2x Cajón del Maipo: de ônibus de linha e em tour organizado
A Luiza e a Benahia passaram o dia em Cajón del Maipo, mas fizeram passeios bem diferentes — e viram paisagens distintas, também. A Luiza foi de ônibus de linha e se aventurou pelas trilhas do cânion El Morado. A Benahia contratou um tour para curtir, sem pressa, as águas termais de Baños Colina.
Vai por elas:
O passeio econômico da Luiza: trekking por conta própria
Estou em Santiago desde 6 de janeiro, e como estou na casa de uma amiga, ela tem me orientado para os passeios de forma que eu consiga fazer tudo de modo muito mais econômico. Fiz o passeio de El Morado, por conta própria, de ônibus.
Pesquisei passeios guiados, tudo muito caro, entre 50.000 e 80.000 pesos chilenos. Levando em consideração que a entrada para o parque custa 2.000 pesos (mais ou menos R$ 8), considerei desnecessário gastar tanto. Como eu só queria fazer o passeio no Monumento El Morado, descartei a hipótese de pernoitar por lá. Para ir de ônibus é bem simples.
Chegada em Baños Morales
A linha de ônibus comuns Turmaipo reserva um ônibus para o destino Baños Morales (onde fica El Morado, as águas termais e o vulcão).
De outubro a 1 de janeiro, só tem ônibus aos sábados, domingos e feriados.
A partir de primeiro de janeiro e até 15 de março, sai um ônibus todos os dias.
A saída é no Terminal de Metrobuses Bellavista de la Florida (penúltima estação da linha 5 do metrô). O valor de ida e volta das passagens é 8.000 pesos. A saída do ônibus do terminal é às 7h30, pontualmente (só sai um ônibus com esse destino por dia).
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
No fim da tarde, esse mesmo ônibus volta de Baños Morales às 18h. Quem preferir pegar o ônibus em Puente Alto, nas proximidades da estação de metrô Las Mercedes, o ônibus passa às 7h50, aproximadamente.
Por San José de Maipo passa mais ou menos às 8h30 e chega a Baños Morales aproximadamente às 10h. Mas não vá esperando por um ônibus de viagem… É um ônibus urbano comum, dos pequenos (micro), azul e branco, escrito “Metrobus”, e o número dele é MB-72.
Caso a pessoa queira chegar ao Terminal de Buses ou a Puente Alto utilizando o metrô, basta ver a localização do hotel em relação à linha do metrô, e simular o trajeto no site.
Para fazer o trekking em El Morado, use roupas leves, boné, leve muita água, um lanche leve, frutas, e não deixe de usar bloqueador solar fator 50. Pense que vai caminhar por, pelo menos, 4 horas, num lugar árido e sem nenhuma árvore onde possa se proteger do sol.
Mesmo utilizando bloqueador solar, fiquei com a marca da camiseta no braço. Na volta ventava muito, e um hidratante labial também vai muito bem. Minha filha de 13 anos foi comigo, e a recomendação do guarda, na entrada, é de que não andássemos além do lago, que fica a 6 km.
A subida não é fácil para quem é sedentário, e tem ainda os efeitos da altitude.
Acho que essas informações são ideais para quem gosta de caminhar e gastar pouco. Este é, de fato, o “caminho das pedras”.
O passeio relax da Benahia: banhos termais em tour organizado
Também fui para Santiago agora em janeiro e faltando uns dias para viagem descobri Cajón del Maipo. Queria muito ir a Baños Colina e achei um anúncio de excursão com a Manzur Expediciones . Resolvi arriscar e reservei as vagas por e-mail.
Valeu muito a pena! E pelo que li no comentário da Luiza, acho que o preço que paguei foi bem abaixo das outras excursões.
Em Santiago, fiquei no Ibis Providencia, e o local de encontro com o Manzur era em frente à Plaza Italia, no metrô Baquedano. Super perto do hotel, eu e meu namorado fomos caminhando na ida e na volta até o ponto de encontro.
Trajeto a Baños Colina
Eles estavam lá no horário marcado. Fiquei com medo de ser uma van velha ou algo do tipo, mas a van era nova, confortável, deu para dormir na volta (na ida tem que ir acordado, pois a paisagem vale a pena e até encontramos uma llama no meio do caminho, já no parque).
A van nos deixou lá nas piscinas termais às 11h e voltou às 16h. O lugar é lindo, as piscinas estavam bem cheias pois era um domingo e estava muito sol. Aliás, não tem sombra no local, nenhuma, igual a Luiza falou, nem uma árvore, então tem que levar protetor, chapéu, camisa, tudo que puder proteger para não queimar muito. Lá em Baños Colina tem banheiro e ducha, para quem quiser trocar de roupa depois. O banheiro não é dos mais limpos, mas ajuda.
Muita gente passando lama na cara, relaxando nas águas, foi um passeio bem diferente do restante da viagem em Santiago, Viña e Valparaíso. Gostei muito e recomendo o Manzur Expediciones. Paguei 16.000 pesos por pessoa (a entrada nas piscinas custa 8.000 pesos e já está no pacote).
Um grupo de americanos que estava na mesma van foi para fazer trekking. Eles pagaram $4.000 a menos ($12.000 no total) porque não entraram na área de Baños Colina. A van deixou o grupo deles um pouco antes da entrada das piscinas. Um outro grupo que estava com a Manzur, mas em outra van, levou bicicleta e também ficou um pouco antes da entrada, pagando menos.
Paramos no caminho em uma casinha bem típica para ir ao banheiro e comer, era uma espécie de bar. O caminho é realmente bonito de apreciar.
Bom, é isso. Saímos 8h da Plaza Itália e chegamos por volta das 19h. Baños Colina é bem no alto, então fica a 3 horas de Santiago. Acho que é uma ótima dica para quem ficar em Santiago.
Adoramos os passeios, Benahia e Luiza!
Em Cajón del Maipo também está a represa Embalse El Yeso e há outras muitas atividades para escolher, como rafting e cavalgadas. Pode valer, inclusive, o pernoite, como relatou por aqui a Joana. Quem preferir, pode ir até lá dirigindo. Mais informações no site oficial.
Leia mais:
- Cajón del Maipo em carro alugado, no inverno
- Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
64 comentários
Olá gente, li tudinho como me indicou Bóia, comecei a organizar meu tour para ir a cajon por conta, porém, quando entrei no site da turmaipo para ver horários, não compreendi se no período do inverno eles fazem os trajetos até san jose del maipo.
Alguém pode me ajudar? Desejo ir a san josé del maipo e de lá pegar um taxi para conhecer embalse e el vulcan.
Olá, Tati! O melhor mesmo é mandar um email à operadora. A resposta vem mais rápida e é mais garantida.
Se você for, na volta conta pra gente? As informações que temos de Cajón vêm todas de leitores que já fizeram o passeio. Na internet é bastante difícil pescar informações seguras. Obrigada!
Olá,gente!! tb vou em agosto e estou super interessada em conhecer a regiao de San José de Maipo, principalmente Embalse El Yeso e El Morado. os baños nao me atraem tanto, porém só consigo informações precisas sobre passeios para Banos Morales, Banos Colinas, El Plomo, etc.
pretendo ir de metro e onibus até San josé de Maipo e, lá mesmo, contratar taxista, ou van, ou guia, nao sei o que, para os lugares q quero ir.
na resposta acima, vi que, para obter estas informaçoes, existe a opçao de se enviar email para “a operadora”, mas que operadora? nao encontrei informaçao nenhuma a respeito. seria o site oficial cajon del maipo? atraves deste site, deixei email e nao obtive resposta. alguem poderia me informar o endereço desta operadora ou algum contato direto com guias da região? nao pretendo contratar o passeio a partir de Santiago, mas, sim, a partir do centro de San José de Maipo, pois acredito que seja muito mais economico.
obrigada, desde já.
Olá, Rebecca! As informações que temos coletado sobre Cajón são todas, todas, todas trazidas por leitores que resolveram fazer o passeio a despeito da falta de informações. O que tem acontecido é: a gente publica um post, daí outros leitores perguntam coisas que não estão relatadas, então a gente põe a pergunta no Perguntódromo, mas daí ninguém responde. Então mais adiante a pessoa que perguntou volta para dizer como foi que fez.
Você pode procurar nos posts anteriores e nos comentários os nomes de agências que operam passeios para lá e pedir informações. Ou pode deixar para ver isso quando chegar em Santiago, o que não será tão problemático assim. (E se fizer, por favor volte para contar!!!)
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/cajon-del-maipo-quem-da-o-caminho-das-pedras/
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/cajon-del-maipo-por-conta-propria-ou-em-tour-organizado/
Oi bóia, estarei no chile em agosto, será que os banhos termais serão possíveis? será que esses ônibus mesmo no inverno vão até lá? Ou será que alugar um carro é melhor? em que lugar se pode pernoitar por lá? Obrigada
Tambem estarei em Agosto e estou muito na dúvida se vale a pena ir nesta epoca a Cajon. nao consigo encontrar respostas por aqui…
Olá, Alice! Provavelmente haverá neve.
Compensa ir a Cajon del Maipo no inverno?
Achei um arquivo em pdf e vários passeios constam que não estão disponíveis no inverno.
Olá, Cinara! Pois é, no inverno as atividades por lá ficam limitadas.
estive em 2012 (março) no chile, fui de metrô até puente alto, depois de micro até o cajón de maipo (san josé de maipo). lá contratei, através da secretaria de turismo, um auto de turismo para conhecer o EMBALSE DEL YESO, que é uma gbarragem de água incrivelmente azul no meio da cordilheira e visitamos também um vulcão que se vê a partir da base do conhecido CERRO CATEDRAL. custo razoável (não lembro exato, cerca de r$200 para 2 pessoas)
Oi André!
Por acaso voce lembra qual agencia de turismo usou ou poderia dar mais detalhes desse seu passeio. Estou tentando organizar o meu neses moldes aí, pois não estou tão interessada na caminhada bruta, mas tenho encontrado dificuldades nas pesquisas na net. Obrigada!
na próxima vez que estiver em Santiago, quero fazer as trilhas da região!
excelentes relatos e dicas!
Estive no Cajon del Maipo em 2 ocasiões. Uma vez no inverno e só fizemos um passeio de carro com amigos chilenos para almoçar por lá. Fiquei encantada com a neve cobrindo os cerros tão perto de Santiago. Prometi voltar e o fiz alguns anos depois no final do verão. Alugamos 1 carro e a viagem pelos subúrbios de Santiago me pareceu uma eternidade. Ao subir a serra, mesmo sem neve, existem muitos atrativos como rios, despenhadeiros e muita flores. Paramos para almoçar no Santuario del Rio – restaurante muito bom e possui uma pousada com piscina e espaços lindos para uma festa. Já até escolhemos a cabana que vamos ficar num futuro retorno. Indispensável a lareira já que no inverno fica cercada de neve. Tá na nossa lista.
Que ótimo ter mais informações sobre essa região!
Pretendo visitá-la em abril. Minha idéia é ir de carro e retornar a Santiago no mesmo dia. Será que é possível conciliar Embalse El Yeso e Baños Colinas na mesma visita? Alguém já fez isso? Pelo mapa disponível no site (www.cajondelmaipo.com) vi que esses dois lugares ficam em estradinhas diferentes.
Obrigada!
Olá, Anita! Pernoitando na região, ou achando uma operadora que faça esse passeio, você consegue conciliar.
Leia mais sobre Cajón:
https://www.viajenaviagem.com/category/cajon-del-maipo
Obrigada, Bóia!
Muito legal o post, Mariana!
Obrigada por organizar nossas informações e nos dar espaço para compartilharmos nossa experiência… De fato, não é fácil conseguir informações sobre passeios a Cajón del Maipo. Pesquisei por uns três dias até conseguir o necessário para fazer o passeio sem gastar muito. Agora as dicas vão ajudar muitos que pretendem fazer esse passeio imperdível. 😉
Abração!
Boa dica!
Só não fomos até o Cajón del Maipo ano passado, durante uma viagem a Santiago, porque não sabíamos como chegar até lá. Nem o pessoal do centro de informações turísticas na Providência não soube nos orientar!!!!
Confesso que preferíamos o passeio guiado, pois queríamos fazer trekking nos Andes, mas tínhamos um pouco de receio em relação à segurança do lugar (éramos 3 mulheres). Como não encontramos uma empresa para contratar o passeio, acabamos desistindo.
Agora vou guardar estas dicas para uma próxima vez no Chile.
Valeu! ;o)
Pessoal, deixando o meu pitaco sobre Cajón del Maipo:
Em abril/2012, fui com uma amiga minha até a região. Não tínhamos muito tempo disponível (só um dia) e queríamos fazer alguma atividade externa.
Como procuramos as informações um pouco em cima da hora, não foi possível que fizéssemos o passeio até El Morado com uma empresa de turismo (a que encontramos não poderia fazer o passeio no dia).
Por fim, acabamos por conta: Pegamos um ônibus até a região, no metrô Bellavista (se não me engano, o ponto inicial onde saem). Depois de quase duas horas de viagem (!!!), com esse ônibus passando por várias estações de metrô ¬¬ , descemos num lugar chamado Cascata de las Animas (www.cascada.net – um hotel fazenda que também disponibiliza caminhadas e atividades aquáticas para visitantes). Esse lugar fica na estradinha na direção do parque, mas bem antes deste.
O pessoal do lugar foi bem atencioso. Fizemos a Caminhada “Meseta”, guiada, que tem duração média de 2h:30 – https://www.cascada.net/index_ing/trekking.php . A vista do ponto mais alto é linda – foi possível ver neve nos picos das montanhas do outro lado do rio, que parecem pertinho. Eles tem outras duas possibilidades de caminhada.
Pena que tínhamos muito pouco tempo em Santiago, mas eu gostaria de voltar à região – ir para El Morado, Embalse El Yeso e tudo o mais.
Só acho que, comparando com as fotos da Luiza, ir ao El Morado e fazer a caminhada deve ser tão ou mais bonito que o lugar que fui 🙂 Pelo menos dá pra ter o gostinho de Cajón del Maipo! Hiper recomendo a região!