Guia de Viena
8 cafés e restaurantes em Viena
“Os cafés em Viena eram o Facebook de hoje em dia”, afirmou nosso guia local ao tentar explicar a importância dos tradicionais cafés para a rotina da cidade. Hoje em dia, porém, não só de Apfeslstrüdel e Sachertorte vive Viena.
Aqui vai um menu compacto de 8 cafés e restaurantes em Viena, para ir do tradicional ao novíssimo, sem esquecer a diversão das comidas de rua.
Cafés vienenses
A cultura dos cafés vienenses é tão marcante que, desde 2011, foi alçada a patrimônio cultural e imaterial pela Unesco.
Dos mais tradicionais, consegui visitar apenas dois deles: o Café Museum (Operngasse 7, tel. 43/124-100-620) e o Café Restaurant Landtmann (Universitätsring 4, tel. 43/124-100-100), aberto em 1873 e frequentado por célebres nomes como Freud e outros intelectuais austríacos.
Promoções para sua viagem
Esses endereços são ótimos para uma pausa para o café no final da tarde ou mesmo no almoço, para provar pratos típicos como o Wiener Schnitzel — um bife fino de lombo de porco frito e empanado (“à milanesa” seria uma heresia com os vienenses) e o Goulasch — ensopado de carne de origem húngara.
Para experimentar a autêntica tradição confeiteira vienense, dois endereços são essenciais: o café do Sacher Hotel (Philharmonikerstraße 4, tel: 43/151-4560), onde é possível experimentar a receita original da Sacher-Torte — uma torta de chocolate com doce de damasco — e a confeitaria Demel (Kohlmarkt 14, tel. 43/153-517-170), que produzia os doces consumidos pela Corte do Império Austro-Húngaro.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Os novos chefs de Viena
Para escapulir do tradicional, o restaurante de Konstantin Filippou (Dominikaner Bastei 17, tel. 43/151-22-229) é um dos endereços preciosos de Viena. Com uma estrela Michelin, o jovem chef apresenta um menu contemporâneo que mescla o melhor dos ingredientes locais inspirados na cozinha mediterrânea.
Com uma fachada tão discreta que passaria despercebida até pelos mais atentos, o restaurante é uma ótima extravagância vienense; seu menu degustação de 4 passos custa 68 euros.
Procurando #bonsdrinks e um bom jantar, o Kussmaul (Spittelberggasse 12, tel. 43/158-77-625) é excelente. No bairro do momento, Spittelberg, o restaurante recém-inaugurado também funciona como café durante o dia e bar/restaurante à noite, trazendo uma proposta mais arejada assinada pelo chef Mario Bernatovic.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
Brunch no museu
Entre obras de artes e um grande salão, o tradicional Kunsthistorisches Museum (Maria-Theresien Platz, tel. 43/152-5240) oferece, todo domingo das 11h às 14h30, um cobiçado e variado brunch ao valor de 44 euros por pessoa sem bebidas inclusas.
Assim como o Konstantin Filippou e o Kussmaul, é importante fazer uma reserva antecipada para não correr o risco de ficar sem um lugar à mesa.
Mala de bordo nas medidas certas
Mercado e comidas de rua
Um ponto de parada estratégico entre um lerê e outro no Innere Stadt é o Naschmarkt (Wienzeile), um mercado local cheio de barraquinhas de frutas, temperos, azeites, queijos e outras iguarias, mas o verdadeiro segredo do Naschmarkt é poder provar a típica Käsekrainer.
Praticamente escondida em uma portinha lateral, uma senhora vende sem parar a famosa linguiça com recheio de queijo que sempre atrai locais e turistas dispostos a brigar por um espaço em sua bancada.
Natalie viajou a convite do Turismo de Berlim e Viena.
Leia mais:
- Viena: transporte de/para o aeroporto e estações de trem
- 16 hotéis em Viena comentados pelos leitores
- Concertos, óperas e bailes em Viena: como comprar ingresso e o que vestir
- Em Viena os museus e palácios abrem na 2ª feira!
- Natal à moda germânica: os mercados de Natal de Berlim e Viena
- Guia de Viena do Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
12 comentários
Vale a pena experimentar e incluir na lista o tradicional Wien Schnitzel no restaurante Meissl & Schadn, no hotel Grand Ferdinand! Um clássico!
No Felippou o preço fica fora para os mortais . Mas …a noite eles mesmos nos encaminham para o bonfes do mesmo Konstantino Filippou onde se come “de joelhos” tão bons os pratos, a preços que variam em torno de 15 euros . Além disso, a carta de vinhos eh ótima . Estive lá no início de setembro 2019 com meu marido e amigos . Valeu cada centavo
A salsicha recheada de queijo do u(h)rwurst, no naschmarkt, é incrível! Dica maravilhosa, vale muito a pena. E com uma cervejinha vienense…
Caramba!! Muitas informações… e valiosas por sinal, fiquei louca 😱😱😱 viajo dia 26/12/16 ficarei 4 dias… vou ter que anotar todas essas dicas. Obrigada 🙏🏻
Eu acrescentaria o tradicional Café Central. Espetacular!
Concordo. O Café Central vale a visita.
Uma excelente alternativa no Naschmarkt é o falafel com ou sem hummus em uma das barracas especializadas. Bom e barato.
Uma dica em Viena é ir ao supermercado gourmet BILLA. Existem vários na cidade. Lugar super agradável, queijos maravilhosos, vinhos com preços inacreditáveis, grande diversidade de chocolate e muito mais… Se puder ficar em um apê na sua estada em Viena, com certeza irá muito à esse supermercado.
Sugiro o tradicional Figlmüller e o seu delicioso e tradicional schnitzel
E a tradicionalíssima DEMEL ?
Olá, Eduardo! Está citada no post e marcada no mapa.
Acrescenta aí na lista o Steirereck! O melhor restaurante da cidade, num cenário idílico dentro de um parque! E figura na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo há anos. Dá uma lida no post lá do blog: https://www.temperesuaviagem.com.br/?p=167