Prainhas do Pontal do Atalaia

Arraial do Cabo: as praias mais bonitas do Brasil continental

Já percorri o litoral inteiro do Brasil diversas vezes. E sempre que volto ao Arraial do Cabo, o deslumbre é o mesmo.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Graças às areias excepcionalmente brancas, ao delicado recorte da costa e — infelizmente — às correntes de água superfria que vêm dar ali, o Arraial do Cabo oferece as águas mais cristalinas do nosso litoral continental. OK, existem muitas outras praias com águas transparentes — sem pensar muito dá para citar Bombinhas, a vizinha Búzios, o Arpoador em seus dias caribenhos, o Porto da Barra em Salvador. Mas o azul-bebê e o verde-água das praias do Arraial do Cabo são tão intensos, que ganham até de piscinas naturais em alto mar (sem precisar pegar barco nem esperar pela maré baixa).

O Arraial do Cabo fica a 38 km de Búzios — ou apenas 13 km de Cabo Frio. É uma cidade de casario baixo e ruas apertadas; só agora começam a aparecer prédios altos na orla da Praia Grande. As pousadas são bastante simples: a maioria funciona em casas adaptadas.

Já na entrada da cidade você vê à sua esquerda a Prainha, uma praia urbana de mar verde-água; é difícil continuar olhando para a estrada. As outras praias urbanas do vilarejo — a Praia Grande, que tem dunas nordestinas com mar azul-clarinho, e a Praia dos Anjos, onde está o porto — seriam as praias mais bonitas de qualquer outro balneário brasileiro. Mas o ouro do Arraial do Cabo está em duas praias semi-selvagens: a Praia do Forno e as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Praia do Forno

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    ATUALIZADO!

    Clique para acessar nosso NOVO guia do Arraial do Cabo:

     

    261 comentários

    Adoro o blog. As dicas sempre são mto valiosas!!

    Gostaria de uma ajuda: onde é melhor se hospedar quando se vai a Arraial pela 1° vez?

      Obrigada Bóia.
      Achei que ficar perto de determinada praia era mais indicado nesse caso pq tb quero fazer os passeios de barco. Vou pesquisar as sugestões então.

      Olá, Fabiana! Os passeios de barco saem da Praia dos Anjos. Várias das indicadas estão nela.

    Ja tinha ouvido falar de Arraial do Cabo mas nunca tinha pesquisado sobre. Já estou encantada. Tenho viagem marcada pro Rio no fim do mês 28.10 a 04.11 e minha ideia era ficar em Buzios porque é mais agitada e tem vida noturna. Será que da pra dormir em Buzios e ir uns dois dias pra Arraial do Cabo e voltar pra Buzios ou é melhor dormir em Arraial? Obrigada.

      Olá, Júlia! Sem trânsito, você vai de Búzios para Arraial do Cabo de carro, em 40 minutos. Dá pra fazer bate-volta sim. Mas Búzios também tem praias lindas. Não deixe de aproveitar. 😉

    Olá!
    Estou querendo fazer um bate e volta do Rio para arraial.
    Você sugere alguma empresa que realize esse trajeto, de preferência com passeio de barco e tudo mais? Obrigada

      Olá, Cecília! Não conhecemos. Entre em contato com uma agência local para se informar sobre passeios de 1 dia só. Se puder, durma ao menos uma noite e curta Arraial sem pressa. 😉

    Parabéns pelo post. Gostaria de saber se saem passeios de Arraial para Búzios? Obrigada

      Olá, Rosana! É possível encontrar passeios entre as duas cidades, mas seria mais bacana, caso você possa aumentar a estadia, dormir em Búzios e aproveitar não só as praias, mas também os restaurantes e bares da Rua das Pedras à noite.

    Em agosto realizei minha viagem para Arraial do Cabo, não é necessário descrever pois o post já fala tudo, apenas sobre a questão da temperatura água, falam tanto que a água seja fria que cheguei lá já preparada, mas na verdade achei até mais quente do que outras praias que já frequentei ( nunca estive no nordeste), ou seja nada que atrapalhe o maravilhoso banho de mar, será que pode ser a época? será que no verão os dias mais quentes dão a sensação de agua mais fria? Achei Agosto maravilhoso, praias com pouco movimento, tempo seco ( todos dias de sol), temperatura perfeita ( sem ser muito quente), e o mar sem palavras para tanta perfeição.
    Agora outra questão: pretendo voltar a Arraial com certeza, se possível no proximo ano, mas como gosto de conhecer novos lugares, estou tentando achar praias que sejam tão lindas quanto Arraial gostaria de saber o que você me sugere?? estou pesquisando e gostaria de dicas sobre outros destinos. Obrigada

    Adorei as indicações. Compensa ir para passar um final de semana? E o que recomenda para a noite em Arraial do Cabo?

      Olá, Juliana! Sim, vale a pena passar um fim de semana em Arraial do Cabo, especialmente se mora perto. A noite por lá é quase inexistente. Escolha um restaurante legal para jantar.

    Sempre desejei conhecer Arraial do Cabo, mas nunca aconteceu :/ Já estive em Búzios e Araruama, mas Arraial ficou no desejo e continua cada vez mais forte. Nem sabia que tinha pousadas interessantes por lá. São Pedro d´Aldeia também parece que tem umas opções bem charmosas.
    Esse post só faz agravar minha dúvida atroz pra decidir minha viagem no final do mês :/

      Olá, Lena! A hospedagem em Arraial é que não está à altura da beleza das praias…

    Pronto, estive lá na semana passada (minha segunda casa) e não encontrei o Riq Freire flanando entre a Praia dos Anjos e o Forno… Será que ele viu algum pinguim ou lobo marinho nadando nas Prainhas do Pontal? As vezes eles estão por ali.. Esse ano a água está bem fria mesmo, mas garanto que em agosto do ano passado, por essa época, a temperatura estava maravilhosa. De qualquer forma já deixo registrada outras possíveis fortunas de Arraial… É considerada a capital do mergulho no Brasil (veja a quantidade de operadoras). Também são imperdíveis os passeios de barco para visitar as praias da Ilha do Farol (entre elas, uma é considerada a mais bonita do Brasil). Vale visitar alguns sítios históricos (os sambaquis indígenas nas dunas ainda não foram pesquisados), próximo a citada pousada Capitão n’ Areia nos Anjos, fica a Igreja histórica de N. Sra. dos Remédios (do ano de 1.506), e bem próximo um marco da chegada de Américo Vespúcio (de 1.503). A beleza do Pontal do Atalaia (até hoje – meio condomínio e meio APA), apesar do acesso meio ruim, garante belíssimas fotos do oceano aberto, com toda a extensão da interminável Praia Grande até o trecho do canal que separa o continente da Ilha do Farol, onde fica a escada de madeira que você falou. Concordo inteiramente com o Riq quanto a visita em períodos menos intensos, pois a cidade é pequena e os acessos (principalmente o estacionamento) ficam difíceis. Para comer já deixo a dica imperdível do único “Lonely Planet” indicado por aqui (também no TripAdvisor) – o Bacalhau do Tuga que fica lá mesmo na Praia dos Anjos… abençoada comida portuguesa em terras brasileiras.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito