Bate-volta: de Munique a Garmisch e Zugspitze, por A. L.
Bela dica deixada pelo A. L. e que não poderia ficar confinada numa caixa de comentários. Está indo pra Munique? Tem um diazinho sobrando: Este bate-volta é fácil e ótimo. Vai pelo A. L.:
Fiz uma viagem esse fim de semana e fiz um bate-e-volta a partir de Munique que vale MUITO a pena: Zugspitze e Garmisch-Partenkirchen, respectivamente o ponto mais alto da Alemanha e a cidade típica dos Alpes da Baviera que fica ali próxima. Em geral Füssen é mais procurada para day-trips por conta do castelo de Neuschwantesin, mas eu vou deixar essa recomendação alternativa
(Comentário: eu não sou tão fã de Neuschwanstein porque acho que como castelo ele é “fake” (construído em 1885 para imitar 1605…), é lotado demais e a visita interna é tão rápida que não vale o perrengue.)
O que tem em Zugspitze? É, antes de mais nada, um complexo de esqui em torno de um pico de 2.960m. Todavia, ao contrário de outras duas dezenas de resorts de esqui, é uma montanha preparada para outras atividades de quem não quer nem passar perto das botas e suportes (o que era meu caso).
No cume, há um grande complexo formado por dois restaurantes e vários pontos de observação. Em um dia com tempo favorável, dá para ter uma visão de vales alpinos coloridos, lagos, e de outras montanhas na Áustria e – com sorte – até na Itália. Há uma segunda área, um pouco abaixo (2270m), comdois restaurantes de padrão bem acima da média de restaurantes turísticos de cumes de montanha, com propostas mais contemporâneas de culinária regional revisitada e sobremesas ótimas.
A subida até o cume já vale muito a viagem: há um bondinho (Eibsee-Seilbahn) suspenso que leva da estação base em Eibsee (a 980m) até a estação do cume (2890m) em meros 13 minutos. Como há apenas duas torres intermediárias, e a inclinação é elevada, tem-se a sensação de viajar em um quase-elevador-panorâmico. A cabine comporta até 40 pessoas, mas se vc ficar no meio, não verá muita coisa. Por isso, recomendo esperar uma cabine partir e entrar na fila para a próxima, para garantir a possibilidade de tentar um bom lugar. Chega-se a ficar suspenso a 650m em linha vertical desde o solo.
Lá em cima funcionam dois restaurantes, lojas de souvenirs e uma ampla plataforma de observação – além de acesso para o bondinho que vem da Áustria, menos interessante na minha opinião.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Do topo, há um segundo bondinho que leva à Zugspitzplatt, onde funcionam o restaurante estrelado e o bistrô, e de onde partem, no verão, diversas trilhas com variados graus de dificuldade e, no inverno, o acesso a vários teleféricos, gôndolas e pistas para quem está esquiando.
Da Zugspitzplatt parte também o segundo meio de acesso à montanha: um trem de cremalheira, incluso também no passe diário. Demora bem mais, e boa parte do trajeto é por tunel, mas como tem maior capacidade, as filas, se existirem, são bem menores. Na base da montanha, a estação do trem (Zugspitzebahn) é bem próxima à estação do bondinho. No site do parque há informações detalhadas. Clique em “winter” para selecionar a programação de inverno.
Preços do circuito diário: € 38 (inverno), € 47 (verão)
Como complementos, há um lago na estação base de bondinho (Eibsee), que fica congelado durante 4/5 meses por ano e é ponto de partida de várias trilhas no verão. Há um complexo hoteleiro no local para quem quiser ficar mais de um dia (embora eu recomende, nesse caso, se hospedar na cidade).
Garmisch-Partenkirchen é uma simpática cidade que fica a 6km do ponto de partida para Zugspitze, com uma cena gastronômica bem superior ao que se encontra em outras cidades próximas na “Rota Romântica” ou em Füssen. É também o ponto base para outros programas em montanhas próximas como as rotas Garmisch Classic e Wank. Vale a visita ao centro histórico, pela vista excelente de 3 grandes montanhas.
De Munique partem trens regionais de hora em hora (mais frequentes no verão) para Garmisch-Partenkirchen. A viagem dura 1h25. De GaPa parte o trem de cremalheira que vai até Eibsee (35 min) serpenteando o vale e continua até Zugspitzplatt (1h15). Eu recomendo subir até lá e descer de bondinho, é mais interessante.
De carro o passeio pode ser complementado com parada em alguma cidade no meio do caminho ou, em uma viagem de maior duração, com travessia para Áustria (Innsbruck) com mais paradas pelo caminho.
O que torna Zugspitze particularmente interessante? Dois fatores: (1) é talvez a mais acessível experiência de visitar montanha alpina de alta altitude, sem precisar de tornar isso um programa de trekking extenuante, mas ao mesmo tempo sem se limitar a uma mini-plataforma com teleférico e gastronomia de aeroporto; (2) fica sob medida para um bate-e-volta desde Munique. Fica, então, a dica de um bate-e-volta menos conhecido a ser considerado.
Duas observações importantes: só faça o passeio com tempo razoavelmente bom. Tempo nublado não prejudica totalmente o passeio; chuva e neblina podem fechar o acesso ao topo.
Valeu, A. L.! Explicadaço!
Leia também:
Passo a passo: de Munique a Neuschwanstein
Todas de Munique no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfers e passeios no exterior – escolha com a Viator
226 comentários
Boa noite!!! Gelera estou planejando ir a Garmisch ou a Innsbruck em maio. Onde vcs acham que havera mais neve nas montanhas pois AMO frio !!! Obrigada!!!!!!
Clarissa, no topo deve haver um pouco, tem montanhas com gelo o ano inteiro lah, mas essa epoca eh o pico do derretimento. Neve mesmo eh improvavel.
Olá!!!
Fiz até uma pesquisa pelo google, mas, vejo que só aqui para ter minha resposta mesmo!
Vou estar de carro e alguém sabe se tem estacionamento direto na estação do Eibsee-Sailbahn?
Ou tenho que deixar o carro em Garmisch, pegar o trenzinho até o teleférico e de lá subir o “morro”?
Obrigado mais uma vez,
Vladimir.
Olá Vladimir,
Um pouco atrasado, mas segue a resposta:
sim, você pode deixar o carro perto do Eibsee-Sailbahn, tem um estacionamento lá.
Oi Marcelo!!!
Obrigado de coração!
Bóia e demais amigos, boa tarde!
Estou precisando da ajuda de vcs. Em setembro farei uma viagem de 30 dias entre algumas cidades da Alemanha e Itália (entrarei por Berlin e sairei por Roma) e surgiu um dilema no trecho Munique – Florença.
Não encontrei nenhum voo com preço razoável saindo de Munique e chegando diretamente em Florença e o trem leva mais de 9h. Como eu sei que o Ricardo Freire não recomenda viagens noturnas de trem, alguem conhece alguma alternativa barata e rápida?
Obrigado desde já!
Olá, Rafael! Veja também vôos a Pisa (1h de Florença) ou Roma (meia hora até a estação, mais 1h15 a Florença).
Olá pessoal,
é possível fazer estes passeios perto de Munique (Garmish, Fussen) de carro em fevereiro? Há risco de as estradas fecharem? Obrigada
Mas a vantagem desse Garmisch Ski-Express não é justamente combinar as viagens de ida e volta de trem + acesso às pistas? https://www.zugspitze.de/en/winter/skigebiet/zugspitze/garmischer-skiexpress.htm
O passe só tem como ser adquirido lá na estação, certo? On-line não encontrei aqui.
Olá, Anderson! Desculpe, estava pensando que você se referia ao Bayern Ticket. Não tá mais aqui quem boiou 😳
Olá! Estou com uma dúvida: esse passe de trem – de Münich a Garmisch que já inclui o acesso às pistas – pode ser utilizado também na viagem de volta a Münich? Ou eu teria que adquirir uma passagem (19 euros) de retorno à capital Bávara, após o dia inteiro na região alpina? Obrigado.
Olá, Anderson! O acesso às pistas você compra à parte. Já o Bayern Ticket vale para a volta, desde que seja feita no mesmo dia.
André/Márcio/Bóia
Gostei bastante dessa sugestão e pensei em incluir esse bate volta no meu roteiro de 13 noites:
31/03 – chegada em Frankfurt (09:20) – trem Munich
01, 02, 03 – Munich (bate volta Garmisch/Zugspitze)
04/04 – trem Praga
05, 06, 07 – Praga
08/04 – trem Berlin (parada em Dresden)
09, 10, 11 – Berlin
12/04 – trem Frankfurt
13/04 retorno ao Brasil
Outra opção, seria esquecer esse passeio e diminuir um dia em MUC e outro em PRG p/ incluir Vienna e Bratislava. Nesse caso, mudaria os seguintes dias:
03/04 – trem Vienna
04 – Vienna
05/04 – trem Praga (parada Bratislava)
Considerando as cidades incluídas no roteiro, você concorda que o diferencial (digo, quebrada no visual) seria justamente Garmisch/Zugspitze?
Qual opção vocês acolheriam?
Olá, Thyago! Viena vai ficar vaptvupt demais desse jeito! O primeiro roteiro está mais equilibrado!
Valeu, Bóia… acho que era isso mesmo que eu queria ler hehehe!
Obrigada, bóia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pessoal, fiz esse passeio hoje e adorei. Obrigada pela dica. Foi muito bom!
Bóias, me tirem uma dúvida, please!
Comprei para amanhã uma passagem de Munique a Salzburg e NAO fiz reserva de assentos. Tinha opção com e sem no mesmo trem. Minha dúvida é como vou saber quais os assentos são dsponíveis para os sem-reserva como eu! Nunca viajei num trem assim. Já viajei em trem regionl como o de hoje e em trem com reserva obrigatoria mas essa eh novidade. Alguem ajuda??????
Obrigada!
Olá, Georgia! Acima de cada assento há um mostrador (digital nos trens mais novos, físico nos trens antigos). Os assentos reservados trarão estampado o aviso sobre qual trecho estará indisponível. Nos trens regionais a maioria dos assentos não é reservada.
Olá!!!
Pergunto se o Bayern Ticket, vale para ir a Salzburg e/ou Innsbruck, que ficam na Áustria, mas, próximos a Munique.
Ou só vale mesmo para fazer passeios como: Füssen, Garmisch-Partenkirchen, Landshut, Burghausen…
Obrigado de coração,
Vladimir.
Olá, Vladimir! O Bayern Ticket vale para Salzburg, mas não vale para Innsbruck.
Olá, Bóia!
Muito obrigado pela rápida resposta, mais uma vez!
Minha idéia é acordar cedo em Munique e fazer: Munique – Landshut (talvez um pit stop em Burghausen)- Salzburg – Munique.
Penso em fazer de carro, mas, não descarto fazer de trem.
Como vamos em Junho, sei que teremos dias bem longos!
Com o Bayern Ticket posso fazer todos esses trechos no mesmo dia? Ir até Landshut, de lá até Salzburg e voltar para Munique?
Outro passeio que quero fazer de Munique é ir a Innsbruck e Füssen. Mas esse vamos fazer de carro mesmo, para apreciar os Alpes.
Mais uma vez Obrigado de coração,
Vladimir.
Olá, Vladimir! O Bayern Ticket dá direito a todos os trechos em trem regional (R-Bahn) que você puder fazer no dia de validade. De 2a a 6a feira vale a partir das 9h. Nos fins de semana vale o dia inteiro.