A Roma da HBO, aberta a visitas na Cinecittà
A dica saiu do post participativo A Roma dos romanos: você sabe o caminho? O Diego Maia contou: não vi turistas em dois passeios que achei imperdíveis, a Cinecittà e o Parco de la Musica.
Eu ouvi Cinecittà? Aberta a visitas? Tinha me prometido não fazer lerê nenhum na minha escala romana, mas este me pareceu imperdível.
Visitar a “fabbrica dei sogni” é muito fácil: basta pegar a linha A do metrô, direção Anagnina, e descer na penúltima estação. Você emerge das catacumbas (ô metrozinho sujo, sô) e pimba: está na porta da Cinecittà.
Você pode visitar dois espaços de exposições por conta própria — a Palazzina del Direttore Generale e a Palazzina Fellini.
Você anda pelas salas e vê figurinos e cenários originais, além de trechos de filmes célebres feitos por lá. A Palazzina Fellini, claro, é dedicada ao gênio de Rimini.
Mas o que vale a viagem é a visita à área de cenários. O acesso só é possível em visita guiada — que acontece todos os dias, menos terças-feiras.
Fui num domingo — e comprei na hora. A moça da bilheteria me instruiu a procurar a “mediatrice” da visita às 14h na pracinha junto à guarita de entrada.
Conforme o Diego já tinha falado, o público era 92,5% italiano. De estrangeiros éramos nóis dois brazucas e mais duas orientais.
O tour é todo dado em italiano, mas não acredito que você não entenda o básico. Passamos rapidamente por um cenário usado em “Gangues de Nova York” — uma quadrinha, e nada impressionante.
Cinco minutos mais tarde, porém, já estamos no filé da visita. Os cenários de “Roma”, a maravilhosa série da HBO.
Engraçado: a mediatrice precisa contar aos italianos que série era essa — e que, apesar de não ter feito nenhum sucesso na Itália, foi um êxito retumbante no exterior.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
O passeio é encantador por dois motivos: além da oportunidade de visitar o cenário de uma série que você viu, você acaba visitando uma Roma antiga que, na Roma de verdade, está em ruínas. O maior impacto é com as cores, que não vemos mais em nenhum monumento da Antigüidade que tenha sobrevivido aos nossos dias.
Você sai cheio de idéias disneyanas na cabeça. Tipo: por que não montam um Fórum fidedigno, inteirinho, em algum lugar perto de Roma, para complementar a passada pelo Fórum de verdade?
Horários e preço
Nos dias de semana (menos terça, quando o lugar fecha) o primeiro tour sai às 10h30, e o último, às 14h.
No sábado e no domingo o primeiro tour sai às 10h30 e o último, às 18h. Custa € 20.
A rede AccorHotels.com apoia essa temporada do VnV na Europa.
Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.
O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.
Leia também:
Página-guia de Roma no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
17 comentários
Eu fui lá à noite, em 1994; era uma visita guiada pelos atores do filme A viagem do Capitão Fracasso (ou Tornado). Era o último dia de visitação da temporada, e foi grátis. Ao longo da visita os atores apareciam fazendo esquetes, vestidos com as roupas do filme, e o publico depois de assistir e percorrer outros cenários deparava com outra apresentação deles, mais adiante. Foi divertidíssimo.
Consegui visitar Cinecittà. Fantástico! Vale muito a pena. A visita guiada pelos sets de filmagem e estúdios dura uma hora. Nossa guia explicou tudo com detalhes históricos, técnicos e artísticos. As exposições também são ótimas!
Como o metrô está interrompido para obras, pesquisei no site da Atac e peguei o ônibus 590 na Piazza Barberini que tem ponto final exatamente lá. Antes procurei me informar e fiquei espantado com a má vontade dos recepcionistas do Hotel King, onde me hospedei. Um deles abriu o site e, vendo as fotos, disse que não existia mais nada lá! O outro disse que era muito difícil chegar de ônibus, precisava fazer várias baldeações. A Cinecittà precisa investir em marketing nos hotéis.
Hoje é 16 de agosto e estou em Roma. A linha de metrô que leva à Cinecittà está com um trecho interrompido até setembro. Vou tentar ir de ônibus.
Quando fui a Roma nao pude deixar de visitar a Cinecittá simplesmente maravilhoso poder conhecer e sentir a atmosfera Feliniana , um dia mágico e marcado para sempre na minha vida ! Viva Felini .
Bravo Maestro