Caindo a ficha: Santiago
Precisei de doze dias, espalhados em três visitas, para que finalmente caísse a ficha de Santiago do Chile para mim.
Isso só aconteceu quando eu 1) deixei de procurar Buenos Aires em Santiago e 2) parei com a minha implicância com a parte moderna da cidade.
Mi Santiago querido
A síndrome da comparação com Buenos Aires, que já prejudica bastante nossas visitas a Montevidéu, pode nos fazer passar batidos pelas qualidades de Santiago.
Não se deve perder tempo procurando a arquitetura clássica de Buenos Aires, a sensualidade do tango, os preços indecentes de baratos. Santiago é uma cidade com arquitetura prática, moldada por terremotos, e urbanismo avançado. O chileno é tímido e ordeiro, sem os arroubos extravagantes do argentino. A economia é tocada com responsabilidade há décadas, e por isso a moeda não está subvalorizada. Santiago (o Chile!) não é um lugar que viva do seu passado — e é por isso que ignorar a parte moderna da cidade, como eu fiz das duas primeiras vezes em que lá estive, é um erro amador. Assim como a Recoleta é a expressão da prosperidade argentina da primeira metade do século passado, Las Condes e seu entorno reflete o extraordinário progresso das últimas décadas.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
O que é que Santiago tem?
Para o visitante, a primeira qualidade de Santiago tem a ver com logística. Santiago é uma base perfeita para inúmeras viagens curtas, cada uma com um sabor diferente: a colorida cidade portuária de Valparaíso (praticamente a antítese da comportada capital), a elegante Viña del Mar (que está com a visita prejudicada enquanto os palacetes interditados depois do terremoto sejam reabertos), as vinícolas do Vale de Casablanca, as estações de montanha.
Com sorte, você vai pegar um dia em que lá pelo fim da manhã a névoa ao longe se disperse e de repente acenda as cordilheiras que circundam a cidade. Ver os Andes nevados como pano de fundo do skyline não tem preço.
Armado de boas informações, você come muitíssimo bem em Santiago. A qualidade dos ingredientes — frutos do mar, legumes e frutas, carnes também — é espetacular. E os preços, se não são risíveis como os argentinos, são muito razoáveis para quem se aventura por restaurantes da mesma categoria em São Paulo ou Rio.
E finalmente: quando você parar de procurar o antigo, o típico ou o extravagante, você vai se dar conta do que faz Santiago ser realmente incrível: a civilização. Como pode existir uma metrópole tão limpa, organizada, ordeira, em latitudes sul-americanas? Ver com os nossos próprios olhos que isso é possível já vale a viagem.
(Parênteses: na primeira das três viagens recentes, tuitei, todo trabalhado no sarcasmo, que Santiago era a maior Curitiba do planeta. Nessa terceira passada, cristalizei a minha impressão inicial. Só que desta vez isso se transformou em elogio sincero.)
Pronto. Agora que já expliquei Santiago a mim mesmo, posso tocar os posts que faltam: onde se hospedar e onde se divertir. Güentem mais um pouquinho.
Leia mais:
- Santiago: roteiro completo dia a dia (e como seguir viagem pelo Chile)
- Santiago: 25 hotéis bem-localizados (com mapa!)
- Santiago: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores
- Fotoblog: pelas atrações do Centro de Santiago
191 comentários
Oi pessoal!
Acabei de voltar de Santiago, fiquei em Las Condes e aqui vai um post cheio de fotos sobre o hotel maravilhoso no qual me hospedei, o Plaza El Bosque:
https://sweetestpersonblog.com/2011/09/14/hotel-em-santiago-do-chile-plaza-el-bosque/
Abração!
Adorei esse hotel. Anotado para a volta a Santiago
Olá Ricardo, Bóia e a todos que frequentam o site!
Gostaria de agradecer pela infinidade de informações importantes e úteis que todos vocês colocam aqui!
Com a ajuda do site planejei minhas férias em Santiago, Valparaíso e Viña del Mar e já quero voltar para ver o Atacama e a Ilha de Páscoa.
Obrigada e continuem esse ótimo trabalho!
Olá!!
Alguém pode me indicar um restaurante legal em Santiago onde seja apresentado show típico da cultura chilena durante o jantar?
Olá, Alessandra! Não há nada que valha a pena. Há um show “polinésio” pega-turistão.
Aproveite os bons restaurantes e assista a shows que estejam em cartaz no circuito das casas de espetáculo e teatros.
Sobre restaurantes:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/santiago-onde-comer/
Valeu!!!
Olá Pessoal!!
Estarei em Santiago por 7 dias em outubro e gostaria de sanar algumas dúvidas…
1 – É possível ir por conta própria à Vinícola Conhca y Toro? Metrô? Ônibus coletivo? táxis?
2 – É possível ir por conta própria à Vinícola Veramonte? Metrô? Ônibus coletivo? táxis?
3 – É possível ir por conta própria à Vinícola Veramonte? Metrô? Ônibus coletivo? táxis?
4 – Para Viña e Valparaíso pode-se ir de ônibus? Onde fica a Rodoviária em Santiago?
.. por enquanto é só.. estou organizando o roteiro.
Olá, Alessandra! Os ônibus para Valparaíso saem da estação Santiago, de lá você pode ir de metrô de superfície a Viña.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/valparaiso-surpreendente/
Para ir à Concha y Toro siga as instruções da Silvia Oliveira:
https://www.matraqueando.com.br/chile-como-ir-por-conta-a-vinicola-concha-y-toro
Não temos registro sobre como chegar à vinícola Veramonte.
Sugerimos duas coisas:
1) Leia tudo o que está linkado nesta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire
2) Passe no centro de informações turísticas da Avenida Providencia 1550 para informações sobre transporte público a todo lugar que você queira visitar. Eles são bastante atenciosos.
Olá Bóia!!
Obrigadíssima por todas as dicas!!
Pessoal,
acabei de voltar de Santiago. Já tinha dólares guardados e resolvi levá-los! Foram bem aceitos e com uma cotação até que atraente. Raríssimos lugares não aceitavam. Ai, utilizava pesos. Sempre tenha alguns pesos para o caso de não aceitarem.
Conheci um guia lá super simpático e prestativo. Se estiver com pouco tempo é uma boa opção pq ele consegue te levar em vários lugares em um mesmo dia! Reservou restaurantes pra gente, nos levou num bom local para alugar roupa de esqui e nos indicou um transporte barato para as montanhas! Ligava para a montanha pra saber como estava o clima! Ah, e ele é bom fotógrafo tb! hehehe Resumindo… o cara é bem desenrolado. Estávamos em 4 e achei que valeu muito a pena fazer passeios com ele. O nome dele é Edson Gonzalez e o e-mail é [email protected].
Adorei as dicas
Maior Curitiba do mundo! hahahaha Adorei!
Olá, estou indo viajar para o Chile e vou levar o dinheiro em dólares. Queria saber se lá eu posso usar os dólares mesmo, em restaurantes, lojas e passeios, ou tenho que trocar para pesos.
Obrigada!
Olá, Cristina! Tem que trocar por pesos. Só hotéis podem ser pagos em dólares.
Olá, Boia!
Estou programando uma viagem para o Chile em Setembro e pretendo ir de Santiago a Puerto Montt pela Skyairlines. Porém, no site é exigido o passaporte para fazer o cadastro.
Gostaria de saber se há uma forma de realizar a compra somente com a identidade brasileira e se há problemas no embarque, uma vez que para entrar no país não é exigido o passaporte.
Obrigado!
Olá, Rafael! A Silvia Oliveira dá todas as dicas para comprar pela Sky Airlines:
https://www.matraqueando.com.br/passagens-aereas-baratas-dentro-do-chile-voe-sky-airline
Oi Boia,
Gostaria de saber se alguem ja ficou hospedado em alguma pousada ou hotel proximo as estacoes de esqui Valle Nevado, Farellones, El Colorado…e que eu nao estava querendo fazer o bate e volta para Santiago. Porem, os hoteis que ja olhei so tem reserva a partir de 3 noites. Se alguem tiver alguma informacao, por favor me diga.
Obrigada,
Marcia
Olá Marcia! Na temporada é assim mesmo. Ou você fica o mínimo exigido ou precisa fazer o bate-volta!