Club Med Rio das Pedras, entre a mata e o mar
ATUALIZADO: 11.4.2014
Segundo endereço da rede Club Med a ser inaugurado no Brasil, em 1989 (10 anos depois da estréia em Itaparica), o Club Med Rio das Pedras é o resort da região de Mangaratiba e Angra dos Reis que melhor passa a impressão de estar rodeado pela mata atlântica da Costa Verde.
A localização
Junto com o Portobello (que está 7 km antes), é um dos resorts mais próximos do Rio de Janeiro. O aeroporto do Galeão está a 107 km; o Santos Dumont, a 117 km. Saindo da Zona Sul, o percurso sobe para 127 km. A rota mais rápida é pela av. Brasil, de onde sai a Rio-Santos.
De São Paulo são 450 km pela Rio-Santos (eu costumo ir pela Dutra até Taubaté, descendo a serra até Ubatuba) ou 460 km indo toda vida pela Dutra e descendo por Seropédica (um pouquinho antes de chegar ao Rio).
A cidade de Angra dos Reis está a 40 km. Paraty, a 130 km.
A praia
Como o resort não compartilha sua área com nenhum condomínio, a praia acaba sendo privativa do Med. A enseada é uma pinturinha, valorizada pelo entorno de montanhas recobertas de verde. A maior parte da praia, porém, é de tombo — gostosíssima de entrar, mas perigosa para quem não sabe nadar.
Para crianças, o trecho mais aconselhável é o do canto direito, junto ao rio, onde a água é rasinha.
Caminhando pela trilha que sai do lado direito, depois do rio, chega-se a bonito trecho com pedras (aparentadas com as da Trindade, em Paraty, ou as das… Seychelles!), onde também é gostoso e seguro se banhar.
As instalações
À diferença do vizinho Portobello, toda a estrutura do Med Rio das Pedras tem toda a sua estrutura de um lado só da estrada. O terreno tem profundidade suficiente para que você se esqueça de que a estrada está perto. E quanto mais você se aproxima do mar, mais as montanhas parecem crescer.
Compartilhando a sede encontram-se restaurante principal, as salas de leitura, o teatro, a loja e a agência de viagens; o parque de piscinas, com seu bar, está ao lado.
Os predinhos de apartamentos ficam entre o canto esquerdo e o centro do terreno. No lado direito fica toda a estrutura de esportes, os kid’s clubs, spa, sala de fitness, restaurante à la carte e discoteca.
Passarelas cobertas ligam todas as áreas do hotel, o que evita maiores transtornos em caso de chuva.
Passando o riozinho do canto direito sai uma trilha para o píer que serve de base para os esportes náuticos.
As acomodações
Os apartamentos ficam em blocos (ou “solares”) de dois ou três andares, sem elevador, com fachada “colonial”. Os blocos são ligados à sede por passarelas cobertas. Toda esta parte do terreno é lindamente ajardinada, sem o efeito selva do lado direito do resort.
60 apartamentos “deluxe” foram repaginados segundo o novo conceito internacional da rede: sai o rústico, entra o moderninho-design. As camas têm cabeceira iluminada, o chão tem piso imitando madeira, o banheiro de pastilhinhas é semi-integrado ao quarto. Achei divertido.
Entre os deluxe, alguns apartamentos são duplex, com dois quartos (um de casal, um com duas camas) e sala. A categoria é “deluxe familiar”.
Outros 260 apartamentos, chamados “club”, ganharam mobília mais leve e paredes esverdeadas, mas não são tão estilosos.
O frigobar tem água e refrigerante e faz parte do all-inclusive.
As piscinas
Enorme, junto ao mar, o parque de piscinas tem o padrão tradicional Club Med, que privilegia linhas retas ao desenho free-form mais comum em resorts.
Aqui há uma vantagem do Med com relação à maioria dos all-inclusives: os garçons percorrem a área da piscina e são bem eficientes.
Restaurantes
Café da manhã, almoço e jantar são servidos no restaurante principal, como buffet — mas com um toque diferente.
Além das estações com pratos e acompanhamentos triviais, o Med oferece a cada refeição algumas “especialidades” — pratos com apresentação de restaurante. Algumas dessas especialidades são montadas pelo ajudante de cozinha, outras ficam expostas como modelo para serem copiadas pelo hóspede.
Existe também um restaurante à la carte, no canto direito do resort, ao lado da discoteca. É necessário reservar. Eventualmente o jantar pode ser realizado no teatro, quando há buffets temáticos que têm relação com o show a ser apresentado (eu peguei uma dessas ocasiões: um — ótimo — buffet marroquino que antecedeu um show com tema árabe e dança do ventre).
Snacks são servidos o dia inteiro perto da piscina. No meio da tarde é montado um chá. Os refrigerantes são Coca-Cola e o chope, Brahma.
Kid’s club
A recreação monitorada dos GO’s está incluída para os pequenos de 4 a 11 anos (“Mini Club Med”) e aos adolescentes de 11 a 18 anos (“Juniors’ Club Med”).
Crianças de 2 a 4 anos, acompanhadas por um adulto responsável (pode ser uma babá), podem freqüentar o “Petit Club Med”, que é cobrado à parte. É necessário levar o caderninho de vacinação em dia.
Esportes
A vida num Club Med não se dá apenas em torno da piscina; a variedade de esportes incluídos é uma marca registrada da rede. No Med Rio das Pedras há quadras de tênis (com instrutores), arco e flecha (com aulas coletivas), caiaques, campos de futebol, basquete e vôlei de areia.
Mas o grande destaque deste Med é o esqui aquático e o wakeboard (esqui aquático em prancha inteiriça) gratuitos, com instrutores. As aulas são coletivas.
Há também trilhas na mata, sinalizadas.
Sala de ginástica & spa
Ficam no canto direito do resort.
Existe também um quiosque para massagens. A sala de ginástica é de uso incluído; as massagens e tratamentos do spa são cobrados à parte.
Entretenimento noturno
Sempre há um show protagonizado pelos GO’s. O cenário inclui alguns elementos resgatados de carros alegóricos de escolas de samba do Rio.
Depois do show abre a discoteca — que ferve no verão, ao receber visitantes de fora que pagam “night-use” para freqüentar a balada.
Os passeios
Como recebe muitos estrangeiros, o resort oferece vários roteiros de passeios pelo Rio. Nas proximidades há passeios de barco para Ilha Grande, excursões a Paraty e fazendas de café. Atenção: o passeio para passar a tarde em Angra é roubada total (melhor investir no de dia inteiro a Paraty).
Um cantinho
O píer do esqui aquático.
O hotel Club Med, em Angra dos Reis…
- É para você: que procura um resort animado mas também charmoso, onde possa praticar esportes e ter contato com a natureza.
- Talvez não seja pra você: que acha indispensável ter vários restaurantes à la carte para escolher toda noite.
Leia mais:
- Os melhores resorts de praia do Brasil em 17 quesitos: escolha o seu
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Dicas de Angra dos Reis no Viaje na Viagem
90 comentários
Poderia me dizer se em Novembro é uma ótima época de sol lá? Quero fugir do frio de onde moro.
Obrigada.
Olá, Cassia! A primavera pode ser chuvosa na região. VAi depender da sorte. Frio não vai estar.
https://www.viajenaviagem.com/praia-em-novembro-brasil-caribe/
Como é o clima na região em Fevereiro? Acompanha as chuvas de Angra dos Reis?
Olá, Necy! É a mesma região.
Olá! Você recomenda ir no club med rio das pedras no mês de julho? Qual o clima da região? Obrigada
Olá, Karina! Se não passar nenhuma frente fria, você pega dias ensolarados e de calor moderado, e noites bem feesquinhas. Se passar frente fria, pega frio e chuva.
Fiquei no Med terra em Trancoso amei
Ei Ricardo, adoro suas dicas. Toda viagem que faço não deixo de verificar suas sugestões. Gostaria de saber se os vinhos servidos Bo all inclusive são bons. Tenho me decepcionado bem nestes resorted por aqui. Saberia me dizes? Obrigada
Olá, Shirley! Quem responde é A Bóia. Não temos conhecimento de quais vinhos estão sendo servidos no momento. Tente um contato com o resort, eles devem informar a marca.