2x Cajón del Maipo: de ônibus de linha e em tour organizado
A Luiza e a Benahia passaram o dia em Cajón del Maipo, mas fizeram passeios bem diferentes — e viram paisagens distintas, também. A Luiza foi de ônibus de linha e se aventurou pelas trilhas do cânion El Morado. A Benahia contratou um tour para curtir, sem pressa, as águas termais de Baños Colina.
Vai por elas:
O passeio econômico da Luiza: trekking por conta própria
Estou em Santiago desde 6 de janeiro, e como estou na casa de uma amiga, ela tem me orientado para os passeios de forma que eu consiga fazer tudo de modo muito mais econômico. Fiz o passeio de El Morado, por conta própria, de ônibus.
Pesquisei passeios guiados, tudo muito caro, entre 50.000 e 80.000 pesos chilenos. Levando em consideração que a entrada para o parque custa 2.000 pesos (mais ou menos R$ 8), considerei desnecessário gastar tanto. Como eu só queria fazer o passeio no Monumento El Morado, descartei a hipótese de pernoitar por lá. Para ir de ônibus é bem simples.
Chegada em Baños Morales
A linha de ônibus comuns Turmaipo reserva um ônibus para o destino Baños Morales (onde fica El Morado, as águas termais e o vulcão).
De outubro a 1 de janeiro, só tem ônibus aos sábados, domingos e feriados.
A partir de primeiro de janeiro e até 15 de março, sai um ônibus todos os dias.
A saída é no Terminal de Metrobuses Bellavista de la Florida (penúltima estação da linha 5 do metrô). O valor de ida e volta das passagens é 8.000 pesos. A saída do ônibus do terminal é às 7h30, pontualmente (só sai um ônibus com esse destino por dia).
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
No fim da tarde, esse mesmo ônibus volta de Baños Morales às 18h. Quem preferir pegar o ônibus em Puente Alto, nas proximidades da estação de metrô Las Mercedes, o ônibus passa às 7h50, aproximadamente.
Por San José de Maipo passa mais ou menos às 8h30 e chega a Baños Morales aproximadamente às 10h. Mas não vá esperando por um ônibus de viagem… É um ônibus urbano comum, dos pequenos (micro), azul e branco, escrito “Metrobus”, e o número dele é MB-72.
Caso a pessoa queira chegar ao Terminal de Buses ou a Puente Alto utilizando o metrô, basta ver a localização do hotel em relação à linha do metrô, e simular o trajeto no site.
Para fazer o trekking em El Morado, use roupas leves, boné, leve muita água, um lanche leve, frutas, e não deixe de usar bloqueador solar fator 50. Pense que vai caminhar por, pelo menos, 4 horas, num lugar árido e sem nenhuma árvore onde possa se proteger do sol.
Mesmo utilizando bloqueador solar, fiquei com a marca da camiseta no braço. Na volta ventava muito, e um hidratante labial também vai muito bem. Minha filha de 13 anos foi comigo, e a recomendação do guarda, na entrada, é de que não andássemos além do lago, que fica a 6 km.
A subida não é fácil para quem é sedentário, e tem ainda os efeitos da altitude.
Acho que essas informações são ideais para quem gosta de caminhar e gastar pouco. Este é, de fato, o “caminho das pedras”.
O passeio relax da Benahia: banhos termais em tour organizado
Também fui para Santiago agora em janeiro e faltando uns dias para viagem descobri Cajón del Maipo. Queria muito ir a Baños Colina e achei um anúncio de excursão com a Manzur Expediciones . Resolvi arriscar e reservei as vagas por e-mail.
Valeu muito a pena! E pelo que li no comentário da Luiza, acho que o preço que paguei foi bem abaixo das outras excursões.
Em Santiago, fiquei no Ibis Providencia, e o local de encontro com o Manzur era em frente à Plaza Italia, no metrô Baquedano. Super perto do hotel, eu e meu namorado fomos caminhando na ida e na volta até o ponto de encontro.
Trajeto a Baños Colina
Eles estavam lá no horário marcado. Fiquei com medo de ser uma van velha ou algo do tipo, mas a van era nova, confortável, deu para dormir na volta (na ida tem que ir acordado, pois a paisagem vale a pena e até encontramos uma llama no meio do caminho, já no parque).
A van nos deixou lá nas piscinas termais às 11h e voltou às 16h. O lugar é lindo, as piscinas estavam bem cheias pois era um domingo e estava muito sol. Aliás, não tem sombra no local, nenhuma, igual a Luiza falou, nem uma árvore, então tem que levar protetor, chapéu, camisa, tudo que puder proteger para não queimar muito. Lá em Baños Colina tem banheiro e ducha, para quem quiser trocar de roupa depois. O banheiro não é dos mais limpos, mas ajuda.
Muita gente passando lama na cara, relaxando nas águas, foi um passeio bem diferente do restante da viagem em Santiago, Viña e Valparaíso. Gostei muito e recomendo o Manzur Expediciones. Paguei 16.000 pesos por pessoa (a entrada nas piscinas custa 8.000 pesos e já está no pacote).
Um grupo de americanos que estava na mesma van foi para fazer trekking. Eles pagaram $4.000 a menos ($12.000 no total) porque não entraram na área de Baños Colina. A van deixou o grupo deles um pouco antes da entrada das piscinas. Um outro grupo que estava com a Manzur, mas em outra van, levou bicicleta e também ficou um pouco antes da entrada, pagando menos.
Paramos no caminho em uma casinha bem típica para ir ao banheiro e comer, era uma espécie de bar. O caminho é realmente bonito de apreciar.
Bom, é isso. Saímos 8h da Plaza Itália e chegamos por volta das 19h. Baños Colina é bem no alto, então fica a 3 horas de Santiago. Acho que é uma ótima dica para quem ficar em Santiago.
Adoramos os passeios, Benahia e Luiza!
Em Cajón del Maipo também está a represa Embalse El Yeso e há outras muitas atividades para escolher, como rafting e cavalgadas. Pode valer, inclusive, o pernoite, como relatou por aqui a Joana. Quem preferir, pode ir até lá dirigindo. Mais informações no site oficial.
Leia mais:
- Cajón del Maipo em carro alugado, no inverno
- Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
64 comentários
Obrigada! Tentei entrar em contato com a MANZUR EXPEDICIONES, mas não tive resposta, então preferi arriscar ir por conta própria, mas como só gostaria de ir nas termas, não sei se vale a pena ir de transporte público.
Olá, Viviane. Se você quer mesmo ir só nas termas, não há transporte público. Este vai só até Bños Morales, local em que, segundo informações que tive por lá, as águas nas piscinas naturais estão frias. Para banhar-se em águas quentes e muito agradáveis, você deve ir até Baños Colinas. Fui com um brasileiro que vive em Santiago: Henrique, whatsapp +569 78280988. Conforme comentário da Simone, é bom se planejar com antecedência para não perder a oportunidade de curtir momentos incríveis.
Bom dia, gostaria de uma informação: gostaria de arriscar e ir de ônibus convencional para o passeio de Cajón del Maipo, mas como só pretendo ir para as termas, queria saber se o ônibus para na entrada e precisamos fazer o caminho a pé que foi comentado de aproximadamente 4 horas até chegar nas termas, ou tem outro acesso sem precisar fazer a parte do trekking?
Olá, Viviane! Infelizmente dependemos dos leitores que fizeram este passeio para responder. O ideal é tentar repetir os roteiros exatamente como foram descritos.
Olá estou no em Santiago a 7 dias, e decidi ir a cânon del maipo. Entrei em contato com a MANZUR EXPEDICIONES, combinei com eles com dois dias de antecedência, até ai tudo bem, fui no local marcado as 8 horas, havia muitos brasileiros já esperando, conversamos e as 8 e 30 chegou o motorista da van. Quando o grupo chegou até a van percecebemos que não caberia todo mundo. O motorista vez alguns telefonemas e encheu a van, sobraram 11 pessoas do lado de fora, ele nos disse que viria uma outra van em dez minutos nos buscar. Ficamos uma hora esperando e nada de van. PORTANTO NÃO RECOMENDO A MANZUR EXCURCIONES, mas deu errado para 11 e deu certo para os que embarquaram.
Olá Ricardo. Gostaria de fazer um post sobre o Cajón del Maipo no seu blog. Acabei de ir lá no período do natal. É um passeio imperdível
Abraços
Olá, Vanessa! Recebemos relatos no endereço redacao arroba viajenaviagem ponto com 🙂
Olá Boía.
Quando estava decidindo visitar Cajón del Maipo foi muito bom tudo que li aqui. Minha intenção não era bate volta, então procurei muito para ver onde era melhor e hospedar. Aí encontrei o Lodge Andino. Foi maravilhosa minha hospedagem por lá. Por isso vim aqui deixar o link https://viajandocomsy.com.br/lodge-andino-cajon-del-maipo-chile/ . Ficando por lá fiz vários os passeios :El Morado, El Yeso, Banõs da Colina. Ainda não postei os passeios, mas quem quiser tirar as duvidas pode perguntar. Em breve vai estar tudo pronto. Recomendo muito este lugar. Foi lindo!! Fiz em setembro de 2014. Ainda peguei muita neve em El Morado.
Obrigada por tudo!
Boa tarde
Gostaria de saber se ha possibilidade de visitar Cajon del Maipo em Julho alto inverno e o que poderemos fz? ou que encontraremos neste lugar? Obrigada
Olá, Eloiza! Consulte este relato: https://www.viajenaviagem.com/2013/11/cajon-del-maipo-inverno-carro-alugado
Bom dia estive lendo algo sobre Cajon del Maipo me pareceu que não é aberto no período de inverno (pretendo ir em Julho isso procede?
Olá, Eloiza! A Simone visitou Cajón del Maipo no inverno. Veja o relato: https://www.viajenaviagem.com/2013/11/cajon-del-maipo-inverno-carro-alugado
Eu fiz o trekking e recomendo!
Não é fácil, pelo menos para mim não foi, devido a altitude. Fizemos 6km em quase 5hs de caminhada, o que costumo fazer em 1h todos os dias.
Para chegar ao local fechamos com um motorista que faz transfer em Santiago, como estávamos em dois casais não saiu caro e a melhor parte – ele ficou nos esperando no lugar. Assim que terminamos a caminhada pudemos ir embora imediatamente, o que foi ótimo pois a caminhada é super cansativa, por causa da altitude.
O Blog de vocês é maravilhoso… segui vários roteiros para o Chile e deu tudo certinho…
Parabéns ao grupo!
#sigovocessempre
Obrigadíssima pelo feedback, Nair! 😀
Fiz o tour pela Manzur e foi sensacional! O Bano Colina foi uma das experiencias mais incriveis que ja estive. As montanhas ainda estavam salpicadas de gelo e até nevou. A agua é sensacional e a lama dizem que é boa e vc ve muita gente passando no rosto e no corpo.
O custo-beneficio é ótimo, ja que no valor já esta incluso a entrada nas termas.