Texas, parte I: diversão e compras em Houston
Tudo o que você imagina sobre o Texas, você encontra no Texas. Lá, xerifes e caubóis podem, de fato, cruzar o seu caminho a qualquer momento; animais empalhados são ornamentos bastante comuns pelas paredes; e, sim, lojas de botas de couro têm uma tremenda clientela.
Mas, para além do esperado, você pode viver o maior romance entre os canais de San Antonio, encontrar uma capital que borbulha música em Austin, e, last but not least, se acabar nas compras em Houston. Welcome to Texas, y’all!
Uma pequena introdução
O Texas é o segundo maior estado em área e em população dos Estados Unidos. Fica a sudoeste do país e faz fronteira com o México, a que já pertenceu.
Depois de lutar por sua independência contra os mexicanos entre 1835 e 1836, o Texas viveu um breve capítulo da história como uma nação soberana – a República do Texas, que existiu por quase uma década.
Não à toa, bandeirinhas do Texas (e não dos Estados Unidos, veja bem) tremulam por toda parte. O estado é conhecido como The Lone Star State, uma referência à estrela única de sua bandeira e ao período como república. Ah, e Lone Star dá nome também a uma das marcas de cerveja locais
O Texas é uma grande região produtora de petróleo (lembra dos postos Texaco?) e os negócios são uma das principais razões que levam brasileiros até lá. Compras são outra, especialmente pela política de devolução de impostos sobre vendas, ainda que parcial. Além do Texas, apenas a Louisiana adota essa prática nos EUA.
Mais cedo ou mais tarde, uma pit-stop em Houston pode aparecer no seu roteiro pelos Estados Unidos: o Aeroporto Intercontinental George Bush é um importante hub do país. Mas há mais para aproveitar no Texas do que permite o curto espaço de uma conexão. O Viaje na Viagem, a convite da Interamerican Network e da United, participou de um roteiro triangular entre Houston, San Antonio e Austin. Na série de posts que começa hoje, você conhece um pouco mais desse estado cheio de personalidade, através das três cidades.
HOUSTON | Compras e entretenimento
A primeira coisa a saber sobre Houston é: você vai precisar de um carro. A cidade é gigantesca; autopistas e viadutos estão por toda parte. Táxis são escassos, e o sistema de transporte público acaba não sendo prático para cobrir distâncias tão grandes.
Seguro Viagem Bradesco oferece tranquilidade nas férias ao exterior.
Você pode sair motorizado desde o aeroporto George Bush (IAH). Todas as locadoras de veículos têm agências no aeroporto, e a Rentalcars é um bom consolidador para encontrar o menor preço. Ônibus levam passageiros de todos os terminais ao anexo onde ficam as locadoras (veja aqui mais informações).
Ao volante, você vai conseguir se deslocar mais facilmente entre as atrações de Houston. A cidade não é exatamente charmosa, mas em compensação oferece muitas opções de entretenimento, compras e atividades para fazer com crianças.
Onde ficar
A área mais prática é o centro da cidade. Por lá está o centrinho histórico, a Prefeitura, o simpático parque Discovery Green, o estádio onde jogam os Houston Rockets e mais de 200 restaurantes. Downtown Houston tem até um site próprio – excelente, por sinal – onde você pode conhecer todas as atrações, lojas, restaurantes e bares das redondezas.
Embora tenha também grandes dimensões, o centro é a sua melhor chance em Houston de conseguir ocasionalmente fazer algum passeio a pé. Se der preguiça, ou fizer muito calor (é provável!), no bairro circula o ônibus verde Greenlink, que é gratuito e opera em horário comercial (veja a rota e pontos de interesse aqui).
- Conheça os hotéis do centro de Houston no Booking
Eu fiquei hospedada em Uptown, na área também conhecida por Galleria. O nome foi pego emprestado do shopping mais bambambã de Houston. É uma área especialmente interessante para quem planeja fazer muitas compras – mas saiba que o carro vai ser necessário em todos os momentos, a não ser que você se hospede em um dos hotéis anexos ao shopping (sim, isso é possível, no Westin Galleria ou no Westin Oaks). Esse pedaço fica próximo do Highland Village, outro centro interessante de compras. Entre o Highland Village e Downtown há um punhado de restaurantes bem cotados ao longo da Westheimer Road.
- Conheça os hotéis de Uptown no Booking
Existe também um grande polo de hotéis no Texas Medical Center, o maior centro médico do mundo, que é do tamanho de um bairro. A não ser que você vá a Houston especificamente para um tratamento de saúde, ou para algum compromisso profissional nesta área, ficar por ali é pouco prático.
- Conheça os hotéis próximos ao Texas Medical Center no Booking
O que fazer
Com crianças ou entre adultos, Houston tem atrações para preencher três dias de passeio, mas convém pesquisar e traçar um roteiro prévio. Como as dimensões da cidade são muito grandes, não dá para contar com descobrir lugarzinho durante um passeio pelo bairro. Em família, pode valer a pena comprar um City Pass, que engloba muitas das principais atrações turísticas. Faça as contas.
Museum District: para os ratinhos de museu
O Museum District nada mais é do que 19 museus e instituições culturais concentrados em um só bairro, 10 deles com entrada gratuita diariamente. Os temas são os mais diversos. No Museum District está a Rothko Chapel, um santuário comissionado ao artista onde são bem-vindas pessoas de todas as crenças entre 14 telas de sua autoria. Também está lá o Houston Museum of Natural Science, com uma seção de paleontologia em que os fósseis de dinossauros foram montados de forma a parecer em ação.
Não saia sem visitar a divertida seção de insetos, com um espetacular borboletário – sucesso garantido entre crianças e adultos, numa estrutura de vidro de três andares que recria uma floresta tropical.
Todas as atrações do Museum District podem ser vistas no site oficial.
Theatre District: a Broadway em Houston
Assim como Nova York, Houston também tem um Theatre District. Por lá, inclusive, você pode assistir a musicais da Broadway (e do West End londrino) em turnê. Óperas, concertos, balés e peças de teatro fazem parte da programação das 9 casas. Não pude assistir a nenhum show, mas o almoço no Artista, restaurante do Hobby Center For The Performing Arts, estava um espetáculo.
O restaurante abre no horário de almoço com menu executivo e preços mais camaradas durante a semana, e é uma boa opção para jantar em dias de show (horários no site).
Space Center Houston: eram os texanos astronautas?
“Houston, we have a problem” é uma das frases mais famosas do cinema – e faz referência ao Johnson Space Center, em Houston. A histórica sala de controle pode ser vista em um tour de trenzinho pelas dependências da NASA, assim como foguetes de verdade, incluindo o gigante Saturn V que nunca foi lançado ao espaço.
O Space Center Houston está entre as top atrações da cidade. O programa fica melhor quanto maior for o seu conhecimento de inglês e o seu interesse pelas explorações espaciais.
Alguns equipamentos estão um pouco defasados, mas mesmo assim, ver roupas de astronautas, fragmentos da lua e réplicas de módulos espaciais é uma diversão para qualquer coraçãozinho nerd.
Kemah Boardwalk: diversão como antigamente
Kemah Boardwalk é um parque de diversões à moda antiga em uma pequena cidade a 32 km do centro de Houston. A nostalgia é total: montanha-russa de madeira, chapéu mexicano, roda-gigante, carrossel…
Os brinquedos estão em boa forma, e depois de matar a saudade dos velhos tempos, você pode dar uma voltinha pelo charmoso deck de madeira.
A tarde fica completa com uma frozen margarita com a vista da Baía de Galveston.
Houston Livestock Show e Neon Boots: segura, peão
Um dos maiores eventos do calendário da cidade é o Houston Livestock Show & Rodeo, que acontece em março no Reliant Park. É o maior rodeio indoor do mundo, combinado com exposição de gado, shows de música e competição de churrasco. A programação dura diversos dias. Acompanhe novidades no site.
E por falar em caubóis, em Houston fica o maior bar gay country do Texas. Chama-se, muito apropriadamente, Neon Boots. Não é o máximo?
The Wave: se beber, não dirija
Como é que dá para sair à noite e tomar uns drinks em um lugar onde só se dirige? Em Houston existe um serviço que é ótimo para os baladeiros: o The Wave, um misto de táxi com hop-on hop-off. Você telefona, marca o local onde quer ser buscado, e um micro-ônibus cheio de luzes coloridas leva você para onde for (bem, isso pode ser muito legal ou meio perturbador, dependendo do seu ponto de vista).
Por 15 dólares você tem direito ao serviço a noite inteira, e pode até para pular de bar em bar. O valor é por corridas ilimitadas, do fim da tarde até o início da madrugada (os horários variam a cada dia; cheque no site). Basta que o ponto de partida e os locais escolhidos estejam dentro da área coberta. O motorista que eu peguei foi muito simpático e me deu várias sugestões de locais para escolher. E ainda tem o bônus de poder conhecer gente nova e arrumar uma turminha para sair dentro do próprio ônibus. O tempo de espera pela chegada do veículo, segundo ele, fica entre 15 e 20 minutos. Você pode telefonar antes de pagar a conta. Se for demorar, é o tempo de mais um drink.
Compras
Adivinha onde encontrei mais brasileiros durante toda a viagem ao Texas? Você acertou: no outlet. Houston foi considerada pela revista Forbes como a melhor cidade dos Estados Unidos para fazer compras, e parece que muitos de nossos conterrâneos já estão desfrutando disso. Para compras de muito valor, vale especialmente a pena: embora o sales tax não seja o mais baixo de que se tem notícia (8,25%), você, como turista, tem direito a um reembolso parcial do imposto em um bom número de lojas.
O shopping Galleria é um dos destinos prediletos dos aficionados por compras em Houston. São mais de 220 mil metros quadrados de lojas. Apple Store? Sim, está lá. Macy’s? Também. Aéropostale, Abercrombie & Fitch, Hollister? Positivo. Gucci, Prada, Chanel, Louis Vuitton? Sim, todas lá. Tem até rinque de patinação, oras! E uma loja da Lego. Consulte a lista completa de lojas aqui.
Quem aproveita as viagens para equipar a cozinha e comprar objetos para a casa não pode deixar de conhecer o Highland Village, onde estão a Crate & Barrel (imensa!), Williams-Sonoma e Pottery Barn.
A marca Premium Outlets, já conhecida dos brasileiros, também está em Houston. Na verdade, em Cypress, uma cidade próxima.
Veja a lista completa de lojas do Houston Premium Outlets aqui. Não esqueça de pegar os cupons de desconto na área de atendimento ao cliente. Boas compras!
Mariana viajou a convite da Interamerican Network e da United.
Leia mais:
- Texas, parte II: romance com tempero Tex-Mex em San Antonio
- Texas, parte III: Austin, a cara do “novo” Texas
- Compras no Texas: como pedir o reembolso da sales tax
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
Comentários
Vou com minha filha apenas por 2 dias e não queria alugar carro. Uber / Lyft funcionam bem para fazer o basico (ficando em Downtown? Por ex, é tranquilo para ir e depois voltar do Nasa Space Center? Obrigada!
Olá, Mariana! Infelizmente não temos conteúdo aprofundado sobre a cidade. Você pode fazer simulações de preço de Uber no seu próprio aplicativo. Basta modificar o local de origem de cada corrida para não calcularem a partir do seu lugar atual.
Bom dia!
Teriam alguma dica de como se locomover do Terminal A, ao terminal E em houston?
Olá, Amanda! Todos os aeroportos do planeta têm sinalização clara para trocar de terminal. É só seguir as placas.
Ola… recebi o e-mail de resposta do meu comentário mas não acho nem o comentário, nem a resposta. Repetindo: gostaria de dicas para uma conexão de 9hrs em Houston, de 9 as 18h.
Olá, Suzanny! É a memória cache do seu navegador. Tem que dar refresh na página, mas acho que você não vai conseguir ver essa resposta tampouco.
Ola boia. Terei uma Conexao doméstica de 9hrs em Houston, entre 09 e 18h. Por favor, me diga que é válido ir até o centro dar uma volta… hehe
Olá, Suzanny!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/intervalo-entre-voos/
Faremos conexão em Houston, pois o destino final é Orlando. Gostaria de saber se a imigração em Houston é relativamente ágil ou é daquelas bem demorada ?
Olá, Alexandre! Não dá para saber.