Bagagem de mão medidas certas

Bagagem de mão: a sua mala tem as medidas certas?

Até há pouco, o controle do tamanho da bagagem de mão era feito no portão de embarque. A partir de agora, o controle passa a ser feito antes de entrar para a área de embarque.

Sabe aquele ponto onde funcionários fazem a leitura óptica do cartão de embarque? Então: é um pouco antes dali.

Bagagem de mão medidas certas

Vale a pena pegar uma fita métrica e dar uma conferida para ver se a sua mala passaria no controle.

As medidas da mala de mão

Bagagem de mão medidas certas

As cias. aéreas brasileiras unificaram as medidas. A mala de mão permitida a bordo mede até 55 cm de comprimento (incluindo as rodinhas), 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Aqui existe uma discrepância com relação às medidas aceitas pelas cias. européias. Na Europa, as medidas da mala são 55 cm x 40 cm de largura x 20 cm de profundidade (ou 115 cm na soma das medidas, o que também inclui as malas do padrão brasileiro).

Infelizmente essas malas padrão europeu não cabem no gabarito brasileiro, que foi estabelecido para que caibam três malas por compartimento nos aviões mais usados nas rotas nacionais.

Minha mala não é exatamente desse tamanho. Será que passa?

Bagagem de mão medidas certas

Todos os dias aparece alguém aqui fazendo a mesma pergunta: “minha mala mede um tiquinho a mais na largura ou na altura, será que passa?”.

A resposta é: se houver fiscais na porta da sala de embarque, se esses fiscais pedirem para testar sua mala no molde e se a sua mala não couber no molde, os fiscais podem mandar você de volta até o check-in para despachar a sua bagagem.

E o peso?

Teoricamente, há um limite de 10 kg que pode ser carregado a bordo, somando o peso da mala de mão e o da bolsa/mochila de itens pessoais.

Mas a pesagem ainda não está sendo feita (nem sei se um dia será).

Como acomodar a mala de mão no bagageiro

Bagagem de mão: onde acomodar

O jeito certo de colocar a mala no bagageiro é ‘de comprido’, com as rodinhas para trás.

Dessa maneira, nos aviões mais usados em rotas domésticas, caberão três malas por compartimento — nesses aviões, existe espaço para uma mala por pessoa.

E ao posicionar a mala com as rodinhas para trás, ela já fica no jeito de ser puxada pela alça na hora de tirar.

Onde vão as bolsas e mochilas

Bagagem de mão: mochila

É possível subir também com uma bolsa ou mochila pequena. Para que sobre mais espaço nos bagageiros, as cias. aéreas estão orientando para que esses itens pequenos sejam postos embaixo do assento à frente do passageiro.

Se você puser sua mochila no compartimento de bagagem, é bem provável que passe um comissário para tirar de lá e entregar para você enfiar embaixo do banco da frente.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    390 comentários

    Viajei de Nowegian para Londres em abril e no cjeck-in pesaram minha bagagem de mão junto com a bolsa tira-colo que eu usava. Sorte minha que nao passou de 10 kg!

    Já presenciei um passageiro fazer o maior barraco para não tirar a mochila do bagageiro e colocar embaixo do banco. Recusou-se peremptoriamente e não tirou mesmo

    O que tem de gente na fila de “sem bagagem” passando livremente com malas de mão na Gol é inacreditável! Deveriam fiscalizar isso.

    Pra mim, o problema não é o valor cobrado pela mala despachada, apesar de eu achar caro ainda, mas principalmente o tratamento que dão as bagagens dos passageiros.
    Apesar de eu não levar nada que quebre na mala, nossas bagagens são jogadas como se fossem um saco de lixo, como se fosse inquebravel.
    Não dá pra ficar comprando uma mala nova a cada 3 vôos que se faz ou viajar com uma mala quebrada, rachada, capenga, sem rodas, etc.

    Os comissários deveriam orientar que mochilas são acomodadas a baixo do assento e que são proibidas de serem colocadas nos compartimentos superiores, estes destinadas a penas para malas pois quando entra o restante dos passageiros já não há mais lugares para bagagens. Não se pode esperar da educação do brasileiro e ele desconhece os regulamentos de vôo.

    Quem sabe assim as pessoas finalmente entendam o que é uma bagagem de mão… O artigo ficou ótimo, claro e objetivo.

    Fui à Aracaju semana passada e pude ver vários passageiros embarcando com malas fora do padrão no voo da TAM, tanto na ida e na volta. Por outro lado ao chegar e passar na loja da TAM do aeroporto de Guarulhos para remarcar uma passagem, puder ver duas mulheres dando escândalo porque foram impedidas de embarcar, pois suas malas estavam completamente fora do padrão. Melhor respeitar a regra porque o prejuízo é grande …

    Agora a estratégia das aéreas é selecionar os passageiros por grupos sendo que as pessoas dos últimos grupos são abordadas no embarque dizendo que terão que despachar suas malas (mesmo dentro das medidas) por falta de espaço. Já aconteceu comigo e já vi várias pessoas passarem por isso. O problema é que ao embarcar você encontra muitos bagageiros vazios.

      Aconteceu isso comigo, minha mala estava dentro do tamanho permitido, mesmo assim a comissario falo que tinha que despachar, não houve pagamento adicional, mas me causou transtorno.

    o problema são os passageiros que sobem com uma mal e várias sacolas e mochilas (até maiores que muitas malas). a regra dos 10 kilos é a melhor

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito