Cecconi's

Miami: cuidado para não dar gorjeta dobrada nos restaurantes

O processo de dar gorjeta em restaurante nos Estados Unidos, que já é complicado, em Miami tem uma pegadinha a mais.

Relembrando: nos Estados Unidos, espera-se que você dê entre 15% e 20% de gorjeta em restaurantes. Não dar gorjeta, ou dar gorjeta menor que 15%, pode levar o garçom a ir atrás de você na calçada.

Ao pagar com cartão de crédito, o cliente escreve no recibo do cartão a gorjeta que vai dar, faz a conta e põe o total. Eu sei: é esquisito, é arcaico, mas é assim. (Tem um vídeo meu com o processo completo aqui.)

Em Miami, porém, a coisa é um pouco diferente.

Sob a desculpa que os turistas não conhecem as idiossincrasias do sistema americano e não deixam gorjeta, há alguns anos os restaurantes da Lincoln Road, em South Beach, começaram a acrescentar a gorjeta automaticamente à conta. Logo o costume se espalhou por Miami Beach inteira e hoje virou regra, e não exceção, em Miami.

Pensa que a gorjeta que eles acrescentam é de 15%? Meh: a maioria já vai direto nos 18%.

Cecconi's
A conta, já com 18% de “tip” incluídos

Até aí, tudo bem, não vou ficar aqui regulando 3%. Se a gorjeta já vem somada e eu não preciso fazer conta, ótimo.

Só que…

cecconis2
Opa: mais um espaço pra outra tip?

Quando o recibo do cartão de crédito daquela conta que já tinha gorjeta incluída volta para você assinar — tem um espaço pra você dar outra gorjeta!

Em alguns casos a conta vem discriminada com a gorjeta já incluída, e o campo em branco para a nova gorjeta é descrito como “additional tip” (gorjeta adicional) — tipo assim para o caso de você achar que o garçom merece não 18%, mas 20% ou 25%, e quer acrescentar.

Em outros casos, porém — como nessa conta aí do Cecconi’s, no hotel Soho House — a informação da gorjeta já paga não é repetida no recibo do cartão. Daí o cliente mais distraído pode pensar que ainda precisa acrescentar 15% ou 18%.

cecconis3
Eu já “tipei”!

Não precisa. Repita o valor no campo “total”, assine e saia em paz.

Atenção: esse procedimento é uma característica de Miami. Em outros lugares a gorjeta só costuma ser acrescentada automaticamente quando a mesa é de 6 ou mais pessoas.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

     

    Comentários

    Marcello
    Responder

    Alguém já pegou cruzeiro da Royal saindo de Miami? Como funciona a gorjeta se já paguei o pacote de bebidas?

    Linda
    Responder

    Pois num restaurante aqui em Newark, NJ, veio o total da conta , abaixo “ Taxas” , depois “ gratuidade “ e em seguida, o espaço pro tip! A tal gratuidade foi de 20%! Nunca mais piso naquela d%#graça de restaurante, com aqueles garçons com cara de bocó, atendendo mal, cobrando o dobro dos preços de outros restaurantes e acrescentando mais taxas gratuidade e tips em cima disso! Isto é, roubo sobre roubo! Não dei tip m%#da nenhuma!

    Márcia Leal
    Responder

    Vale dizer que agora em 2020 este mau hábito se espalhou para outros lugares nos EUA. Estou nesse momento de férias em Los Angeles. Em dois restaurantes mais “descolados ” já veio cobrada uma “service charge” de 18%, e deixaram espaco para outra “tip”. Saquei a pegadinha e não incluímos nada.
    O mais surreal foi que num dos restaurantes incluíram ainda 5% para cobrir “healthcare benefits” para os empregados!!! Vinha escrito que poderiam retirar a cobrança caso solicitado. Constrangedor… Claro que não pedimos para tirar…

    Luciano
    Responder

    Normalmente garçom nos eua recebe metade do salário de um trabalhador normal, no outback apenas 4 $ a hora o complemento é do tip. Mas acho que acima de 5$ ta ótimo. Já dobra o valor da hora trabalhada.

    Roberto
    Responder

    Viajamos pela terceira vez a Miami mesmo assim fiquei com essa dúvida, quando a nota vinha com “Gratuit” inclusa mas, agora sei que fiz o certo é não acrescentei o tip, porém tomem cuida pois fizemos um cruzeiro pelas Bahamas e no navio algumas notas vinham com o tip incluso e outras não, aí fica mais fácil você se confundir e pagar em duplicidade.

    Eliton Almeida
    Responder

    Vejo muitos dizendo que essa picaretgem é dos brasileios, mas fui enganado ontem e hoje por americanos. Um até insistiu em dizer que a primeira taxa é destinada ao pessoal da cozinha, bar, mas não para o garçom, que o dele seria à parte… safado tem em todo lugar, não é atributo de brasileiro…

    Maria cohen
    Responder

    Tenho que pagar tip inclusive em self service ?

      A Bóia

      Olá, Maria! Não.

    Ana Paula
    Responder

    Olá!
    Acabo de voltar de Barbados e teve uns 2 restaurantes que cobravam gorjeta na nota…
    Tem q prestar atenção mesmo pra não dar dobrado…

    Mirella Matthiesen
    Responder

    Falei sobre a mesma coisa em um post que escrevi sobre Miami Beach … nos principais pontos turísticos da cidade eles já estão incluindo a gorjetinha.
    Quando ela já vem incluida e ainda tem espaço para a “Tip” eu risco para não deixar dúvida.
    A prática de já incluir a gorjeta é normal para mesas de grupos, geralmente mais que 6 pessoas.
    Abs

    VALERIA ROMERO
    Responder

    Estive em Buenos Aires, e no primeiro restaurante, nosso grupo deu uma gorjeta, que fomos escorraçados de lá, no dia seguinte, demos a gorjeta, pouco a mais que no anterior, e o garçom quase beijou nossos pés. Não consideramos o valor da conta. Simplesmente um valor por cabeça, estávamos num grupo de 9.
    Pergunto, a gorjeta é dada na mão do garçom à mesa, ou no pagamento da conta no caixa? se pagar com cartão de crédito, pode dar em dinheiro a gorjeta para o garçom? ou deve ser incluída o valor da gorjeta no cartão?

      A Bóia

      Olá, Valéria! Em Buenos Aires o costume é deixar a gorjeta em dinheiro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito