Guia de Brasília
Brasília
Desligue-se do noticiário. Releve qualquer birra que você possa ter com políticos ou instituições. Não verás cidade nenhuma como esta.
Brasília chega aos 60 (e poucos) anos como a cidade histórica mais bem preservada do Brasil. Sim, histórica: o Plano Piloto está congelado em 1960. Mesmo com retrofits feiosos em alguns blocos, o caráter le-corbusiano do projeto de Lúcio Costa não foi desfigurado.
O Eixo Monumental funciona como o melhor portfólio de Oscar Niemeyer, de quando o arquiteto ainda acreditava na convivência pacífica entre curvas e ângulos retos. (Os clássicos ficam ainda mais belos perante as obras recentes, pouco inspiradas, como a Biblioteca Nacional e a Torre de TV Digital.)
Um fim de semana: é tudo o que você precisa para se orgulhar da sua capital.
Quando ir
Chove muito pouco entre maio e setembro (quase nada de junho a agosto). É a melhor época para constatar ao vivo o verso de Fernando Brant: “Nada existe como azul sem manchas do céu do Planalto Central”.
A cidade é mais verde e bonita em maio e junho. Os dias ensolarados, porém, também a baixíssima umidade. Quanto mais tarde na estação seca, mais seco estará o ar.
No início de setembro, no auge da secura, acontece o espetáculo (fugaz) dos ipês amarelos floridos. Mas logo em seguida a cidade começa a sofrer os efeitos das queimadas do cerrado. Evite.
O único feriado em que a cidade lota é o 7 de Setembro, com os convidados oficiais. Nos outros, a capital federal sempre é uma bela alternativa, com a vantagem de voar no contrafluxo.
Como chegar
A capital federal é ligada por vôos diretos a quase todas as capitais estaduais. (Só Boa Vista e Macapá que não.)
Com exceção de Rio Branco, as outras estão a no máximo 2h30 de vôo. (De São Paulo e Rio, dá para escolher o aeroporto: há vôos também de Congonhas e Santos Dumont.)
A cidade histórica de Pirenópolis fica a 140 km a oeste (vá pela BR 070, via Águas Lindas). A Viação Goianésia faz a rota.
A Chapada dos Veadeiros fica na direção norte; saia da cidade por Sobradinho. Alto Paraíso, a esotérica, fica a 220 km (de ônibus, vá pela Real Expresso, saindo da Rodoviária Interestadual). São Jorge, a hipster, fica 35 km adiante — os últimos 12 km de terra (a Viação Santo Antônio sai da Rodoviária do Plano Piloto).
Onde ficar
Royal Tulip e Golden Tulip
A hospedagem em Brasília é cara, mas as tarifas baixam no fim de semana.
Perto do Alvorada, o complexo Royal Tulip + Golden Tulip funciona como um resort à beira do Lago Paranoá.
- Encontre o Royal Tulip no Booking – nota 9,0/10 (agosto/2022)
- Veja tarifas exclusivas do Royal Tulip no Zarpo – nota 4,0/5 (agosto/2022)
- Encontre o Golden Tulip no Booking – nota 8,5/10 (agosto/2022)
- Veja tarifas exclusivas do Golden Tulip no Zarpo – nota 4,0/5 (agosto/2022)
Brasília Palace
O vizinho Brasília Palace tem charme histórico.
Eurostars Brisas do Lago
Um dos mais novos hotéis da cidade fica ali perto, o Eurostars Brisas do Lago.
O Setor Hoteleiro Sul e o Norte são vizinhos, separados pelo Eixo Monumental.
Meliá Brasil 21
A melhor estrutura é a do complexo Meliá Brasil 21, com três hotéis (Meliá, Brasília 21 e Convention) a passos do shopping Pátio Brasil.
Os dois Mercure (Eixo e Líder) e os novos Comfort Suites Brasília, Nobile Suites Monumental e Culinan Hplus Premium ficam ao lado do Brasília Shopping.
- Encontre o Grand Mercure Brasilia Eixo Monumental no Booking – nota 8,6/10 (agosto/2022)
- Encontre o Mercure Brasilia Lider no Booking – nota 8,3/10 (agosto/2022)
- Encontre o Comfort Suites Brasília no Booking – nota 8,7/10 (agosto/2022)
- Encontre o Nobile Suites Monumental no Booking – nota 8,7/10 (agosto/2022)
- Encontre o Cullinan Hplus Premium no Booking – nota 8,8/10 (agosto/2022)
Procure tarifas razoáveis nos renovados St. Paul e Naoum Express (próximos ao Pátio Brasil) e St. Moritz Hplus Express (junto ao Conjunto Nacional).
- Encontre o St. Paul no Booking – nota 8,4/10 (agosto/2022)
- Encontre o Naoum Express no Booking – nota 8,7/10 (agosto/2022)
- Encontre o St. Moritz no Booking – nota 8,7/10 (agosto/2022)
O que fazer
Para quem está sem carro, o Brasília City Tour é uma mão na roda: sai da Torre de TV, passa por toda a Esplanada, vai ao Alvorada e à Ponte JK. Algumas saídas podem ser coordenadas com o passeio de catamarã Mar de Brasília (informe-se com o pessoal do catamarã, que está dividindo as saídas entre o Royal Tulip e o Pontão do Lago Sul).
Dê um pulo ao Catetinho, o primeiro palácio provisório da cidade: vá de carro ou cacife um táxi.
Há visitas guiadas todos os dias no Congresso Nacional. No Itamaraty também, mas com horário restrito. O Alvorada abre às quartas (chegue às 14h para pegar senha), e o Palácio do Planalto, aos domingos.
Para ir à nova (e sem-graça) Torre de TV Digital, saia pelo Eixão Norte. Abre sábado e domingo; as senhas costumam acabar antes das 15h.
Num fim de tarde vá ao Pontão do Lago Sul, point de bares e restaurantes à beira do Paranoá.
Brasília no Viaje na Viagem
- Brasília: 10 passeios capitais
- Brasília: como visitar o Palácio da Alvorada e o Catetinho
- Brasília: como visitar o estádio Mané Garrincha
- Mar de Brasília: a vida à beira-lago
- Pirenópolis: o café sertanejo da Fazenda Babilônia
- Instapost: São Jorge, Chapada dos Veadeiros
- Brasil: 10 museus imperdíveis (inclui Brasília)
67 comentários
Continuando. Passeios: fizemos um city tour privado de 4 horas com a Irmatur e foi muito bom. Eu defini o roteiro que queria fazer e o guia foi muito simpático. Fomos ao Memorial JK, Memorial dos Povos Indígenas, Museu Vivo da História Candanga e ao Catetinho. Deu para fazer tudo com certa calma. À tarde, fizemos um passeio de lancha de 2 horas pelo lago Paranoá com o pessoal da Walker Boats e também foi muito bom. O por do sol no lago é lindo! No domingo visitamos o Congresso (é só chegar, sem agendamento) e o Itamarary (agendado, mas tem gente que tenta a sorte na hora), além da Praça dos 3 Poderes. As visitas no Palácio do Planato estavam lotadas até setembro/24! Também fizemos o tour do Mane Garrincha (que o filhote é fã de futebol) e ainda deu tempo de passar na Catedral Metropolitana, que é linda. Foram dois dias bem intensos e várias coisas ficaram para uma próxima viagem. Definitivamente, BSB bem vale uma viagem!
Buenas! Acabei de voltar de um fds turístico em BSB, depois de ter ido várias vezes só para trabalhar. E vou dizer que foi ótimo! O céu de BSB de fato é lindo! Dicas rápidas. Hotel: o Brasília Palace, além de histórico, é muito agradável, às margens do lago, com bom café da manhã, restaurante, piscina, super silencioso. Restaurante: o Nau Frutos do Mar tem boa comida e uma vista linda da ponte JK; o Mané Mercado, ao lado do Mané Garrincha, é uma super praça de alimentação, com várias opções de comidas, bebidas, sobremesas; a Baco Pizza, na Asa Norte, faz pizza napoletana muito boa (segue).
Por favor, quanto tempo devemos dispor pra conhecer Brasília e seus arredores?
Olá, Cristina! Com um fim de semana você visita o mais importante na cidade, com 3 dias você cobre tudo, com 6 dias você pode esticar a Pirenópolis ou Chapada dos Veadeiros, com 10-12 dias você pode ir a Pirenópolis E Chapada.
Vou ficar 4 dias em Brasília a turismo.
Vocês aconselham alugar um carro ou conhecer a cidade de Uber?
Olá, Marcela! Dirigir em Brasília está mais fácil agora que tem GPS. Apenas cuidadado com a lei seca, há muitas blitze.
Que pena, de qualquer forma, muito obrigada pela atenção.
Boa tarde!
Alguém fez São Paulo- Brasília de moto recentemente?
Em caso afirmativo, pode-se considerar um percurso seguro para fazer de moto?
Muito obrigada.
Olá, Viviane! Infelizmente é muito difícil que esta pergunta chegue a alguém que tenha feito esse percurso recentemente e de moto.