Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?
Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.
A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada — a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.
E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.
Vídeo: imigração e bagagem na Europa
Quais países fazem parte do Espaço Schengen?
Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras.
Por isso os voos entre esses países são considerados “domésticos”; não há imigração nem carimbos.
Países que fazem parte do Espaço Schengen
Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croáia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano
Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen
Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen
Se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.
Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser “doméstico”; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.
Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.
Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen
A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa com conexão em Londres.
Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.
A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.
Voando para um destino fora do Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen
Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique — qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.
Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.
Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.
Mala de bordo nas medidas certas
Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido
Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.
Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.
Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.
Documentos necessários para a imigração
- Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.
ETA para o Reino Unido. Leia sobre a autorização de viagem que será obrigatória para turistas brasileiros a partir de 08 de janeiro de 2025, mesmo para passageiros em trânsito.
Documentos para apresentar na imigração na Europa:
- Passagem de volta
- Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
- Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
- Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
- Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
- Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Deslocamentos dentro do Espaço Schengen
Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte…
Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda
Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.
Dá pra passar junto na imigração?
Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
E quem tem passaporte europeu?
Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.
Leia mais
833 comentários
Olá, novamente preciso de ajuda.
Vou comprar:
Vou rio-roma direto
Volto madri- rio com conexão em roma- faço imigração em madri? Preciso pegar as malas em roma ? Ou ou é só descer e me dirigir ao portão de embarque- já estarei com o check in feito ? Tenho 2 h de intervalo em roma, será suficiente ?
Ou
Rio- roma com conexão em madri- imigração em madri, as malas seguem direto para roma ? Desço, faço a imigração e me dirijo ao portão de embarque? Qual a margem de tempo segura, este aeroporto é imenso,
Obrigada
Olá, Cristina! Na volta, se a sua passagem for vinculada, as malas vêm direto para o Rio. O passaporte será carimbado no país do último embarque. Isso está bastante bem explicado no texto.
Desculpa!(por favor leia as perguntas anteriores antes de fazer uma igual).Obrigada!
Boa tarde !
Oi vou agora para Espanha,mas vou fazer imigração em Lisboa,quero saber se você que posso ter algum problema??
Não e a primeira vez que viajo na Europa!
ps:vou fazer conexão em Lisboa vou ter que esperar mais ou menos de 6 horas …:\
Olá, Andrade! Como já recomendamos a dezenas de leitores antes de você (por favor leia as perguntas anteriores antes de fazer uma igual), organize numa pasta todos os seus documentos.