À Toscana, com a Mari Campos

Gelati nos paliti!!! (Foto: Mari Campos)Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença — e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).

Aos links, pois:

Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril

Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo

O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo

Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo

Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo

181 comentários

Olá Riq … em maio vamos à Itália. Bom… uma parte da viagem será a Toscana (de carro) Nosso plano, é de chegar em Firenze dia 21/05 e sair dia 24/05 indo para Siena. Lá ficar de 24 a 28, fazendo alguns bate-volta.A dúvida é se devemos ficar este tempo todo em Firenze . Dizem q é uma cidade muito grande e q seria melhor ficar num lugar menor…Vc fala de Cole di Val d’Elsa .Riq e trips … alguém pode me ajudar ?? Abraços.

Olá!!!!

Em san gemignano fiquei hospedada no La Cisterna que está localizado na praça principal e foi inesquecível ver o anoitecer nesta cidade medieval.A paisagem é indescritível, e lá tem um restaurante com vista para o vale.
Valeu cada minuto visto e vivido!!!!!

Paula

O roteiro está legal, mas acho que não vai dar pra fazer Siena com San Gimignano porque a primeira demanda tempo. A não ser que vá cedo primeiro para SG e depois siga pra Siena, ficando pra jantar. Mas dá olhada na reportagem da Mari Campos na Viagem e Turismo ano passado. O Riq dedicou um post: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/a-toscana-com-a-mari-campos/
Florença é a base pra quem vai circular de trem; boa escolha.

    Foi mal. Este aqui já é post dedicado à Mari. A reportagem dela é inspiradora.

    Sheila e Bóia(?), obrigado.
    Gostei da sugestão de 1º SG e depois Siena com jantar, voltando bem tarde.
    Abs.

    O roteiro está legal João!!! Você escolheu bem os bate-voltas e todos são factíveis. Siena com San Gimignano é pouco mais puxado, mas dá para fazer em 1 dia sim. Foi o que eu fiz na minha última viagem, sendo que eu estava de carro e não de trem.

Ricardo e demais trips,
eu e minha esposa estaremos em Florença, vindos de Veneza, de 10 a 16 de abril, 6 noites. Nosso “plano de vôo” está assim: dias 10, 11 e 12 – conhecer Florença; dias 13, 14 e 15 – bate-voltas a Pisa/Lucca, Siena/San Gimignano e Assis, respectivamente; dia 16 viagem p/ Roma. Usaremos o trem. A inspiração foi “Itália para a aluna da Carla” do nosso Comandante!
Gostaria da opinião de vcs e sugestôes de trocas / mudanças são benvindas.
Muito obrigado, abs.

Pessoas,

Obrigado pelas dicas… eu sempre faço pelo menos 2 refeições pra ficar lembrando depois (além do que ganho de peso e me ajuda a lembrar, hehehe…) e certamente farei uma delas por aí.

Eu já estava indeciso entre Poggio Antico e Castelo Banfi. Agora ferrou de vez !

Abs,

Mauro

Gente,
Já estou reformulando tudo, começando por Perugia e Assis, que seria o turismo mais convencional. Depois, me prder pela Toscana, a partir de Pienza e de Castellina in Chianti (ou algum outro lugar na regiao). Depois, s sobrar tempo, vamos a Cinqueterre.
Assim que fizer uma nova rota, submeto ä aprovaçao de vcs de novo.
Supe-thanks a toods.
Bjs,
Lu

Tb almocei no Dario Cecchini, em Panzano in Chianti e amei.
Fui em Poggio Antico, uma vinicola em Montalcino. Não almoçamos lá, pq estavam trocando o chef de cozinha.
Almoçamos no Boccon Divino, que realmente é divino. Eles tb tem o restaurante em Milão e parece que lá tb é excelente!

Lu, fui a Itália em 2008 e me encantei (como não?) pela Toscana! Além das dicas que já apareceram, vão algumas minhas: pousada próximo a San Gimigniano – El Vecchio Asilo (BBB total, com destaque para o acolhimento do dono Guido!), percorrer a S222 no Chianti e dar uma paradinha para almoçar em Panzano, na Macelaria de Dario Cecchini. Outro almoço maravilhoso é na Fatoria dei Barbi, em Montalcino. Mais carinho, mas vale a pena cada centavo. Em Lucca, jantei na Tratoria da Leo e achei uma boa opção. Em Cinqueterre, uma pousada boa em em Monterosso / Cinqueterre é a La Poesia (honestíssima). Ótima viagem para você! Lu Aguiar

Em maio passado, quando no Chianti, passei meio dia na Villa Dievole ( https://www.dievole.it/it/home/home.aspx ) regado muito vinho. Chegamos para o almoço (Maravilhoso!) e ficamos para conhecer a propriedade e fazer a visita guiada com menu degustação (5 vinhos diferentes). Eles têm hospedagem lá também e eu ficaria fácil ali. Também passamos pela Fattoria dei Barbi, próxima a Montalcino, onde compramos algumas garrafas de Brunello. Eles também têm restaurante muito agradável, mas estava fechado no dia (https://www.fattoriadeibarbi.it/). Quanto ao roteiro, seu plano está muito arrojado. Poderá mais andar de carro do que aproveitar os lugares. Eu ficaria no meio do Chianti por uns 6 dias:
Dia 1: Chegada
Dia 2: Monteriggioni, San Gimignano e Volterra
Dia 3: Castelinna, Greve, Rada e outras cidadelas in Chianti, escolhendo uma vinícola para almoçar (a minha foi a Dievole).
Dia 4: Siena
Dia 5: Montalcino, Pienza e Montepulciano
e Cortona.
Dia 6: Lago Trasimeno, Perugia e Assis.
Dia 7: Viagem até Cinque Terre, onde passaria os outros 3 dias.
Mas avalie 5 Terre nesta época. O clima ainda estará frio.

    Sheila,

    Tudo bem ? Vc almoçou na Dievole ou só fez a degustação ? Olhei o site e só vi informações para a degustação.

    Obrigado,

    Mauro

    Mauro,
    Eu almocei. Depois do almoço, tive a degustação e só então fiz a visita guiada.
    Tudo valeu muito a pena. O menu estava divino.
    E não agendei nada. A dica da Dievole foi da recepção do hotel. Encontrei com ajuda do GPS e quando cheguei lá, fui muito bem atendida. Recomendo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito