salar de atacama

Guia do Atacama

Fim de tarde no Salar de Atacama

Confesso que, ao chegar ao local, ao Salar de Atacama, não achei que o passeio fosse ser isso tudo o que falavam.

Às 6 e pouco da tarde (o Chile continuava artificialmente em horário de verão) a luz era chapada; o salar de Atacama (uma escultura impressionante da natureza, desenhada pela evaporação) estava um cinza-sujinho; e nada indicava que eu fosse fazer uma colheita satisfatória de fotos.

De cara, eu já vi que a minha zoom (a pobre Zunzinha) não era suficiente para pegar os flamingos que pastavam no laguinho salgado (os bichos ficam 95% do tempo de cabeça baixa ruminando micro-camarões).

Além do quê, fiquei envergonhado — ao meu lado havia um grupo de fotógrafos de verdade, que dominam suas câmeras (eu sou dominado por minha)

Mas eis que… dez minutos depois o sol começou a baixar e a esquentar a paleta de cores de uma maneira incrível.

As cores apareciam como se Alguém lá em cima estivesse operando a função contraste do Photoshop, sem medo de ser feliz.


Por sorte, consegui até acertar o foco numa mini-revoada de flamingos que passou por cima de mim. (Já tinham passado outras e eu tinha perdido todas.)

Menos de quarenta minutos mais tarde, quando começou a se esconder por trás da cordilheira, o sol foi esfriando os matizes. Nem parecia o mesmo lugar que eu tinha acabado de fotografar.

Fomos embora, e a aura amarelada do lento pôr do sol do deserto nos acompanhou por boa parte da viagem de volta ao hotel.

Bonne nuit les amis
  • Considerado o terceiro maior salar do mundo, o Salar de Atacama fica a 2.300 metros altitude e aproximadamente a 55 quilômetros de San Pedro
  • Passeio ideal para o final da tarde, com direito ao pôr do sol e a vista para o vulcão Licancabur
  • O caminho é plano e não requer participar de grandes trilhas
  • É nessa região que fica a Reserva Nacional dos Flamingos
  • Na mochila, leve protetor solar, hidratante labial, boné ou chapeu, tênis ou bota de trekking e mantenha-se hidratado

Leia mais sobre passeios no Atacama

Passeio feito a convite do hotel Tierra Atacama.

Comentários

Fabricio
Responder

No início desse ano de 2017 tive o privilégio de conhecer o Atacama e estive nesse maravilhoso Salar. Lendo o artigo e vendo as imagens me passou um filme pela cabeça…rsrs…Poder contemplar a beleza desse lugar juntamente com a exuberância dos flamingos foi demais! Um outro passeio que me encantou foi o de Pedras Rojas e também o passeio Astrnômico noturno…São só lembranças boas desse maravilhoso lugar!Uma verdadeira terra de vulcões! Super recomendo! Abração e parabéns por tantos posts maravilhosos! Fabricio

Regina
Responder

Olá . Acabo de chegar do Atacama e gostaria de deixar alguns comentários e dicas.Vou separar por item com tudo que fiz e com quem e os que recomendo :
1- Traslado aeroporto : Transvip : estava tudo ótimo até que, na viagem de volta, o motorista começou a cochilar no volante .Chegar em Calama foi um alívio !
2- Hotel : Pat’ta Hoiri : ótimo ,atendimento diferenciado dos funcionários.Recomendo.
3- Agências : Cosmo Andino : excelente : vans novas e confortáveis, motoristas e guias ótimos e cuidadosos ( tinha um tubo de oxigênio nos passeios com maior altitude,uma tranquilidade para os mais “apavarodos”).Super recomendo
Fiz um passeio com o Atacama Conection e não recomendo : vans velhas e apertadas, motorista e guia mediano.
4-Retaurantes : recomendo todos que eu fui : Delícias Del Carmen,La Staka,Casa de Piedra,El Charrua,Ckunna e Roots : muito boa comida e ambiente acolhedor, ótimo custo-benefício .
5-Mal da altitude : dica que recebi de um guia local : beber bastante líquido, mas aos poucos (inclusive durante à noite ) :a cada meia hora dar um pequeno gole de água,manter uns 10 segs dentro da boca antes de engolir,para saciar a sede.É uma maneira de se hidratar sem encher demais a bexiga ( preocupação constante, porque em muitos passeios a disponibilidade de banheiro é pequena quando existe . . . ).
Outra dica que parece óbvia é que quando retornar ao quarto do hotel após os passeios ,abrir a janela e porta e ligar o ventilador para trocar o ar do quarto.Num local com ar rarefeito isto faz toda a diferença .
.As belezas naturais do Atacama são incríveis e SPA é uma cidadezinha que traz grandes surpresas . Boa viagem à todos.

Flavio
Responder

Estou em contagem regressiva para meus 5 dias no atacama, fico no mamatierra e agendarei os passeios la em San Pedro no primeiro dia.

CRISTINA SILVA
Responder

Estou a alguns dias para chegar noAtacama …..conto com todos estes matizes

Thais Ventura
Responder

Caramba, quase chorei. Estou indo pra lá daqui 20 dias. Espero voltar com muita história pra contar.

Adriana
Responder

Acabei de voltar do Atacama, passei 5 dias SENSACIONAIS. Estou fazendo alguns posts sobre isso em meu blog. Nesse primeiro post, falo sobre o hotel Altiplânico, espetacular, sobre as lagunas altiplânicas, o Salar de Atacama e sobre os Geyseres del Tatio.
https://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2013/10/atacama-bendito-deserto.html
Adriana

Isabella Santos
Responder

Ei gente, estamos eu e futuro marido querendo curtir o Chile na lua de mel, mas queríamos conhecer a neve E o Atacama em 7 dias, é possível? Será que dá pra dividir entre os 2 e conhecer um pouquinho de cada?

Mariele de Leon
Responder

Olá Ricardo,

Fiquei em dúvida se estas tuas fotos são no Salar de Tara ou Salar de Atacama.
Qual seria?
Abs,
Mariele

    A Bóia

    Olá, Mariele! É o Salar de Atacama!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito