Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Olá… Temos um voo que vai sair de Orlando pela TAM com destino a Florianopolis, e faremos uma conexao em SP, de duas horas, entao devemos passar na imigracao, free shop e alfandega em SP e nao em Floripa correto? Tenho dúvidas se vai dar tempo de fazer tudo isso até pegar o proximo voo com destino a florianopolis, lembrando que o tempo de conexao eh duas horas. Abracos

    Imigração e alfândega, se tomarem seu tempo de conexão (vc precisa re-despachar as malas) e fizerem perder seu vôo, a TAM realocará sem custos em outro vôo…

    Já free-shop não é desculpa válida.

    Não dá tempo de passar no free shop com 2h, não.

Boia, meu voo de ida e volta tem conexão em Manaus, na volta a alfandega acontecerá em Manaus, porém não há free shop. E sei que vou desembarcar no terminal 1 em SP, posso passar no free shop? E outra dúvida: pelo fato da conexão ser no territorio nacional eu perco o direito de 32 kg por bagagem?

    Olá, Flá! Se o que você tem é conexão, então o seu free shop será necessariamente em Manaus. A única possibilidade de fazer free shop em São Paulo seria se o vôo fizesse apenas uma escala e desembarcasse na área internacional em São Paulo.

    Se a passagem for vinculada, você mantém o seu limite de bagagem. Se forem duas passagens sem vínculo, você vai precisar passar a lábia na atendente do check-in.

Volto num vôo Iberia no próximo dia 22.
Porto – Madri – Rio de Janeiro – Confins
Neste caso, onde terei acesso ao free shop? RJ ou BH?
Seeu pegar a mala no RJ e fizer procedimentos lá, posso comprar lá e despachar por exemplo caixa de wisky? Neste caso, terei que arcar com excessos de bagagem por aumentar caixa comprada no dutyfree uma vez que já estarei desde o início com a bagagem máxima.

    Olá, Luiz! Fará imigração e free shop no Rio. Se já chegar ao Brasil com o limite de bagagem e fizer compras pesadas no free shop, pagará excesso no último trecho.

Olá, uma dúvida, no caso de um vôo do Rio (GIG) para Miami (MIA) com conexão em Atlanta (ATL), entendi que vou retirar minhas malas, fazer passar pela imigração na conexão em Atlanta e entregar minhas malas para que sigam para Miami (MIA), correto? E na volta? O caminho é o mesmo, só que ao contrário, MIA – ATL – GIG, imigração para sair não tem, correto? e minhas malas? Seguem direto? Preciso fazer algo? Como na volta tem mais mala (leia-se compras), não quero fazer bobagem!
Obrigado!

Também sou de BH e apesar de não viajar muito para o exterior já ocorreu comigo os dois fatos relatados por outros trips: 1) saí de Miami para BH, conexão em SP. Retirei as malas em SP, passei no free shop, depois na alfândega.Descí em BH. 2) saí de Boston, conexão em NY, conexão em SP, descí em BH. Retirei as malas em SP, passei na alfândega ao descer em SP e em BH: alfândega novamente!

    Pois é, parece que quando o destino final é BH pode acontecer de tudo.

    Buenos Aires -> BH com conexão de 6 horas em São Paulo: Retirada das malas em São Paulo, free-shop e alfândega. Na chegada em BH, outra alfândega e ainda tive que dar explicações de porque o canhoto da imigração tinha ficado em São Paulo. Uma loucura!

    Santiago -> BH com conexão de 4 horas em São Paulo: Dessa vez não retirei as minhas malas e não pude utilizar o free shop de SP. O pacote free shop + alfândega foi feito em BH. O que é uma pena dado que o free shop de BH é horroroso.

    Sendo assim, Bóia, pelo menos quando se trata de BH, não dá pra ter certeza de onde será feita a imigração.

    Abs

Ok Bóia. Disso tudo eu já sei. O fato é que já experimentei de tudo nos vôos de/e para BH. Ano passado, saindo do Peru, me garantiram que só pegaria as malas em BH, flagrei as malas circulando na esteira. Sorte que meu marido as viu. De outras vezes, voltando da Europa, não pudemos fazer freeshop tanto no Rio quanto em SP, mas, numa outra ocasião, por surpresa, pudemos fazer porque um tal ‘”convênio” entre aeroportos(?) havia acabado. Por isso o meu comentário e a indagação.
Ou seja, mesmo em conexão de vôo internacional muitas vezes não fiz a imigração no primeiro aeroporto. Mas, pelo que você falou, quando eu voltar de um vôo internacional com conexão em SP, por exemplo, é certo que farei a imigração lá, e não em BH. Certo?

Abs

Olá Bóia! A Marina não teria razão? Na verdade, sempre gera dúvida quando viajo. Porque? Já aconteceu de tudo. Até de diserem que eu não precisaria pegar as malas no momento da conexão e eu vê-las bem circulando na esteira do aeroporto de SP. Ah! Sou de BH. Então, qdo falamos em conexão signifca trocar de avião e escala é qdo permanecemos no avião. Certo?! Fazer freeshop em BH é muito ruim. Você tem informação precisa e sem furo pra passar pra gente? Desde já, muitîssimo obrigada!!

    Olá, Rosemarie! A única maneira de você passar pela imigração e fazer free shop num aeroporto é chegando por um vôo internacional. Será preciso que o vôo saia do exterior e chegue a Belo Horizonte na ala internacional. Se fizer escala, os passageiros com destino a Belo Horizonte não desembarcarão e farão free shop em BH. Se o vôo for por conexão, então todos os passageiros desembarcarão no primeiro aeroporto e farão ali imigração e free shop.

Riq,

Viajei com minha irmã que mora no Rio (Galeão) e o voo dela tinha conexão em SP.
Ela não pegou as malas em SP, mas a conexão dela era em um voo que vinha de Miami.
Será que foi por isso que fez tudo no Rio?

Estas informacoes estao incorretas. O aeroporto de Confins, em BH, possui alfandega. Por isso, nao é necessario retirar as malas e fazer novamente o check in. Tb por isso, quem vai para BH como destino final nao pode fazer free shop em SP. Abs

    Olá, Marina! Você deve estar falando de algum vôo internacional que faça escala em São Paulo antes de seguir para BH. Neste caso, sim, quem prosseguir a BH não precisará descer e fazer alfândega. Mas esse tipo de vôo é muito raro. Na maioria das vezes todos os passageiros precisam descer do avião, e todos fazem imigração.

Em 2007 viajei pela TAM de Miami a Fortaleza com escala em Manaus. Só recebi as malas em Fortaleza, onde fiz os procedimentos de alfândega e tive acesso ao duty free. Infelizmente não consigo me lembrar onde fiz a imigração. Pelo que o post diz, esse não é mais o procedimento, correto?

    Olá, Ed! Eventualmente em vôos internacionais que façam escala em algum aeroporto brasileiro antes do destino final, e em que os passageiros não desçam do avião, isso pode acontecer.

    O passageiro não se confundirá, já que não descerá do avião.

    O problema é quando o passageiro desce e não se dá conta de que teria que pegar a mala na esteira.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito