À Toscana, com a Mari Campos
Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença — e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).
Aos links, pois:
Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril
Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo
O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo
Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo
Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo
181 comentários
Olá a todos! Estarei com minha noiva, em Firenze, entre 14 e 20 de outubro. Pretendemos usar dois dias pra Firenze, um para Pisa e Luca, outro para San Gimignano e Siena, outro para Cinqueterre e outro para uma daquelas regiões que só vemos em filmes ( caminho cercado por árvores, campos, veinhedos e girassóis)!
Dúvida 1: Da pra fazer esses passeios, partindo e retornando à Firenze, de trem ou ônibus?
Duvida 2: para fazer a Via Chiantigiana, só de carro?Alguém saberia dizer, em média, qual valor de aluguel para 1 dia? Podemos deixar reservado já do Brasil?
Gostaríamos de dirigir apenas quando não houver outra boa opção, pois todos os dias passamos mais de 4h no transito maluco de São Paulo!
Contamos com as sugestões de todos!
Um abç,
Rodrigo
Olá, Rodrigo! Para passeios a cidades de porte médio o trem é a melhor opção (San Gimignano envolve uma combinação trem + ônibus).
Já para explorar os caminhos da Toscana e os vilarejos encarapitados nos morros, o carro é insubstituível.
Faça a simulação de valores em autoeurope.com , https://www.holidayautos.com e https://www.mobility-online.com .
Leia mais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/
Gostria de deixar aqui alguma contribuiçao.
Marilene, dentre algumas das cidades que voce falou, tive pouco tempo mas adorei Lucca. Cidade pequena, super charmosa! nao da vontade de sair de la. E San Gimniano tambem achei incrivel. Fiz Lucca após ir ver a torre de Pisa, que pra mim, que ja estava com overdose de Igrejas, fui la, vi a torre e fui embora pra Lucca e foi perfeito! San Gimniano também é lindo! Va a todos os mirantes, as vistas sao realmente de tirar o folego!
Joao Paulo, Pisa pra mim se resume a torre. é linda, impressiona! Mas nada impressiona mais que a quantidade de gente! a luta para tirar uma foto segurando a torre sem ninguem aparecer com voce!!! kkk Fiz como voce, base em Florença e juntei Siena pela manha e San Gimniano a tarde, mas, fui no verao, dias super longos!
E por favor, nao se esqueçam do imperdivel por do sol na Piazzala Michelangelo!
Obrigada pela contribuição Daniela!!!
MUITO OBRIGADO!
Sobre a Toscana em pleno inverno e dias mais curtos(29 a 02 janeiro)
Como programar a visita a essas cidades? Ha muito locais parapassear ao ar livre e de dia nao?
Penso em fazer para ir a Siena logo bem cedo e San Gigminiano a tarde, minha base e m Florenca
e se nao for abusar,estarei no Reveillon la em Florenca, sera q poderia programar conhecer Pisa dia 01 de janeiro?
Nao sei se vou subir na torre(acha q estra fechada), mas queira ver o povo na rua…
Jorge Paulo, até onde eu saiba, a torre não fecha (reveillón não é uma tada toda especial na Europa como é no Brasil).
Praças e outros locais estão sempre abertos de dia. Só pegue leve porque sol, ou melhor, claridade pra valer, você só terá em quantidade limitada de 8h30 até 16h. Então, a receita é ir curtir só uma cidade por dia em bate-e-voltas, e gastar todo o tempo do mundo em restaurantes para jantar.
Há quem, devido ao pouco tempo de sol, adote a filosofia tomat café cedo e comer muito, cabular o almoço e jantar cedo e demoradamente, mas há controvérsias.
Olá, Jorge Paulo! Vai estar bastante frio, você vai querer se refugiar em cafés sempre que puder.
A Torre não abre no dia primeiro de janeiro.
Não alimente expectativas quanto à noite de Réveillon em lugar nenhum da Europa.
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar/
Como vc vai ficar um período mais longo, em geral o custo do carro para 5 ou 4 dias é parecido.
Voltando à quantidae de cidades: ao invés de uma lista grande, eu faria assim – uma cidade por dia, e uma na “reserva” caso se chegue lá. De resto, curta o que está pelo caminho. Do contrário, vc vai ficar com aquela pressa de “ah, ainda tem mais 2 lugares pra ir hoje mas já é meio-dia e eu queria tanto almoçar naquele restaurante ali em cima da colina”.
Saia de manhã, vá a uma cidade, e a partir do que vc falar lá, estruture o resto do seu dia. Jamais troque o curtir o momento, o espontâneo, por uma lsita de 4 cidades para visitar em um dia. Claro, é sempre bom tem na mão alternativas e um roteiro básico pra não sair andando em círculos, mas nào se prenda a ele.
Entendido André! Já estou fazendo isso!! Estou colocando, por exemplo, San Gimigniano, se der tempo vamos para Volterra e, se der tempo, Colle Val d’Elsa… Acho que é esse o espírito né? Também estou deixando as cidades menores como as de Chianti e Montalcino, por exemplo, para o final de semana. Abraço e obrigada!
Gente, juro, nem sei como agradecer a atenção de vocês. Todas as dicas estão sendo muuuito importantes! Vou rever completamente meu roteiro, rever o que vou fazer de carro ou de trem, e depois quero mandar de novo pra vocês, para ter a opinião de vocês novamente!!
Ajudaram muito mesmo!!
Abraço!
Mary
viciadosemcomerbem.blospot.com
Oi Marilene,
concordo com o excesso de cidades! A Toscana é um lugar para fazer com calma, sentindo a alma do lugar, se perdendo de carro, com o GPS desligado mesmo… Escolha uma cidade como ponto de partida, e deixe o resto para o acaso! Até porque uma das melhores coisas da Toscana é comer, comer e comer… e para isso, temos que ter tempo para sentar, relaxar, beber…
Outra coisa, eu ficaria o período inteiro de carro (digo, o período inteiro da Toscana…). Nem imagino como seria fazer aquelas cidadezinhas de trem (nem sei se tem!).
Concordo com a leitora acima que disse que para Siena, pelo menos 1 dia. É fato. Aliás, Siena é uma ótima base para quem quer explorar a Toscana. Eu fiquei entre Siena e Monterrigione (https://www.lacanonicadifungaia.com/) e acho que foi uma escolha certeira.
E se você gosta de vinhos, não esqueça de marcar com antecedência as degustações nas vinícolas. Dica: peça indicações de restaurantes nas vinícolas. Eles vão te indicar pérolas, segredinhos guardados a sete chaves, que você nunca mais vai esquecer… O melhor restaurante que fui na vida foi um indicado pela mocinha da Biondi Santi… o restaurante fica numa cidadezinha chamada Bagno Vignoni, que tem apenas 36 habitantes (ou tinha na época) e ficava ao lado da piscina… Não me lembro o nome, mas ele fica tipo que numa caverna, no subsolo, não tem erro (cidade minuscula, impossivel nao achar…).
Espero ter ajudado.
bjs!
Dica anotadíssima Carolina!!
Pensei em, como tem trem para Siena, ir de trem. Já que é necessário um dia todo. O que acha? Ou você acha que só o caminho até lá vale a pena alugar um carro?
Você pode também me passar o nome de alguma vinícola que você tenha ido? Quero ver se abre no inverno…. rsrs
Muito obrigada!
Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com
Oi Marilene!
Hum… não sei responder ao certo sua pergunta! Mas… você vai ficar em Florença, certo? Como Siena é para um dia inteiro, talvez o trem não seja má idéia mesmo não… Se você vai ficar os outros dias de carro, acho que um dia de trem é até legal por ser um programa diferente!
Tem uma estrada na Toscana que é famosa pelas paisagens… Só não consigo lembrar o nome (se alguém aqui souber, me ajudem por favor!). Se não me engano fica bem no meio da regiao de Chianti, e as paisagens são de tirar o fôlego. Se eu não lembrar até a sua viagem, tenta descobrir no seu hotel ou em algum escritório de informações turísticas lá. Vale a pena.
Com relação às vinículas: a minha preferida, com certeza, foi a Biondi Santi. Por varios motivos: 1) Porque o lugar é lindo; 2) Porque eles fazem um Brunello de Montalcino divino; e 3) Porque a mocinha que nos atendeu passou a lua de mel dela no Rio, e quando soube que nós éramos do Rio, nos tratou como reis e até garrafa de brinde nós levamos! Também visitei a Villa Cafaggio (Chianti) e a Conti Costanti (Brunello de Montalcino). Foram ambas boas também.
Se você gosta de vinho, não deixe de visitar a Enoteca Italiana, em Siena. Preços bons, comida excelente e o melhor: eles servem taças de vinhos maravilhosos, ou seja, dá para fazer uma senhora degustação, sem morrer no bolso.
Já que gostou das dicas, vai mais algumas:
– Em Monterrigioni, tem um restaurante que é uma delícia! Se chama Il Pozzo, e foi a melhor carne que comi na Itália.
– Em Florença, se você quiser comer bem e barato num restaurante típico cantina italianona, vá no Il Latini. É super simples, e te faz sentir como italiano, e não como turista.
– Em Montalcino, não deixe de ir no Le Potazzine (outro indicado pelo pessoal das vinículas). Maravilhoso! Comida espetacular e taças de vinhos mais espetaculares ainda. Se prepare para sair “torta”…rs
– Em Pienza, também um restaurante imperdível, Il Rossellino. É um casal de idade que toca o pequeno restaurante, ele cozinha, ela serve, é algo indescritível não apenas pela comida mas também pela emoção de vê-los fazendo o que amam.
E olha, consegui resgatar o nome do restaurante que lhe falei em Bagno Vignoni! Se chama Il Loggiato.
Beijos e se seu puder ajudar em mais alguma coisa, estou às ordens!
Ana, sua dicas preciosíssimas estão anotadas! Muito obrigada mesmo! Dá pra ver como você gostou de lá e me animou mais ainda! Qualquer dúvida pode deixar que com certeza te procuro novamente! Ótima semana pra você! Abraço!
Ana, acho que a estrada que você está falando é a Via Chiantigiana (SR 222 – Strada Regionale 222), a estrada regional que liga Siena a Firenze e faz o “caminho” do Chianti e as S-429 e S-408. Lindas e com curvas sinuosas entre vinhedos, oliveiras e girassóis. E viva a Toscana =)!
Marilene,
Em Pienza, aproveite para comprar seu jantar: um delicioso pecorino nas lindas lojas de queijos e o vinho na l´enoteca di Ghino, ótimo papo.
Não esqueça de levar em consideração que, na baixa temporada, nas pequenas cidades, tudo fecha, por várias horas, para o almoço.
Sobre seu roteiro, na minha opinião, excesso de cidades por dia, principalmente no último.
Eva, amei sua dica!
Obrigada! Adoro esses pequenos “achados!”.
Vou dar uma “enxugada” no roteiro!
Abraço!
Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com
Olá Marilene, a Toscana é minha paixão, eu e meu marido já fomos algumas vezes pra lá, mas sempre no verão. Na maioria das vezes escolhemos como posto Firenze, que é maravilhosa e tem muito o que fazer, mas ano passado alugamos uma casinha de pedras em Panzano in Chianti e fizemos novamente a via chiantigiana (S222), foi maravilhosos! Nessas pequenas vilas o melhor transporte é o carro (alugamos sempre um Smart numa pequena locadora em Firenze, o preço é ótimo!) Mas dê uma olhada no que abre nesses vilarejos em janeiro, meu irmão foi ano passado nessa época e achou que devia ter focada nas cidades maiores (Turim, Firenze,Lucca,Siena, e muito em Roma). Depois de uma olhada: https://www.viajenodetalhe.com.br/2011/05/cozinha-toscana-um-convite-ao-pecado-da-gula/
https://www.viajenodetalhe.com.br/2011/04/via-chiantigiana-toscana-a-bela-estrada-do-chianti/
Cinque e Terre é deslumbrante, mas a vida lá pulsa no verão. O maior vilarejo é Monterosso, e mesmo assim é pequeno. O legal é percorrer as cidades a pé, pelas trilhas. Não sei como funciona no inverno. Ali perto tem Portofino e La Spezia, que são cidades maiores.
https://www.viajenodetalhe.com.br/2011/03/liguria-e-os-encantos-das-cinco-terras/
A Itália é belíssima, e “se perder” por ela é sempre uma surpresa agradável.Mas verifique essas pequenas cidades no inverno, e aproveite muito! =)
Eu fui nas Cinque Terre no outono, primavera e alto inverno.
Desde que não se esteja em um período de vários dias com chuva, há um funcionamento regular das Cinque Terre aos fins de semana, e com pouca muvuca. Mas para um bate-e-volta não focado em trilhas, nomenclatura à parte, estando de carro acho Portovenere mais interessante. Levanto também é uma cidade que vale a visita (fica no outro extremo das Cinque Terre).
Ótima dica André, de focar em um dia do final de semana e com sol! Vou pesquisar também sobre as outras cidades que você mencionou…
Você já esteve nas cidades da Toscana no inverno também?
Abraço!
Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com
Sim. Firenze tem movimento o ano todo. As cidades menores tem algum movimento de fim de semana, às vezes ficam “paradas” nos dias úteis para os padrões turísticos, mas a vantagem é que vc vê a vida normal desses lugares. Inclusive, do ponto de vista gastronômico, pode acabar caindo nas opções que os locais usam para comer no dia-a-dia.
Bia, mal posso esperar para entrar nos links que você mandou!
Muito obrigada pelas dicas!
Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com
Marilene
A locadora é a City Car Rent ( https://www.citycarrent.org/ ),ao lado da estação de trem. O dono geralmente fica no atendimento, e sempre negociamos o aluguel. Cuidado onde dirige em Firenze, há vários locais que só os moradores tem acesso, já levamos algumas multas… E se for a Pienza, tem um vilarejo bem perto que se chama Monticchiello e lá tem um restaurante INESQUECÍVEL,Taverna di Moranda, não deixe de comer a bistecca alla Fiorentina. Come-se e bebe-se muito bem na toscana! https://www.viajenodetalhe.com.br/2011/04/pienza-e-monticchiello-a-toscana-riservata/
Ah, Bia, esqueci de perguntar: você se lembra como se chamava essa locadora de automóveis? Abraço!
Per-fei-to!
Muito obrigada pela rápida e ótima resposta!!
Uma dica que eu gostei muito foi alugar o carro por poucos dias para “sentir” como é fazer a Toscana de carro, digo, para aí sim se perder por Chianti por exemplo.
Como vamos ficar em Florença mesmo e vamos conhecer as cidades principais também talvez, nessas horas, seja melhor o trem! Estou certa?
Olha nosso roteirinho (a princípio!):
Florença-Cortona-Arezzo-SanSepolcro
Florença-Lucca-Pisa
Florença-Montepulciano-Pienza-Montalcino
Florença-SanGimniano-Volterra
Florença-Greve in Chianti-Castellina in Chianti-Siena-Monteriggione-Colle di Val d’Elisa
Uns 3 ou 4 dias em Florença, mais um 4 em Roma e tentar encaixar um dia para Cinque Terre!
Marilene,
Começando pela Toscana, acho que você poderia selecionar menos cidades. Pela minha contagem, vocês querem conhecer 15 cidades (+ Firenze) em 3 ou 4 dias. Escolham no máximos umas 6 ou 7 e fiquem com o horrível compromisso de ter que retornar à Toscana para conhecer as demais, hehehe. Nessa nova lista eu incluiria certamente Montepulciano, San Gimignano, Siena e Cortona.
Quanto a Cinque Terre, conseguimos passar um tempinho em cada uma das cidades em apenas um dia, mas ficou aquele gostinho de quero mais. E, infelizmente, teremos que voltar um dia para curtir um pouco mais. 🙂
Obrigada Leonardo!
Vou “enxugar” meu roteiro!!
Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com
Achei ótimas as escolhas das cidades a visitar, apenas faço uma ressalva: Siena precisa de mais tempo, o ideal lá é um dia inteiro mesmo. Fiz vários posts sobre a Toscana, estão aqui: https://rosmarinoeoutrostemperos.blogspot.com/search/label/Toscana. Abraços e boa viagem!
Ótimo Luciana!
Mal posso esperar para entrar no seu blog!
Muito obrigada pela dica!
Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com