Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?
Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.
Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.
Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.
As medidas da mala de mão
As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.
Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas da mala são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).
Infelizmente essas malas padrão europeu não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Minha mala não é exatamente desse tamanho. Será que passa?
Todos os dias aparece alguém aqui fazendo a mesma pergunta: “minha mala mede um tiquinho a mais na largura ou na altura, será que passa?”.
A resposta é: se houver fiscais na porta da sala de embarque, se esses fiscais pedirem para testar sua mala no molde e se a sua mala não couber no molde, os fiscais podem mandar você de volta até o check-in para despachar a sua bagagem.
E o peso?
Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.
Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).
Wise – Cartão de débito global
Como acomodar a mala de mão no bagageiro
O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é ‘de comprido’, com as rodinhas para trás.
Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento — nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.
E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
Onde vão as bolsas e mochilas
É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.
Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.
Organizador de eletrônicos para viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfers e passeios no exterior – escolha com a Viator
390 comentários
Sim, vão criar, aconteceu comigo, vide comentário acima
Ola. Vou para Europa e fazer um tur por lá gostaria de saber as regras de bagagem de mão. Obrigada.
Olá, Neia! Não existe legislação. Cada cia. tem as suas regras. Normalmente são aceitas a bordo malas em que a soma das dimensões dê 115 cm. O peso varia de 7 a 10 kg. Consulte a regra da sua tarifa.
Essa mochila pequena seria a equivalente a uma mochila escolar?
Olá, Rodrigo! Qualquer mochila com porte de bolsa. Aquele mochilão de mochileiro precisa ser despachado.
Prezada(o) Bóia… 🤣 Grata pela atenção e pelas informações importantes. 🤩
Com relação ao peso serão 8 ou 10 kg?
Olá, Milton! No Brasil, 10 kg. Mas por enquanto não estão pesando.
Duvida malas despachadas qual é o peso máximo?
Olá, Anacleto! 23 kg por volume nas cias. nacionais e na maioria das estrangeiras. Muitas tarifas permitem o despacho de uma mala sem pagamento extra. Pode-se despachar quantos volumes quiser, pagando por eles.
Na Europa, a medida-limite mais comum é 55X40X20. A brasileira recém-padronizada é mais estreita e mais espessa.
Fazem anos que sempre viajo com uma mochila de rodinhas a bordo, porque quando chego ao destino é mais prático colocá-la nas costas quando pego transporte público, do que ficar arrastando. Aí medi e ela é mais alta, apesar de mais estreita e mais “magrinha”. Pelo visto vou ser obrigada a abandoná-la né? Pergunta: em vôos internacionais, para a Europa, mas que pegamos a ponta doméstica (moro em BH então dificilmente meu vôo sairá daqui) qual é a regra válida?
Olá, Elisa! Nos trechos nacionais a regra será a nacional.
Tenho malas rígidas Samsonite com medidas 55x40x20. Estas malas são produzidas na Bélgica. Servem ou não ? Tem alguma tolerância? O padrão brasileiro não está exagerado ? Abandono a mala ? Quem vou processar ?
Olá, Mauricio! Aparentemente esse padrão europeu não cabe no gabarito nacional. Os 35 cm de largura são determinados para acomodar três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.
Até quantos kls deve ter a mochila que vou levar embaixo do acento?
Olá, Fernanda! Teoricamente, a soma do peso das duas bagagens (maleta + mochila) deveria ser no máximo 10 kg. Mas não estão pesando (ainda) não.