Deserto de Sonora: entre Phoenix, Scottsdale e Tucson, um ícone do Arizona
Não é exagero dizer que visitar o Arizona é fazer várias viagens em uma. Em Tucson, ao sul do estado, debaixo de um cactus que tinha cinco vezes o meu tamanho, e passando um calor tremendo, eu pensava em como fazia falta a bermuda que deixei de colocar na mala.
Pasme: dois dias antes eu tinha meus pés afundados em neve, e passeava entre pinheiros e zimbros no Grand Canyon, ao norte.
Ver essa transição de paisagem foi uma das experiências mais especiais do nosso roteiro.
A paisagem-ícone do Arizona está no sudoeste. É a do deserto de Sonora, que se estende ao norte do México e ao sudeste da Califórnia, inclui Phoenix, Scottsdale e Tucson, e cobre uma área de mais de 250 mil quilômetros quadrados. E assim como a lavanda está para a Provence, e os coqueiros estão para o Caribe, o cactus saguaro está para o deserto de Sonora.
O saguaro é aquele cactus de desenho animado. Lembra do cenário do Papa-Léguas? Pois então. Ao vivo, o saguaro é um monumento que pode chegar a 15 metros de altura, e viver saudavelmente por dois séculos.
Em Tucson você vê morros cobertos por milhares deles, algo bastante diferente da paisagem solitária de deserto que se costuma imaginar.
Nesta parte do Arizona, uma visita ao jardim botânico também é bastante distinta: o Arizona-Sonora Desert Museum, em Tucson, e o Desert Botanical Garden, em Phoenix, celebram a natureza local, com plantas nativas do deserto ou “parentes” de outras partes áridas do mundo. O deserto também pode ser apreciado em estado mais natural em trilhas de parques como o Scottsdale’s McDowell Sonoran Preserve, que tem entrada gratuita.
Em Scottsdale, que é vizinha a Phoenix, o saguaro virou hotel: a poucos passos de Old Town Scottsdale, o charmoso centrinho cultural e gastronômico, o The Saguaro é um hotel divertido que, inspirado pelo cactus de dupla cidadania, também faz referência ao México no décor e no cardápio de seu restaurante Distrito.
E, para levar para casa um gostinho de deserto, que tal uma balinha de cactus?
Mariana viajou a convite do Arizona Office of Tourism.
Leia mais:
- Vai por mim: Grand Canyon
- Arizona: uma caminhada gastronômica por Scottsdale
- Grand Canyon: 10 perguntas de primeira viagem
- Sedona, a dobradinha perfeita com o Grand Canyon
- Monument Valley: dos westerns aos road movies (e ao seu roteiro)
- Antelope Canyon, o lugar que a internet descobriu
1 comentário
Mariana, e era boa esta bala de cactus?