spitzerscorner.com (Excepcional selecao de cervejas)
Shiller’s: http://www.schillersny.com
Inoteca: http://www.inotecanyc.com
Ah, em frente a Katz’s tem o Il Laboratorio del Gelato onde fui algumas vezes e sempre gostei dos sorvetes de lá.
Vou viajar com o meu filho de 6 anos, vc acha que o New Museum será um lugar legal para levá-lo?
Ficarei na 49st com a Broadway, a melhor maneira de chegar lá seria de metrô? Muito obrigada pelas dicas.
Olá, Paula! O New Museum é um museu adulto que por acaso está apresentando, até o dia 22 de janeiro, uma exposição de Carsten Höller que interessa a crianças, porque tem um mega-escorregador.
https://www.newmuseum.org/exhibitions/449/carsten_hller_experience
Normalmente o museu mais indicado para crianças em Nova York é o Museu de História Natural.
Chega-se a qualquer lugar de Manhattan de metrô. Com criança provavelmente seja mais jogo ir de táxi.
A Bóia está corretíssima. Se for antes do dia 22 seu filho vai adorar o New Museum. Eu sou membro e fui hoje, estava cheio de crianças que visivelmente estavam se divertindo. Porém, prepare-se que est’a ULTRA lotado, filas enormes em todos os cantos. Eu que sou membro pulei algumas filas mas ainda assim foi complicado.
Da 49 com Broadway para o New Museum, o mais facil seria pegar a Linha N Na 48 (muito proximos) e descer na Prince St, mas há tambem alternativas mais expressas como a linha D. Depois de um tempo vc vai se encontrar. Usando o google maps é possível ver as rotas e o tempo estimaro.
Outra coisa, na Lafayette com a Prince há o Delicatessen NYC (acho que chamava Macbar), onde comi bem várias vezes.
Estou embarcando pra NY daqui a tres dias. Ficarei hospedada em apto que aluguei de frente pra Tompkins Square ( lower east side). Valeram as dicas!! Nao vejo a hora de bota-las em pratica!!
Ricardo
fiz esse roteiro e amei!!! recomendo! voltei de NY tem uma semana!
simplesmente fiquei com gosto de quero mais!