Introdução aos Lençóis Maranhenses

Guia dos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

É lindo. É único. É o ecossistema mais original do Brasil.

Mas de “deserto”, os Lençóis Maranhenses só têm mesmo a areia. Chove bastante no primeiro semestre: é o que faz as lagoas encherem, ano após ano.

Lá por junho, as chuvas cessam e o sol passa a brilhar todos os dias. E então as lagoas começam, lentamente, a secar. Em meados de outubro, a maior parte estará vazia.

Entre junho e setembro você pode ver de perto essa paisagem única no mundo de lagoas entre dunas. Mas além de acertar no timing, vale a pena planejar a sua movimentação pelos Lençóis Maranhenses.

São três bases possíveis para se chegar aos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Enquanto Barreirinhas pouco mudou nos últimos anos, Atins e Santo Amaro sofreram muitas transformações (a maioria delas, positiva).

Entender o perfil de cada base dos Lençóis Maranhenses vai ajudar você a fazer a viagem mais redonda possível.

A Bóia recomenda:

  • Venha entre junho e setembro para encontrar lagoas com volume e sol constante
  • Se ficar até 3 noites, hospede-se numa única base
  • Com 4 a 5 noites, durma em duas bases
  • A partir de 6 noites já dá para ficar nas três bases
  • Acredite: Barreirinhas não é essencial
  • Não deixe de fazer os passeios de Santo Amaro
  • Atins é a base ‘cool’ (mas o kitesurf é mais importante que as lagoas)

Barreirinhas não é base obrigatória

Barreirinhas é a “capital” dos Lençóis Maranhenses. Por ser a base de acesso mais fácil e ter a melhor estrutura, muita gente acha que é indispensável ficar aqui.

Não é. Barreirinhas é a base mais econômica e que oferece os melhores passeios não relacionados a lagoas. Os circuitos de lagoas visitados a partir de Barreirinhas são lindos, mas dão trabalho para chegar – é preciso atravessar o rio de balsa e ainda rodar 30 a 40 minutos por estradinhas de areia.

Por isso, antes de bater o martelo na sua estada em Barreirinhas, leia sobre as vantagens e desvantagens de Barreirinhas, e informe-se sobre Santo Amaro e Atins.

Santo Amaro é o filé dos Lençóis Maranhenses

É incrível como tanta gente nunca ouviu falar de Santo Amaro do Maranhão. Na minha primeira viagem aos Lençóis Maranhenses, em 2005, um leitor me deu a dica: não perca Santo Amaro! As lagoas mais bonitas estão lá!

De fato, Santo Amaro está praticamente dentro do parque nacional. As lagoas estão pertíssimo do povoado, e sua localização permite acesso fácil a lagoas situadas no miolo do parque – as que demoram mais a secar.

Santo Amaro continua com vida social zero, mas o acesso agora não deve nada a Barreirinhas: a estrada está asfaltada e uma ponte, inaugurada em 2021, permite que qualquer carro chegue até o centrinho da vila.

A questão de hospedagem, que sempre foi o fraco de Santo Amaro, já está evoluindo. Hoje o povoado já tem uma meia dúzia de opções dignas (e algumas, até charmosas).

Leia sobre as vantagens e desvantagens de Santo Amaro.

Atins é o lado cool dos Lençóis Maranhenses

Situada na foz do Rio Preguiças, Atins é o único vilarejo dos Lençóis Maranhenses com praia. Graças aos ventos que sopram forte entre agosto e janeiro, Atins há muitos anos virou point de kitesurf.

Kitesurfistas sempre fazem surgir pousadas e restaurantes bacanas onde velejam, e Atins não fugiu à regra. Pelo contrário: Atins sempre foi o lugar com a hospedagem mais charmosa dos Lençóis.

Nos últimos tempos, porém, Atins deixou de ser apenas um point de kite para se tornar um vilarejo de praia badalado. É a versão maranhense de São Miguel do Gostoso: um lugar de praia em que a praia não chega a ser bonita, mas atrai um público descolado (e junto com eles, os riquinhos também).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A mudança de perfil não afetou a aparência do povoado: as ruas continuam de areia, e o combo esquadrias + blindex ainda não é norma. Mas mudou bastante a hospedagem e a vida social.

    A nova geração de pousadas tem ar condicionado (e algumas, piscinas), novos restaurantes abriram, e a praia ganhou um beach lounge que seguidamente recebe superlanchas vindas de Barreirinhas.

    A temporada de lagoas é mais curta que em Santo Amaro, mas a temporada do kite se estende até depois do Réveillon (que, por sinal, é bastante procurado).

    Leia sobre as vantagens e desvantagens de Atins.

    588 comentários

    Olá!
    Eu e meu esposo fizemos 40 anos de casados dia 7 de setembro e fomos passar a “Lua de Mel” nos Lençóis Maranhenses❤️
    Segui as dicas que vocês deram e não me arrependi.
    Fomos direto de São Luiz para Santo Amaro, ficamos quatro dias. Fomos no Circuito Betânia, Emendadas(subindo as dunas eu disse que jamais iria nas Emendadas novamente, devido ao cansaço pra subir as dunas. Quando chegamos lá em cima, ficamos encantados e mudei de ideia, com certeza foi um dos melhores passeios🥰), Ponta Verde(amei! Foi o circuito em que encontramos as lagoas mais fundas). No último dia fomos pela manhã nas Américas e à tarde nas Andorinhas. Nos passeios de Santo Amaro eles dão água, emprestam cadeira e guarda sol.
    No quinto dia fomos para Barreirinhas e lá fomos nas Lagoas Azul e Bonita. Santo Amaro é infinitamente melhor que Barreirinhas, com relação aos passeios.
    Fomos também no passeio do Rio Preguiças, muito legal, onde visitamos Vassouras, que tem uns macaquinhos meio atribulados🤭. Vi um deles morder uma turista, temos que ficar atentos. Fomos em Caburé onde almoçamos e fomos à praia. Lá tem passeio de quadriciclo.
    A noite de Barreirinhas é muito animada, na Beira Rio.
    Depois fomos pra São Luiz conhecer um pouco a cidade.
    Nossa viagem foi maravilhosa e agradecemos todas as dicas que vocês nos deram.🥰
    Ficou um gostinho de quero mais.❤️
    Sou grata a Deus por essa viagem que sempre sonhei fazer!

    Oi Boia! Primeiro , parabéns por seu trabalho! Nunca viajo sem consultar o viaje na viagem ! Acabei dos chegar de lençóis maranhenses e amei ! Mas gostaria de dar um retorno em relação a MDM turismo , essa empresa estava responsável pelo transfer de atins para barreirinhas as 07 h do dia 21:09/24 , no fim da dia 20/09/24 a MDM nos informou que não poderia fazer o transfer e simplesmente ofereceram o estorno do valor pago ou relocação para as 14 h , sem qq preocupação com nossos compromissos. Tínhamos um transfer às 09 h de barreirinhas para São Luís e voo de volta para BH naquela tarde . Fomos salvas pela concierge da pousada vila camurim ( que inclusive adorei, excelente pousada) onde estávamos hospedadas , que nos conseguiu outra empresa para o transporte ., Agora aguardo o estorno do valor pago que só Deus sabe qdo será.. Não recomendo a MDM turismo .

      Olá, Marilene! Obrigada pelo relato e que bom que deu certo. A gente recomenda reservar as lanchas entre Barreirinhas e Atins direto com os operadores. Nunca tivemos problema com a K-Beça.

    Olá!
    Estive em Lençóis no final de agosto e é claro que o planejamento começou por aqui no VnV. Foram duas noites em Santo Amaro e duas em Atins. Em razão dos poucos horários de transfer e das muitas reclamações, optamos por alugar um carro. As estradas estavam em boas condições e são pouco movimentadas. As lagoas estavam baixas, várias delas secas, mas são incríveis mesmo assim. Amei Atins! achei que uma vantagem das lagoas de lá é que elas são mais límpidas e não têm aqueles peixinhos beliscando a gente. Pode não ter uma praia considerada linda, mas é uma delícia curtir aquela água calma e quente e a vibe do kitesurf. No canto esquerdo tem a barraca Estresse Zero, com espreguiçadeiras e redes na beira d’água para esquecer da vida.

    Fala Ricardo, boa tarde.

    Estive nos Lençóis entre 1 e 8 de Agosto agora… e como sempre faço, usei e abusei das dicas e comentários do VNV pra organizar a viagem. Hospedagem foi 3 noites em Santo Amaro e 3 noites em Atins. Santo Amaro é mesmo o ponto alto dos Lençóis e Atins eu achei inflacionada para o que oferece de vivência.

    Santo Amaro é uma gracinha mesmo. Fiquei na Pousada Cajueiro. Ótima. E fiz os passeios e traslados com a Mirotur… ótimos também. A cidade oferece boas opções de restaurantes e até mesmo destaco o “PF” Churrasquinho da Eli… ótimo baratíssimo e pitoresco.

    Em Atins, Casa de Juja excelente… a Sorveteria do Ça Va, excelente e tive a felicidade de Experimentar o Camarão do Restaurante da Luzia… Tive as manhas de ir lá dentro e dizer que estava lá por conta de sua indicação… Ma-ra-vi-lho-so… E olha que eu comi camarão de tudo que é jeito e quase todos os dias.

    O passeio pelo Rio Preguiças, é outra coisa que adoramos. Simples e perfeito pra apreciar a beleza do trecho e ainda fazer o traslado de Barreirinhas a Atins.

    Atins mesmo, não voltaria… mas o Camarão ficou na memória afetiva…
    Obrigado pelas dicas sempre certeiras! Rogerio

    Vcs vão passear todos os dias nas dunas! A cidade a noite é bem pacata. Mas se pretende curtir esse paraíso, aproveita. Eu adoraria ficar mais dias por lá

    Fiz os roteiros Sto Amaro e Barreirinhas entre os dias 07/07 até 13/07. Sto Amaro é cidadezinha tranquila e simples. Meu roteiro bem econômico foi pelo booking mas perfeito. Como os passeios geralmente são durante o dia todo, a pousada foi perfeita pro descanso. A opção de ida à Barreirinhas foi mesmo por
    Conta do sobre vôo, perfeito por sinal. A cidade é mais agitada, mas tudo foi ótimo. Cenários surreais

      Sueli, estou pensando em ficar os 6 dias apenas em santo Amaro. Não estou pensando no sobrevoo. O que me diz? Vc que teve a experiência lá. Obrigada 🙏🏻

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito