Bariloche: de barco a Puerto Blest e Cascata dos Cântaros
Pois é, meus caros, às vezes precisamos aceitar certas condições do clima quando viajamos com um roteiro não flexível. O dia escolhido para fazer o passeio de barco de Bariloche até Puerto Blest estava todo chuvoso e as previsões não mostravam sinais de melhoria. São Pedro não me deu nem 3 minutos de folga, muito menos mandou um raiozinho sequer de sol para animar as fotos. Como quem está na chuva é para se molhar, resolvi encarar a travessia mesmo assim 🙂
Este passeio nada mais é que a primeira parte do Cruce de Lagos, do ponto de vista de quem parte de Bariloche. O que demonstra o que o comandante Riq Freire sempre diz: que é possível fazer os passeios de barco do Cruce dos dois lados da fronteira sem precisar fazer o Cruce propriamente dito. Este passeio parte do Puerto Pañuelo pela manhã e retorna ao final do dia.
Navegamos cerca de uma hora e meia até a primeira parada. Lá você tem a oportunidade de fazer uma breve navegação pelo Lago Frías (pago à parte), um trecho adicional do passeio, em um lago com águas ainda mais verdes que o lago Juan Blest. É lindão 😀
(Curiosidade: e o passeio pelo Lago Frías, o que é? Outro trecho do Cruce…)
Retornamos para o almoço e seguimos para a Cascata dos Cântaros. São cerca de 650 degraus até o último mirante da cachoeira, mas já é possível escutar o barulho da queda d’água desde os primeiros passos. A chuva apertou pra valer nessa hora e um tristonho “aahhh” ecoou (eu sei que essa é uma das regiões mais chuvosas da Argentina, mas a gente sempre fica com uma pontinha de esperança que o tempo vá melhorar). Persisti por quase 500 degraus, mas ao perceber que toda a minha mochila e meu equipamento fotográfico estavam bem molhados, achei melhor retornar ao barco e salvar o cartão da memória da câmera.
Vale apelar para vários recursos: consultar a previsão do tempo, enviar um memorando a São Pedro, procurar uma app de sol instantâneo… Tudo isso para garantir bons momentos durante sua navegação até Puerto Blest.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Oferecido pela Turisur, esse passeio custava, em agosto de 2012, 300 pesos (65 dólares pela cotação das casas de câmbio) e não inclui o trecho opcional pelo Lago Frias, que custava mais 100 pesos (22 dólares pela cotação das casas de câmbio), nem os 63 pesos de taxas de ingresso ao Parque Nacional (14 dólares). O almoço que custa cerca de 120 pesos (26 dólares pela cotação das casas de câmbio). Lembre-se de levar dinheiro em espécie para todos esses gastos extras, pois cartão de crédito não é aceito em nenhum momento.
Se você tem interesse em conhecer mais detalhes sobre o Cruce de Lagos, não deixe de consultar o post super completo que Riq Freire publicou em 2010 relatando sua experiência durante a travessia no verão:
Outro passeio de barco bem conhecido na região — e que não faz parte do Cruce! — é o passeio até Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, já do ladinho de Villa La Angostura. Esse tour, realizado pela operadora Cau Cau, dura aproximadamente meio dia e inclui traslado e uma pequena caminhada na ilha. Não sobrou nem um tempinho para fazer esse passeio — por isso, se você quiser conhecer mais detalhes sobre o passeio até a Ilha Victória, não deixe de consultar os relatos da turma:
- Bariloche – Isla Victoria y Bosque de Arrayanes no Nerds Viajantes
- Isla Victória no A Janela Laranja
- Bosque dos Arrayanes no A Janela Laranja
- Passeio no Lago Nahuel Huapi no A Janela Laranja
- Bariloche – Isla Victoria e Bosque de Arrayanes no Jeguiando
E você? Já fez passeios de barco em Bariloche? Conta pra gente como foi a sua experiência 🙂
Este passeio foi uma cortesia da Emprotur de Bariloche e da Turisur.
Leia mais:
- Bariloche: como é o passeio Noche Nórdica
- Piedras Blancas, um dos passeios mais engraçados de Bariloche
- Circuito Chico, a introdução clássica a Bariloche
- Como funciona o Cerro Catedral, a estação de esqui de Bariloche
- Bariloche: teleférico e esquibunda no Cerro Otto
- Bariloche: como é o passeio ao Refugio Arelauquén
- Bariloche: onde alugar roupas para a neve (e quanto custa)
- Primeira viagem a Bariloche: roteiro de 4, 5 ou mais dias
Resolva sua viagem
29 comentários
Oi Bóia…Como não tem pacote pronto pra esse roteiro que eu quero fazer, provavelmente a minha agencia só vai acertar a parte aérea e o resto é por minha conta…então gostaria que vcs me dessem algumas dicas de como tenho que fazer…ou seja endereços de hospedagem bem baratas (tipo pousadas), restaurantes mais baratos sem luxo, traslados, táxis, ônibus ou vans que sejam mais em conta. Faço questão do passeio e não de hotéis e restaurantes de luxo. O roteiro é o seguinte: 2 dias em El Calafate (vou fazer os dois passeios…Perito Moreno e Todos os Glaciares…gostaria de saber o preço dos dois e se tem que reservar antes…………….2 dias em Bariloche, sendo que no primeiro dia vou conhecer o Cerro Otto e no segundo dia vou fazer o Cruce Andino Até Puerto Varas onde fico 2 dias……Portanto as informações seriam sobre esses 3 lugares…… Obs: O Cruce Andino eu já sei o preço. Desculpem o incomodo mas realmente vou precisar dessas dicas. Obs: Pretendo ir dia 5 de agosto de 2013. Obrigado………Edson……….
Olá, Edson!
Nosso conteúdo sobre esses lugares pode ser encontrado nestas páginas:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/
https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate
https://www.viajenaviagem.com/category/puerto-varas
Repense seu roteiro. Dois dias em cada lugar é pouquíssimo. Você vai perder o primeiro dia em deslocamento. O custo x benefício de tanto deslocamento vai ser péssimo; você vai viajar muito para ver pouco, e passar um tempo desproporcional da sua curta viagem em trânsito.
Olá! Estou em Bariloche e farei o passeio Cruces no dia 10/06. Alguém sabe me indicar um hotel simples no Chile para pernoitar?
Olá, Denise!
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/hoteis-na-patagonia-e-lagos-andinos-os-relatos-dos-leitores/
Olá pessoal.
Seria feio, brega, fora de moda, desproporcional ou como queiram, eu levar uma mochila como bagagem de mão no avião ?.
Pergunto por que vou para Arg./Chile e quase todo mundo leva uma mochila para levar seus pertences aos passeios, e como temos um limite de peso nas viagens. Então quanto menos eu levar, mais fácil pra mim.
Obs: O que é certo é certo, por favor gostaria que fossem sinceros. Gostaria de respostas de pessoas diferentes.
Muito obrigado…Edson.
Olá, Edson! Não há nenhum problema em embarcar com uma mochila, desde que ela caiba no compartimento e seja liberada pela atendente do check-in. Se pedirem para pesar, precisará ter no máximo 5 ou 10 kg, conforme a cia.
Olá pessoal, quem pode me dizer como é fazer esse passeio (mini cruce) mas do lado do Chile…onde começa e até onde vai, com passeios opcionais se tiver é claro (assim como do lado argentino tem o passeio do lago frias como opção)e também os preços (mesmo que desatualizado)Talvez do ano passado.
Pretendo fazer a travessia no inverno de 2013 e gostaria de saber se alguem fez direto e como é…?
Obrigado…Edson…
olá !!!
Fiz este passeio há alguns anos atrás, era setembro, o dia estava meio nublado, mas demos sorte, porque em alguns momentos o sol “furava” uma nuvem, e dava uma cor linda às águas. Mas o passeio é tão lindo que seja com o tempo que for, vale super a pena! Seu relato deu vontade de voltar!
Ah, e nem sabia que o Riq diz sobre fazer os passeios dos dois lados da fronteira sem precisar fazer o Cruce propriamente dito. Eu fiz exatamente isto, e sempre comento com amigos que é muito melhor assim. No meu caso fiz primeiro o lado do Chile, depois Argentina. E só de lembrar, queria voltar!
Só Deus (e São Pedro, naturalmente) sabe o quanto eu entendo sua frustação, Natalie. Nessa terra da rainha onde moro já passei por muitas mudanças de planos súbitas ou mesmo encarei a chuva. Mas melhor do que chorar é fazer como vc e aproveitar do jeito que dá mesmo!
Olá!! Estou planejando viajar em lua de mel para Bariloche em outubro do ano que vem… Pensamos em fazer um pacote por Bariloche e de repente visitar cidade vizinhas ou Buenos Aires…
Alguma sugestão sobre quais passeios são imperdíveis em Bariloche e quais cidades próximas e interessantes a visitar?
Grata!
Olá, Nayara! Leia o que temos sobre Bariloche:
https://www.viajenaviagem.com/category/bariloche
Ei Natalie!
Que pena que o tempo não ajudou! Deve ser um passeio muito bom. Quero voltar a Bariloche para conhecer o Lago Frías.
Obrigada por citar o post dos Nerds Viajantes! 🙂
Bjos,
Lillian.
Que pena São Pedro estar de mau humor. O passeio é lindo. A cor dos lagos de cair o queixo, mas tudo com Sol.