Serra da Capivara: senta que lá vem pré-história
Confesso que eu tinha lá minhas dúvidas se valeria a pena se abalar até o interior do Piauí para ver uns desenhinhos de homens das cavernas.
Mas como vale! O lugar é um deslumbre. Uma semana depois de ter passado por lá, editando as fotos, eu custo a acreditar no que vi.
Não são desenhinhos. O Parque Nacional da Serra da Capivara detém a maior concentração de arte rupestre ao ar livre do planeta.
A quantidade, a variedade e a sofisticação dos motivos fazem a gente facilmente se sentir como nossos antepassados mais recentes, que achavam que os desenhos eram obra do sobrenatural.
Que mensagens eles queriam deixar? Eram os deuses grafiteiros?
Esses grafites são as nossas pirâmides, a nossa Petra, as nossas linhas de Nazca.
E tão surpreendente quanto a força das imagens é a organização e a conservação do parque. Padrão FIFA. (Ou padrão Niède Guidon, a arqueóloga franco-brasileira que é mentora da implantação do parque e de sua gestão pela Fundação Museu do Homem Americano.)
Mala de bordo nas medidas certas
E tudo isso, pípols, em meio a paisagens áridas belíssimas, que continuariam impressionantes mesmo se estivessem no Arizona, em Nevada ou até no Atacama.
Para coroar a experiência, o Museu do Homem Americano é outra pequena jóia, que você jamais esperaria encontrar nos confins do sertão. Um museu de última geração, com a função única de provar que a ocupação do continente começou aqui por baixo, e não pelo estreito de Bering. E inaugurado em 2018, o Museu da Natureza é o primeiro edifício construído em forma espiral no Brasil e conta a história da natureza e suas transformações ao longo do tempo, junto com os impactos ambientais.
O acesso a São Raimundo Nonato é difícil; a hospedagem ainda é básica. Mas combinando com outros destinos dá pra fazer da Serra da Capivara o ponto alto de uma aventura inesquecível.
A Serra da Capivara é a Hollywood da arte pré-histórica. Histórias em quadrinhos feitas pelos próprios Flintstones brasileiros. Não perca!
36 comentários
Tenho 81 anos e gostaria de conhecer o parque e o museu.Com um guia local.Isto seria viável. Qual seria o custo aproximado.Obrigado
Olá, JOsé!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/serra-da-capivara/
Eu quero fazer essa rota soa fantastica pra quem gosta de aventuras. Agora Parnaiba tem voos direto do Viracopos ( Sao Paulo) . Entao vou entrar por Petrolina–Serra da Capivara- Teresina- Sete Cidades-Delta do Parnaiba/Barra Grande. Pego o voo de volta pra casa no Sabado de Parnaiba (PI) mesmo para Sao Paulo.
Bom, estou lendo esse post em 2015. Fico contente em saber que as estradas de acesso a São Raimundo Nonato tenham melhorado, pois quando fui, em 2009 eram péssimas a partir de Afrânio e de São Raimundo até próximo a Petrolina. Mas o que me chamou a atenção foi o fato de que, quem estivesse viajando sem carro próprio teria que se virar para chegar lá a partir de São Raimundo, ou alugar uma moto ou carro com os guias. Incrível como o governo brasileiro nem ´liga para que o próprio povo tenha conhecimento e acesso mais fácil ao patrimônio que está no sul do Piauí e que no fim, pertence a todos nós. o meu relato está pode ser lido aqui
:https://caminhosdeviajante.blogspot.com.br/2015/04/serra-da-capivara-em-busca-da-pre.html
Olá! Tenho dois filhos de 6 anos (quase 7) e gostaria de levá-los para conhecer o Parque da Serra da Capivara na segunda quinzena de janeiro de 2015. Gostaria de saber se seria ainda para eles um programa de índio, ou se os dois já teriam idade para curtir o passeio. É muito perrengue?
Olá, Fabienne! Só você pode saber se seus filhos curtirão os desenhos dos Flintstones de verdade.
Agora: você chegou a ler que é longe pra chuchu e que o hotel é bastante simples?
fui em 07/2011 (relato: https://nancinaomi.net63.net/pi.html#sc)
as estradas nao eram um tapete, nao!
eram puro buraco, principalmente no trecho final, já próximo de São RAimundo Nonato. Andamos por quase 10h d Teresina, mas valeu a pena.
o estado ainda é meio fraco em infraestrutura turistica, mas o parque da Serra da Capivara é diferente, tem muita estrutura.
um dos locais mais lindos que já visitei, tanto pela parte de historia, cultura, qto pelas paisagens!
O sul do Piauí é belo de se ver. O vale do Gurguéia com seus poços jorrantes… sem se falar nos diamantes em Gurguéia. Sete Cidades e suas pinturas rupestres…Pedro II com suas opalas (aproveite para comprar uma opala arlequim). E o que falar do Delta do Parnaíba? Só indo lá pra ver.
O Piauí existe sim! Visite-o antes que você morra.
Olá!
Ricardo vc parece que advinha meus destinos… Em Julho fui p França e Itália e vc fez programas sobre esses países. Em Janeiro vou para o Piauí, mas especificamente neste parque. Como já gostaria de fechar co os hotéis, gostaria de saber em qual vc ficou? Estou esperando o miniguia. Valeu.