Riviera Nayarit, México | Escolha a sua: hippie ou chic
Depois de Acapulco, Cancún e Los Cabos, o balneário que o México quer colocar no mapa dos adoradores do sol é a Riviera Nayarit. Saudado pelo guia Frommer’s como a “nova sensação” do país e amparado pela inauguração recente de grandes empreendimentos hoteleiros – e também pela visita de celebridades como Lady Gaga –, este pedaço da costa oeste do México tem despertado a curiosidade de muita gente.
Riviera Nayarit é o nome fantasia dado para os 300 quilômetros de litoral do estado de Nayarit. A porção mais desenvolvida turisticamente fica ao sul, pertinho de Puerto Vallarta. E é ali, em Puerto Vallarta, que pousam os vôos que ligam a Cidade do México às praias da Riviera Nayarit, em apenas 90 minutos.
As maiores atrações locais são as baleias jubarte, os vilarejos de Sayulita e San Pancho e o passeio às Ilhas Marietas. Para curtir tudo isso, marque no calendário: a época certa de visitar a Riviera Nayarit é no inverno do hemisfério norte.
Onde ficar
São duas as abordagens mais interessantes à Riviera Nayarit: ou se hospedar em grande estilo em Nuevo Vallarta e Punta Mita, ou abraçar o lado mais roots da região e ficar nos vilarejos à beira-mar.
PUNTA MITA
Dentre essas opções, a que entrega a melhor experiência de praia é Punta Mita. Apesar das pedrinhas na beira da água, o mar de Punta Mita é menos agitado, tem uma cor mais bonita, e dali ainda se pode contemplar as Ilhas Marietas. Não à toa, é onde ficam os hotéis mais bacanões – o St. Regis Punta Mita e o Four Seasons Resort Punta Mita. Podendo cacifar, eu não pensaria duas vezes em me hospedar ali.
O St. Regis Punta Mita foi concebido para ser um encontro da Provence com o México. A elegância já conhecida da marca ganha um pouco mais de tempero com ceviches e tacos servidos à beira da praia ou das piscinas, preparados com os pescados do dia.
Os quartos são espaçosos e confortáveis. Os maiores luxos ficam por conta da ducha ao ar livre em todas as unidades, e pelo serviço de mordomo para todos os hóspedes.
O St. Regis conta ainda com um ponto de embarque exclusivo para as Ilhas Marietas em lanchas privativas, em parceria com a Punta Mita Expeditions.
O Four Seasons Resort Punta Mita é um gigante em uma localização privilegiadíssima, debruçado sobre o mar em um terreno de mais de 160 hectares. A arquitetura é bem mexicana, e os detalhes de decoração também.
O resort tem uma programação cultural intensa, com palestras e degustação de tequila e chocolate, observação de estrelas, visita a áreas de desova de tartarugas e caminhadas por trilhas da região.
O café da manhã também tem sabor local, com tamales, chilaquiles, frijoles refritos e outros pratos típicos.
Wise – Cartão de débito global
NUEVO VALLARTA
Em Nuevo Vallarta, é recomendável compensar a praia menos charmosa investindo em um hotel bacana – e com boas piscinas. O Grand Velas Riviera Nayarit é um all-inclusive de primeira, com excelentes serviços.
As piscinas são uma beleza, com bar molhado e garçons atentos e corteses. As bebidas são de grandes marcas.
Os restaurantes a la carte têm pratos acima da média funcionam sob reserva, mas sem limitações. Dá para brincar de “jantar fora” numa boa.
Os apartamentos, desde o standard, são muito espaçosos. Boa parte tem vista das piscinas e do mar. O serviço de quarto também está incluso, bem como o consumo de frigobar.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
SAN PANCHO E SAYULITA
Sayulita e San Pancho (ou San Francisco) são os vilarejos de praia mais pitorescos da região. Por lá, no lugar de grandes hotéis, você encontra pequenas pousadas e albergues.
Sayulita é ponto de encontro de surfistas e é super jovem. San Pancho me pareceu um povoado ainda mais autêntico, e tem ares mais sossegados.
O Petit Hotel Hafa, em Sayulita, e o Hotel Cielo Rojo, em San Pancho, são duas opções de hospedagem que combinam muito com o astral dos vilarejos.
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
Atrações e passeios
Observação de baleias. É preciso programar a viagem para o período entre meados de dezembro ao final de março para poder ser testemunha do maior espetáculo da região: quando baleias de várias espécies, especialmente as baleias jubarte, aparecem por este canto do Pacífico para procriar. Empresas como a Punta Mita Expeditions e a Vallarta Adventures oferecem tours de observação.
Passeio às Ilhas Marietas. Em alguma compilação sobre as praias mais fantástica do mundo você já deve ter visto uma foto da Playa Escondida – uma praia efetivamente escondida em alto mar, dentro de uma ilhota de origem vulcânica.
Pois esta praia fica em Riviera Nayarit, e pode ser visitada em um passeio de lancha ou catamarã às Ilhas Marietas. É preciso ajustar as expectativas, contudo: este é mais um passeio de aventura do que uma viagem a uma ilha deserta.
Vale evitar dias de mar agitado e horários de maré alta, quando pode ser perigoso atravessar a caverna a nado. Para completar o passeio, tempo livre para snorkel, stand-up paddle ou caiaque. A Punta Mita Expeditions e a Vallarta Adventures também levam às Ilhas Marietas.
Nado com golfinhos. O Dolphin Adventure é um centro de treinamento de golfinhos em Nuevo Vallarta.
Há programas de todo tipo, incluindo atividades especiais para crianças. Os instrutores são atenciosos e o local é bem mantido. Reserve pelo site.
Footing em Sayulita e San Pancho. Sayulita e San Pancho são daqueles lugares gostosos de passear sem pressa, com a câmera na mão, admirando o casario colorido e acompanhando o vaivém das pessoas.
Organizador de eletrônicos para viagem
Aproveite os bares pé-na-areia, as lojinhas descoladas e as paletas mexicanas. Os vilarejos são próximos e podem ser visitados em um mesmo dia por quem estiver hospedado em Punta Mita ou Nuevo Vallarta. Se este for o seu caso, alugue um carro para o passeio.
Compras em Bucerías, relax em La Cruz de Huanacaxtle. O vilarejo de Bucerías não tem o hype de Sayulita nem a beleza de San Pancho, mas tem algo que amamos: compras! Logo ao lado da praça principal, um mercado popular tem dezenas de vendedores oferecendo caveiras em cerâmica, máscaras de lucha libre e todo tipo de lembrancinha que se possa levar do México.
Os preços são para gringo, mas às vezes dá para negociar.
Junto ao coreto, artesãos de origem indígena vendem o colorido artesanato huichol, feito com miçangas. Há quadros, vasos, caixinhas, esculturas de puma e de outros animais. Um trabalho impressionante, que é a cara de Nayarit.
(Compras “sérias” devem ser feitas na Cidade do México.)
Em seguida, a melhor idéia é rumar para o Eva Mandarina, em La Cruz de Huanacaxtle – um beach club cheio de bossa, onde você vai gostar de provar os tacos de camarão e o levíssimo drink de chia com abacaxi.
Este passeio funciona melhor se feito de carro, também.
Como chegar
A maneira mais prática de chegar a Puerto Vallarta saindo do Brasil é voando Aeroméxico, com conexão na Cidade do México. Aproveite e inclua no seu roteiro 4 ou 5 dias na vibrante capital do país.
Quantos dias ficar
Para fazer os principais passeios, conhecer os vilarejos e curtir o seu hotel, dedique 4 dias inteiros à Riviera Nayarit, sem contar o dia da chegada.
Mariana viajou a convite do Riviera Nayarit CVB.
Leia mais:
Comentários
Início de Dezembro é uma época boa para ir?
Olá, Priscila! Dezembro tem dias quentes, sem calor excessivo, e noites frescas.
Olá Boia!
Estarei voltando de Puerto vallarta com conexão na Cidade do México.
Estou com dúvidas quanto ao teste covid 19, é possível fazê-lo somente na Cidade do México (fazendo antígeno)?
Ou preciso sair de puerto vallarta com um teste em mãos (no caso pcr em razão da duração do voo)?
Olá, Ludmila! O seu teste de antígeno deve ter sido colhido no máximo 24 horas antes do embarque na Cidade do México.
Ola! Gostaria de saber se o mar em Punta Mita tem uma temperatura boa pra banho em janeiro ou é gelado?
Obrigada!!
Olá, Luciana! Essa região fica bastante ao norte, nesta época não vai ser morna não.
Olá! Vou passar 12 dias no México e gostaria de passar uns 4 deles na Riviera Nayarit. Como poderia r de Cancun pra lá (gastando o mínimo possível)? Obrigada!!!
Olá, Vanessa! Ficam longe pra chuchu: 2.500 km, mais ou menos como de Curitiba a Salvador. Só de avião mesmo, a Puerto Vallarta, com conexão na Cidade do México.