Cúpula do Bundestag: sem filas, mas com reserva obrigatória

Recebemos outro dia o comentário frustrado de um leitor que foi até a sede do Parlamento alemão em Berlim e não conseguiu fazer a visita à famosa cúpula de vidro do Reichstag. O Fred esperava enfrentar filas longas e muita espera, conforme tinha lido aqui no VnV. Ao contrário, não encontrou fila nenhuma – justamente porque era necessário reservar o passeio com antecedência. Desculpa, Fred — o sistema mudou e a gente não tinha registrado.

Reichstag, Berlim

A boa notícia é que a reserva é muito simples de ser feita online e a entrada permanece gratuita.

Você entra no site do Deutscher Bundestag, passa o mouse na aba Visit the Bundestag e seleciona a opção Online Registration.

Selecione a visita simples e marque um horário. O sistema permite reservas com antecedência de até dois meses. O primeiro horário de visita é 8 da manhã e o último, 10 da noite.

Preencha então o cadastro com seus dados pessoais e aguarde o e-mail de confirmação.

A Patricia de Camargo do Turomaquia tem um passo a passo, tela a tela, aqui.

Desculpe o passeio perdido, Fred! E obrigada por avisar!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

     

    57 comentários

    Alguém conseguiu fazer essa reserva nos últimos dias. Eu coloco os caracteres para confirmar e sempre dá erro. Tentei uns 15 dias atrás e não consegui, imaginei que era um erro do sistema, tentei de novo hoje e o erro continua o mesmo.

    Sugiro incluir o link pra esse post na página guia de Berlim. Lembrava de ter lido alguma coisa sobre o tema, mas não consegui achar. Precisei do google para isso. rsrs

      Olá, Viviane! Todas as nossas páginas-índice estão desatualizadinhas. A gente vai fazer um esforço-tarefa em breve para atualizar tudo. De todo modo, obrigada pela atenção!

    Acho que não estou dando sorte mesmo…. tem mais de 15 dias que fiz a reserva e até agora nada! Enviei um email e eles não me responderam. Acho que essa visita vai ficar para a próxima viagem… 🙁

    Uma opcao pra quem so quer ir na cupula e reservar uma mesa no cafe. Foi assim
    Comigo em novembro de 2011 e a reserva foi feita com poucas horas de antevedencia, num domingo a tarde.

    Em 17/06/2012, reservei café da manha no restaurante Kafer no parlamento,conforme dica aqui vNv, foi ótimo. Mas acredito que nao tem formado filas com o sistema de agendamento. Nao precisa mais utilizar o “corta filas”, entrando pelo restaurante, mas que é charmoso tomar café ao lado da cúpula, isso é.

    Quando fui, em setembro de 2011, pesquisei, entrei no site, mas achava as informações desencontradas, em alguns sites de viagem e blogs falavam que era necessário, em outros não. Seguindo as dicas que encontrei na internet fiz a reserva no restaurante de lá, acho q gastamos uns 35 euros o casal. O café tinha muita coisa e o serviço foi bom. Na entrada vc apresenta o e-mail de confirmação da reserva do restaurante recebe um crachá com o nome do restaurante, passa pelos procedimentos de segurança e já vai pegar os elevadores!
    Acho q nao levei 10 min pra entrar!!!!

    Como observou a Michele, o audio guide é muito completo, com informações não apenas sobre o Bundestag, mas sobre vários outros prédios e monumentos que podem ser vistos a partir de cada ponto da passarela. Como se não bastasse, tem em português.

    Outra coisa digna de nota é a segurança na entrada, com padrão de aeroporto, um pouco mais rígida do que nos outros locais do mesmo tipo que já visitei. Mas como todas as restrições estão bem claras no site, não tem erro.

    Abraços,
    E.

    O Bundestag é um desses lugares em que a visita pode ser muito melhor aproveitada se vc gastar 15 minutos lendo sobre o lugar antes de visitar.

    Também fiz a reserva pela Internet. Na verdade reservei o restaurante que tem na cúpula e fiz a visita. Achei bem legal mas não indispensável.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito