Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas da mala são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas padrão europeu não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

Minha mala não é exatamente desse tamanho. Será que passa?

Bagagem de mão medidas certas

Todos os dias aparece alguém aqui fazendo a mesma pergunta: “minha mala mede um tiquinho a mais na largura ou na altura, será que passa?”.

A resposta é: se houver fiscais na porta da sala de embarque, se esses fiscais pedirem para testar sua mala no molde e se a sua mala não couber no molde, os fiscais podem mandar você de volta até o check-in para despachar a sua bagagem.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é ‘de comprido’, com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento — nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    390 comentários

    Olá, Bóia!
    Você saberia informar como está a fiscalização para os mochilões como bagagem de mão nos vôos domésticos? Praticamente todos os mochilões tem a medida de comprimento maior de 55cm, no entanto as medidas acabam sendo menores que 35cm de largura e 25cm profundidade. Será que todos os mochilões fora desse padrão terão necessariamente que ser despachados?
    Obrigada.

      Olá, Aline! Se houver medição pelo padrão e não couber, vai precisar ser despachada.

      O problema prático do mochilão é que ele só combina com outros mochilões no mesmo compartimento. Com os compartimentos abarrotados, o mochilão tem de ir posicionado longitudinalmente, e aí só cabe mais uma mala “de lado”, se não tiver largua máxima, e 2 mochilas ou bolsas pequenas. E já lota o compartimento.

    A minha opinião é que como estão cm tolerância zero com as malas de bordo do tipo passou 1 cm pra cá mais 1 cm pra lá, não posicionou a mala virada pra Meca então tem que pagar pra despachar, tudo bem, mas tolerância zero também com os horários de voo. Atrasou alguns minutos cabe a empresa compensar o passageiro seja de forma voluntária ou então por meio judicial.

    Pode viajar com a mala de rodinha para colocar no bagageiro e outra pequena para colocar em baixo dos pés? Totalizando 2.

      Olá, Iolanda! A bagagem debaixo do assento em frente tem que ser uma bolsinha ou mochilinha pequena.

    Olá, Bóia!
    Comprei uma passagem da TAP pra Paris e vi no site que o limite da mala de mão são 8Kg. Se pela regra brasileira o peso máximo são 10Kg, a companhia pode estipular um limite menor?

      Olá, Vanessa! A TAP permite 8 kg na maleta de mão e mais 2 kg numa bolsa de artigos pessoais. A soma está dentro da legislação brasileira.

    Quem for fazer viagens aéreas domésticas pelo Japão deve tomar cuidado, algumas companhias tem a dimensão de bagagem em 45cm x 35cm x 20cm e com peso de 10kg, um centímetro ou grama a mais é problema, não tem perdão.

    Quanta incompetência!
    A maioria dos modelos de malas de mão modelo 20” medem (58,42×38,1×24,13) vide marca Sansonite. Tem q ser o padrão internacional tamanho 20”.
    Ou milhões de malas serão jogadas no lixo.

    A Latam, como sempre, está se superando.

    Fui embarcar recentemente e a Latam primeiro embarca as prioridades e passageiros com status, depois pessoas com mochilas (que supostamente deveriam ser colocadas embaixo do assento da frente) e por fim pessoas com malas.

    O problema é que algumas mochilas são pequenas e outras gigantescas, maiores do que mutias malas. E ao entrarem, todos colocam as mochilas no bagageiro de cima, que está vazio. Ou seja, mesmo quem poderia acomodar embaixo, opta por colocar em cima.

    Com isso, quando embarcamos com as malas, já não tem espaço livre. E a solução é despachar as malas, que muitas vezes possuem itens eletrônicos e frágeis.

    Até posso aceitar essas novas medidas, que inclusive me impedem de utilizar uma das minhas malas de mão, que tem 57cm de altura, apesar de ser menos larga e profunda do que o padrão adotado. Mas se estou dentro da regra, o mínimo que posso exigir é que eles ofereçam condições para que a mala seja acomodada.

    Eu pessoalmente acho um absurdo as companhias aéreas brasileiras adotarem um padrão de mala que impede o uso das principais marcas mundiais – malas boas, conhecidas pelo pouco peso, como as lites da Samsonite e as Rimowa não se enquadram nos novos padrões adotados (todas tem 55x40x20). Parece de novo a estória dos pinos de tomada que o Brasil resolveu adotar um diferente do resto do mundo

    Bom dia, Bóia. Minha mala tem 115 cm na soma das medidas. Porém as medidas são 55 cm x 40 cm x 20 cm, diferente dos 55 x 35 x 25 para caber na caixa. Gostaria do seu “socorro” habitual, já que as empresas não se manifestaram no tocante à medida linear.

      Olá, Ségio! As empresas brasileiras estão usando a configuraçã 55 x 35 x 25 cm, porque é a que permite acomodar três malas “de comprido” nos modelos mais usados no Brasil.

      Boa tarde Sérgio!
      Poderia me informar onde comprou sua mala nestas medidas 55x40x20? Está difícil achar neste padrão.
      Abs

    Bom dia!
    Uma coisa não ficou clara para mim… em viagens internacionais, com embarque no galeão, a mala segue o padrão brasileiro (55x35x25) ou internacional (da soma das medidas)?
    No site da swiss air as medidas são 55X40X23, minha dúvida é se a regra brasileira se sobrepõe à especificação da cia aérea. Obrigada!!

      Olá, Carolina! A lei brasileira se refere apenas ao peso (10 kg). Cada cia. pode impor suas regras. As cias. brasileiras participantes decidiram pelo formato 55x35x25.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito