Guia de São Paulo
Museu do Futebol: um passeio campeão em São Paulo
Inaugurado em 2008, numa área de 6.900m² no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol faz parte da primeira leva de museus moderninhos, que usam tecnologia para conquistar os visitantes.
Foi um sucesso imediato, e hoje é uma das atrações mais queridas da cidade — sobretudo para ir com crianças.
O endereço clássico do museu oferece um bônus aos visitantes: apreciar a arquitetura elegante do estádio. Construído na década de 40, chegou a ser o maior da América do Sul.
Aproveitando o ‘avesso’ da área das arquibancadas, o Museu do Futebol não esconde as estruturas do estádio.
O andar térreo recebe exposições temporárias (na minha visita era sobre pôsters das Olimpíadas). A entrada traz também uma série de quadros com referências ao esporte, seja em caricaturas de jogadores famosos, ingressos, propagandas de outros tempos, brinquedos, álbum de figurinhas, fotos curiosas e flâmulas, além de outros itens, que cobrem completamente as paredes.
Subindo as escadas, é o rei Pelé quem recebe os visitantes.
A viagem no tempo vai continuar nas salas seguintes, em especial no espaço que traz estações em que é possível ouvir narrações de trechos de partidas de diferentes anos e assistir aos depoimentos de personalidades do esporte revelando o lance que mais os marcou na vida.
Cenas desses momentos deixam a experiência ainda mais emocionante. Não é só futebol: é um passeio pela história do Brasil do último século.
Mas é em outra área que dá pra ficar mesmo arrepiado: a estrutura das arquibancadas é usada como tela para mostrar projeções de várias torcidas de times do Brasil e seus gritos de ordem.
A melhor localização em São Paulo:
Veja nossa seleção de hotéis na Paulista, entre a Consolação e o Masp
O panorama histórico do futebol no Brasil e no mundo é mostrado em outras salas do museu, que trazem fotos e informações do começo do esporte no país, assim como a trajetória de um de seus primeiros astros, Friedenreich.
A sofrida derrota do Brasil para a seleção do Uruguai na Copa de 1950, jogando em casa, merece uma sala especial.
O espaço dedicado a cada uma das Copas do Mundo reúne estruturas que lembram a taça Jules Rimet e sustentam inúmeras telas que levam o visitante ao contexto histórico (política, cultura, outros esportes) de cada campeonato.
Se você tiver sorte, pode encontrar a réplica da Jules Rimet em exposição.
Uma abertura permite uma linda vista do campo do Pacaembú. Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha: várias bolas e chuteiras antigas ganham um espaço especial de exposição.
Domingo diferente em São Paulo:
Minhocão: o passeio mais surpreendentemente fotogênico de São Paulo
Mas o que que é isso? Outra área divertida mostra em textos curtos e desenhos, regras, jargões e curiosidades do futebol (sabia que a ola ‘nasceu’ no México?), além de apresentar em pebolim diversos esquemas táticos.
É uma aula divertida sobre o esporte, começando desde quando Charles Miller trouxe os princípios do bate-bola para o país. Informações sobre futebol feminino ou o legendário Canal 100 também ganham espaço em vídeos. Documentários muito bem produzidos de em média 20 minutos sobre momentos do futebol nas Olimpíadas também estão à disposição.
E que golaço! Encerrando a visita, mostre seu talento no Chute a Gol, área em que você mostra toda a sua arte no futebol moleque chutando uma bola em direção a uma tela em que um goleiro tenta defender. Mesmo que você dê uma de Baggio, dá para saber a potência do seu lance.
O museu também é a sede da Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, espaço dedicado à pesquisa de informações. E pelas barbas do profeta: uma loja de camisas de diversos times e alguns outros itens encerra o passeio.
Como chegar ao Museu do Futebol
O Museu do Futebol fica dentro do estádio do Pacaembu. O metrô mais próximo é Clínicas (linha 2/verde). De lá são 20 minutos de caminhada ou 15 minutos com o ônibus 917M-10 Morro Grande (pegue no ponto da Dr. Arnaldo, 292; o ônibus vai inicialmente na direção oposta ao estádio, rumo a Perdizes, e então vira na Cardoso de Almeida para descer à Praça Charles Miller pela rua Almirante Pereira Guimarães).
Informações práticas
10 comentários
Olá Ricardo, Boia e Tripulantes.
Entrei no site do Museu do Futebol e há comunicação de q desde 6/11 a parte da exposição principal está em obras. Como nunca fomos, alguém sabe dizer o q estaríamos perdendo e se vale a pena substituir por outro passeio?
Afinal, programação em São Paulo é o q não falta, né? Rssss
Olá, Paula! O Pacaembu está de fato em obras. Não sabemos avaliar o quanto da exposição está comprometida.
Olá Bóia, como está atualmente a visitação para este museu? Precisa comprar ingresso com antecedência? Tem dia grátis ?
Olá, Ana!
Veja:
https://museudofutebol.org.br/horarios-e-ingressos/
Visitei o Museu do Futebol na semana passada e o que achei mais curioso é o facto do museu ter interesse mesmo para quem não é louco por futebol. Talvez não agrade a toda a gente, mas eu não dei por mal empregue o meu tempo, mesmo não sendo daqueles adeptos de frequentar estádios em dia de jogo. 🙂
Local muuuiiito interessante. Vale a pena até para quem não é fã de carteirinha de futebol. rs…
O RJ também merecia um belo, moderno e criativo museu do futebol!
Feriado de Carnaval funciona regularmente?
Olá, Kamila! Só no sábado e no domingo.
Adoro o Museu do Futebol. Já fui algumas vezes. A parte da arquibancada e dos gritos das torcidas sempre me emociona! E acho essa fachada do Pacaembu muito linda….
Estive nesse museu algumas vezes. Com pessoas de idades diferentes, visitantes na cidade. Sempre feliz oportunidade de rever a cultura brasileira em momentos importantes. Imperdível experiência, mesmo para quem não gosta tanto de futebol. A escuta dos gritos de torcida, embaixo das arquibancadas, arrepia de emoção!