Cajón del Maipo de carro, no inverno: dicas e cliques da Simone 1

Cajón del Maipo de carro, no inverno: dicas e cliques da Simone

Cajón del Maipo estava na lista de desejos da Simone faz tempo. Em sua primeira visita a Santiago, os planos deram errado: o guia com quem havia acertado o passeio descumpriu com o combinado, propôs pouco tempo de permanência no local e ela preferiu adiar a aventura. De volta a Santiago após dois anos, ela e o marido decidiram alugar um carro e conhecer a região por conta própria.

Ir ao Cajón del Maipo de carro funcionou bem para a Simone, que é fotógrafa e aproveitou para fazer os registros incríveis que ilustram esse post. O inverno atrapalhou um pouco a caminhada, mas criou um cenário dramático para as fotos. Vai pela Simone:

Texto e fotos | Simone Lobo

Estrada para o Cajón del Maipo

Cajón del Maipo fica a aproximadamente 60 km de Santiago. Alugamos um carro e fomos com GPS, é bem sinalizado. Em menos de 1 hora chegamos na cidade.

Decidimos conhecer Embalse el Yeso depois de ver algumas imagens e relatos por aqui. Mas, como fomos no auge do inverno, algumas dicas são importantes.

Ovelha no caminho do Embalse el Yeso

Chegando em Cajón del Maipo, seguimos o “Caminho al volcán” e nem precisamos parar para perguntar. Há placas por todos os lados.

Sinalização no Cajón del Maipo
Estrada para o Embalse el Yeso

A estrada é sinuosa e linda, você não vai se cansar de tirar várias fotos.

Quando entramos na estrada que vai para o Embalse, começa a parte mais linda. Parecia que estávamos subindo o Valle Nevado. A paisagem é belíssima, se prepare para cruzar com cavalos selvagens, raposas e cabras no meio dos Andes.

Estrada para o Embalse el Yeso

Estrada para o Embalse el Yeso

Estrada para o Embalse el Yeso

Como a estrada é de terra e marca 29 km para chegar ao Embalse, demora cerca de 1 hora, indo devagar e curtindo a paisagem. Mas não adianta ter pressa, o caminho é incrível.

Chegando lá é que é a questão. Eu havia visto uma foto com o chão de terra. Fui de bota comum, com solado de couro e, ao chegar, tivemos que estacionar o carro um pouco antes da represa e andar pelo menos 1 km na neve.

Caminho para o Embalse el Yeso

A estrada fica impedida e perigosa. O gelo estava cobrindo todo o caminho.

Estrada para o Embalse el Yeso

Neve de um lado, ribanceira de outro.

Então, uma dica: caso vá no inverno, use botas de neve para não correr o risco de se machucar.

Bom, a dificuldade vale a pena porque eu nunca tinha visto um lugar tão lindo em toda a vida. Silêncio, lago azul turquesa cristalino com montanha de neve por todos os lados.

Embalse el Yeso

Vale o passeio mil vezes.

Depois vi no Google Maps que a estrada vai bem mais adiante e a represa também. Deve ser muito lindo quando é possível caminhar ou mesmo seguir de carro até mais longe. Mas dali já é espetacular.

Se estiver em Santiago, programe 1 dia inteiro para fazer esse passeio, mas eu acho que Cajón vale uma esticada maior, pois tem muita coisa a oferecer. Tem estação de esqui, glaciar, vulcão, enfim, eu ficaria pelo menos uns 3 dias por lá.

Espero ter ajudado.

Muito obrigada, Simone! Parabéns pelo seu trabalho!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    Comentários

    Olá.
    Dá pra ir com carro comum ou tem que ser um 4×4?
    Obrigado
    Gerson

      Olá, Gerson! A gente recomenda ir com agência.

    Olá!
    Vou à Santiago no próximo dia 13/09. Gostaria de passar um dia Cajon del Maipo, inclusive estou pensando em fazer aquele passeio de raquete (foi o que o Ricardo fez?).
    Minha dúvida é se é seguro nessa época, pois ouvi dizer que, no inverno, tem risco de avalanches etc. Mas em setembro já não está mais tranquilo? Obrigada

      Olá, Caren! O Ricardo Freire nunca foi a Cajón. Informe-se localmente a respeito do que é oferecido na época em que você estiver por lá.

    Da pra contratas o Tour em SAN José del maipo, ou é mais indicado contratar ainda em Santiago ?

      Olá, Camila! Em Santiago.

    Fiquei com uma dúvida. Você consegue ir de carro alugado. Ela fala que tem neve e ribanceira. Mas isso é num trecho que se percorre a pé? é seguro ir de carro alugado?
    obrigada.

      Olá, Claudia! É o relato de uma leitora. Atualmente só recomendamos ir com tour de agência. No inverno o lugar costuma estar fechado depois de acidentes com mortes de turistas.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito