Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?
Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.
Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.
Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.
As medidas da mala de mão
As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.
Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas da mala são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).
Infelizmente essas malas padrão europeu não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Minha mala não é exatamente desse tamanho. Será que passa?
Todos os dias aparece alguém aqui fazendo a mesma pergunta: “minha mala mede um tiquinho a mais na largura ou na altura, será que passa?”.
A resposta é: se houver fiscais na porta da sala de embarque, se esses fiscais pedirem para testar sua mala no molde e se a sua mala não couber no molde, os fiscais podem mandar você de volta até o check-in para despachar a sua bagagem.
E o peso?
Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.
Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).
Wise – Cartão de débito global
Como acomodar a mala de mão no bagageiro
O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é ‘de comprido’, com as rodinhas para trás.
Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento — nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.
E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
Onde vão as bolsas e mochilas
É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.
Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.
Organizador de eletrônicos para viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfers e passeios no exterior – escolha com a Viator
390 comentários
Se essas medidas do gabaritos são pra acomodação nos voos nacionais, estão medindo também para o embarque internacional? Vou viajar pela América Airlines e minha mala tem 37 de largura, porém 2 centímetros a menos na profundidade, ela cabe no gabarito da Gol, por exemplo.
Olá, Ju! Se não couber no gabarito e você não for pegar nenhum trecho nacional, mostre que a sua passagem é internacional e está fora da jurisdição da Abear.
Alguém ja teve a curiosidade de medir esses gabaritos? Meu voo é internacional e não terei a oportunidade mas seria aconselhável viajar com uma fita métrica e medir.
lembrando que essas medidas de 55x35x25 já é com todos os acessórios já incluídos na medida, como pezinhos e alças nas laterais e na parte superior, na minha viagem agora em 29 de abril tive o desgosto de ver minha bagagem ser despachada e receber ela no destino final quase destruída, a mala em si tem essas medidas, porém não contei com alças e pés laterais e o gabarito não entrou isso foi na Latam, quando adentrei na aeronave fiquei mais indignado ainda, sem nenhum exagero tinham malas muito maiores e largas do que a minha impossível de ter passado no gabarito. nem entre eles tem padrão de gabarito, quando cheguei ao meu destino campo grande, vi um gabarito dando sopa e fui medir novamente e por ironia a caixa entrou com facilidade, só que dava para perceber que era diferente a caixa, como confiar num negócio desses e ainda fui questionar uma funcionária da empresa sobre o acontecido, então meus queridos a dica é comprem a mala com folga de medidas, eles vão fazer de tudo para que as malas sejam despachadas e você desembolse 120 reais lá na hora.
Mês que vem irei fazer uma viajem à Europa e para não ter que me preocupar com isso (até acho que minha mala passaria como de mão) optei por comprar passagens com tarifas com bagagem despachada. Tanto pela TAP (nos voos intercontinentais) quanto pela Vueling (num trecho Barcelona – Paris)
Boa noite!Me tirem uma dúvida por favor.Minha mala mede:55 de largurax35 de comprimento e 25 de profundidade.É aceita nas medidas ao contrário?fico no aguardo.obrigada.
Olá, Cacilda! Sim.
Obrigada! Infelizmente me parece que essa regra só serve para atrapalhar. Se não é a regra internacional, então por quê, né?
Olá, primeiramente parabéns pelo site, adoro… Estou embarcando para Paris na próxima semana, somente com mala de mão, porém a minha mede 58 x 35x 23, será que terei problema?
Olá, Karina! É possível que tenha sim, infelizmente.
Viajei assim como vc pretende ir, deu certo demais. Foi em setembro passado. Nem mediram e nem pesaram e eu estava dentŕo do peso e medidas atuais.
Vou fazer um trekking na Europa com uma mochila de 55x30x25, já com as alças presas, a principio cabe no gabarito. Será que embarco sem problemas?
Não quero despachar e correr o risco de ter a bagagem extraviada pois não terei tempo para esperar ela chegar.
Olá, Leonardo! Cabe no gabarito das brasileiras, e não excede os 115 cm das estrangeiras. Mas tem que ver se não vão controlar o peso. Provavelmente vão te pedir para pesar no check-in.
Infelizmente, ao menos no Afonso Pena(CWB), não é apenas instrutiva, tive que pagar R$ 120,00 por uma bagagem que não entrou totalmente no gabarito.