Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?
Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.
Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:
- Viagem à Europa: onde faço imigração e pego a bagagem?
- Viagem aos Estados Unidos: onde faço imigração e pego a bagagem?
Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?
No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.
Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?
Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
A seqüência é a seguinte:
- 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
- 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
- 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
- 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas
O free shop funciona 24 horas?
Funciona.
Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?
Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.
Revolut – Taxas de câmbio excelentes!
Taxa de câmbio comercial e IOF de 1,1%
Envie e receba dinheiro em diversas moedas
Devo declarar eletrônicos?
É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.
Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.
Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.
- Compras no exterior: limites, isenções e impostos
- Viagem à Europa: onde faço imigração e pego a bagagem?
- Viagem aos Estados Unidos: onde faço imigração e pego a bagagem?
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
314 comentários
Olá, minha filha esta em Paris e volta dia 26 pela TAP, ela tem 14 anos e esta muito insegura em vir sozinha. Minha dúvida é: O voo dela para primeiro em Lisboa, e depois segue para Recife que é o destino final. Ela faz a imigração na volta em que local? La em Lisboa ela vai precisar trocar de aeronave, mas as malas seguem direto pro destino final? Na ida foi o mesmo percuso e ela fez a imigração em Lisboa e as malas do pegou em Paris. Por favor le ajude.
Olá, Sabrina! São dois vôos. Ela faz conexão em Lisboa, onde passará pela imigração. As mapas virão direto para o Recife. Qualquer dúvida, o pessoal da TAP vai ajudar. Eles falam português e tudo. Não há o que temer.
Tenho um voo de volta para o Brasil que faz a seguinte rota: TORONTO/MIAMI/RECIFE
Eu preciso retirar minhas malas e despacha-las novamente em Miami?
Olá, Renata! Você fará a imigração americana ainda em Toronto. Suas malas devem ir direto para o Recife.
Olá! tenho uma dúvida!
Vou para Atacama em fevereiro pela Sky Airline com conexão em Santiago mudando de avião para ir até Calama.
Preciso pegar as bagagens em Santiago e despachá-las novamente ou só vou vê-las em Calama???
Obrigada!
Olá, Livia! Vai ter que fazer alfândega em Santiago e redespachar as malas. Mas provavelmente receba seu cartão de embarque a Calama no check-in do Brasil.
Ola, tenho uma duvida em relação a passagem que compre de SP para Madri
Vou de Gol ate salvador e depois troco de avião.
Voo internacional a cia Air Europa posso levar 2 malas de 32, como vou de GOL ate salvador tenho duvida em relação as malas, pode me ajudar?
Olá, Malu! Se as passagens estão vinculadas, o voo interno até Salvador já conta como parte da viagem ao exterior.
Caso não estejam (o que parece mais provável…), a sua franquia na Gol será de 23 kg e provavelmente vão cobrar excesso, sim.
Olá Ricardo! Parabens pelo site. Eu tenho uma dúvida que nao conseguir esclarecer em lugar algum. Estou voltando de Miami para o Rio, com conexão em Guarulhos.
Após passar pelos procedimentos de alfândega posso não redespachar as malas? Ou seja, não quero continuar o voo para o destino final (Rio). Quero ir pra outro local a partir de São Paulo e pra mudar a passagem fica muito caro – é mais barato comprar outro trecho. Ou fica alguem da Cia me vigiando para não sair do aeroporto com as minhas malas?
Obrigado!
Olá, Aroldo! Você consegue fazer isso, sim. Veja as experiências dos leitores nos comentários deste post: https://www.viajenaviagem.com/2013/11/hidden-city-ticketing-brasil
Vim em bilhete único pela tam de Orlando para salvador fazendo a parada em São paulo para realizar a alfândega e o dutyfree quando fui despachar as malas para salvador o funcionário da tam falou que não tinha nada de compromisso com dutyfree e eu teria de pagar o excesso de bagagem por conta do dutyfree, procede está posição do funcionário da tam?
Olá, Renato! A sua passagem provavelmente dá direito a 64 kg de bagagem despachada. Se as compras do duty-free fizeram exceder esse peso, você tem que pagar mesmo. O que às vezes é perdoado é a diferença entre a franquia de bagagem de vôos internacionais (64 kg) e nacionais (23 kg), quando a viagem é continuada com bilhete doméstico.
Vou para cancun com conexao em maiami, já estive lá só q não me recordo dos procedimentos, passo pela imigração e pego as malas? Ou pego as malas primeiro? Será q depois de passar tem alguém para auxiliar onde devo embarcar para cancun, pior q não falo nada em inglês.
Olá, Léia! Chegando em Miami, primeiro você irá passar pela imigração, pegará as malas e em seguida, fará a alfândega. Depois disso, você verá funcionários da sua cia. aérea para ajudar a recolocar suas malas na esteira para seguirem para Cancún. Não se preocupe com o inglês. Em Miami, todos falam espanhol. 😉
Para saber mais, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem
Isso vale também pra voos vindo de países do Mercosul? Tenho um vôo de Montevideu até o aero de Santos Dumont, com uma parada em Guarulhos. Gostaria de descer e ficar em São Paulo. É possível no meu caso?
Olá, Adriana! O Mercosul fica no exterior. As mesmas regras se aplicam.
Bom dia. Tenho um vôo de Amsterdam para Brasília, sendo que ele irá parar primeiramente em Guarulhos. Seria possível eu abandonar o trecho GRU-BSB, ou seja, permanecer em GRU, mesmo tendo bagagem despachada? A imigração e alfândega seria feita em GRU mesmo ou há risco de não ser realizada em GRU e ter que fazer em BSB?
Olá, Franklin! Você obrigatoriamente fará a imigração e alfândega em Guarulhos. Com isso, você terá que pegar suas malas e poderá, nesse caso, abandonar a sua conexão até Brasília.
Bom Dia, vou fazer uma viagem de ferias para salvador. Meu voo saí de lisboa e tem escala em Madrid e São Paulo. gostaria de saber se as malas vão direto para lá, ou se devo fazer check in das malas outras vez. (sendo que na ida eu chego em Guarulhos e embarco para salvador em Vira-copos. Na volta é ao contrario) e na Volta tenho espaço de 3 horas para chegar de um aeroporto para o outro em São Paulo, dá tempo? tenho que fazer checkin das malas? pode me ajudar ?
Olá, Esdras! O intervalo é curto demais, você arrisca a perder seu vôo. Nunca compre passagens com troca de aeroporto numa mesma cidade. Não há economia que compense, como você verá.
Leia sobre a ida:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem