Solimões: flashes do trânsito
Acabo de fazer um cruzeiro de três dias pelo Solimões, que é como no Brasil denominamos o trecho do Amazonas a oeste de Manaus.
Para mim, tão fascinante quanto ver a selva de perto foi ser exposto ao modo de vida ribeirinho.
O Amazonas é a nossa estrada mais bonita. Por que mesmo alguém quis fazer a Transamazônica?
Mesmo se não houvesse os passeios para dentro da mata, a viagem já valeria como uma road trip. Não existe embarcação desinteressante — e cada uma vem com uma história para contar.
Dá uma olhadinha:
Leia mais:
- Casa Cor, edição Solimões 🙂
- Solimões: flashes do trânsito
- Chiaroscuro amazônico: o encontro das águas
- O primeiro jacarezinho a gente nunca esquece
- EXCLUSIVO: como os gringos pegam piranhas no Brasil
- Um cruzeiro na selva: como é o Iberostar Grand Amazon
- 3 vezes Amazônia: Iberostar x Anavilhanas x Mamirauá
- Guia de Manaus no Viaje na Viagem
36 comentários
Parabéns Ricardo, fotos maravilhosas, confesso que fiquei encantada com tuas reportagens, vou fazer o cruzeiro de três dias pelo Solimões em junho/15, ficando mais três dias em Manaus. Todas as tuas dicas foram preciosas. Obrigada!
As estradas são importantes para ajudar a desenvolver nosso estado onde tudo é longe, o diesel caríssimo e usado em grande quantidade, fretes altíssimos de balsa, etc. Essa história de preservação é muito bonita para quem mora longe e vem visitar uma vez na vida e outra na morte, mas para o povo que mora aqui e que precisa trabalhar, viajar, construir, vender, precisa de alternativas para deslocamento e escoamento. O Pará, aqui do lado, tem estradas interligando os municípios. Aguardamos com ansiedade a BR 319.
Lindas imagens conheci Manaus em 1957 era tudo mais dificil e bem selvagem
Estivemos em Manaus agora em agosto. Aproveitando as promoções de passagens aéreas decidimos por Manaus porque acredito ser até uma obrigação para nós brasileiros conhecermos o que os estrangeiros vem de muito longe para conhecer. Encontramos uma cidade limpa e bonita, ficamos também num Hotel de Selva e fizemos vários passeios, estávamos um pouco receosos pois temos um filho de 6 anos e foi maravilhoso, é um passeio muuuito legal com criança. Parabéns pela reportagem é como voltar um pouquinho lá.
Deus!! Chorei ao ver as fotos. Sou amazonense, de Manaus.
Moro aqui no Rio há 28 anos.
Quantas saudades!!
Beijos.
Ricardo, soube que a melhor época para fazer esse passeio é maio mas minhas ferias este ano são em novembro. Sabe me dizer se é uma época ruim?
Olá, Carolina! Aqui quem responde é A Bóia. Não há época ruim para fazer esse passeio. Em cada época você verá a paisagem um pouco diferente. Em novembro é quando as águas atingem o nível mínimo; você vai ver mais selva exposta, mas vai andar menos por igapós (lagos formados na selva inundada).
Olá Riq, tb estou ansiosa pelos próximos posts com as suas impressões sobre esta viagem. Estou em dúvida se vale mais a pena um cruzeiro pelo Rio Negro/Solimões ou hospedagem em um hotel de selva, tipo o Uacari.
Sou apaixonada pela minha terra, e ver essas fotos do Riq me fazem lembrar o pq!