Guia de Fernando de Noronha
Quando ir a Fernando de Noronha
Ao decidir quando ir a Fernando de Noronha, considere dois fatores: o clima (se a estação é seca ou chuvosa) e as condições do mar (se é época de mar calmo ou de mar agitado).
A Bóia recomenda:
- Para mergulhar: bom o ano inteiro, mas melhor em agosto e setembro
- Para curtir praia: agosto e setembro, quando o mar é piscininha
- Para surfar: dezembro a março, quando entra o maior swell. O melhor mês costuma ser fevereiro
- Para agitar: Réveillon e primeira quinzena de janeiro, com a ilha lotada de gente festeira
- Para gastar menos: abril a junho ou entre outubro e 15 de dezembro (exceto feriadões)
Quando ir a Fernando de Noronha
Veja a diferença
Praia do Sancho em agosto, com mar calmo:
Praia do Sancho em janeiro, com swell:
Mês a mês em Fernando de Noronha
Réveillon e janeiro
Tempo firme (chuvas abaixo de 100 mm). Altas ondas (em praias como Cacimba do Padre, Bode, Boldró, Conceição e Cachorro).
O snorkel continua bom, mas é preciso se afastar mais da beira nas praias do Sancho, Baía dos Porcos e Porto, porque a faixa da beirada estará mexida. O mergulho também é bom, mas a navegação até o ponto de mergulho pode enfrentar mar batido.
O swell não afeta as praias do Mar de Fora (Leão, Sueste, Atalaia), mas o Sueste fica com água pouco cristalina pelo acúmulo de sedimentos (aproveite para nadar com tartarugas, que são mais numerosas nessa época). É a época mais cara para ir a Fernando de Noronha, e também a época com o maior agito (que se estende do Réveillon à primeira quizena).
Temperaturas: mínima 26ºC, máxima 27ºC.
Promoções para sua viagem
Fevereiro
Em comparação com janeiro, fevereiro tem um tiquinho a mais de chuva (em torno de 100 mm, o que é bem pouco num lugar tropical) e ondas ainda mais altas – é o mês mais procurado por surfistas. As condições de snorkel e mergulho são as mesmas de janeiro. Os preços e o agito diminuem um pouco.
Temperaturas: mínima 26ºC, máxima 27ºC.
Mala de bordo nas medidas certas
Março
Começa a temporada das chuvas – a média de precipitação passa dos 250 mm. Mas as ondas continuam altas. Os preços diminuem – já são de baixa temporada. Para quem surfa, é a época com o melhor custo x benefício.
As condições de snorkel, mergulho e banho de mar permanecem as mesmas de janeiro (mas com menos luminosidade para os mergulhos).
Temperaturas: mínima 26ºC, máxima 27ºC.
Abril, maio e junho
Vale a pena ir a Noronha na época das chuvas? Em abril e maio, chove perto de 300 mm. Em junho, a precipitação baixa para 200 mm. A época tem três vantagens: preços menos elevados, ilha mais vazia e mar calmo.
Chove o tempo todo? Chove só um pouquinho no começo da manhã ou no fim da tarde? Ou chove e abre o sol, chove e abre o sol, chove e abre o sol o dia inteiro? Não dá para prever. Dá para acontecer qualquer uma das situações – assim como é possível que não chova nada. O ideal nesta época é programar estadias mais longas, para garantir mais aberturas de sol.
Com a redução da espuma na rebentação, o snorkel volta a poder ser feito mais perto da beira. O mergulho pode ter menos luminosidade, mas terá boa visibilidade, e a navegação até os pontos de mergulho será mais tranquila. A Praia do Cachorro, que ganha pedras na época do swell, volta a ter areia – e Noronha recupera a sua ‘praia urbana’. Mas não conte com agito: nesses meses, a ilha meio que hiberna.
Temperaturas em abril e maio: mínima 26ºC, máxima 27ºC. Em junho: mínima 25ºC, máxima 26ºC.
Alerta mosquitos: use repelente!
Julho
Mês de transição entre as chuvas e o tempo seco, julho costuma ter precipitação abaixo de 150 mm – é provável todos os dias sejam aproveitáveis, pelo menos em parte. O mar está flat, bom para curtir praia, fazer snorkel e mergulho. Os preços e a lotação sobem, por causa das férias.
Temperaturas: mínima 25ºC, máxima 26ºC.
Alerta mosquitos: use repelente!
Agosto e setembro
Para quem curte praia, snorkel e mergulho, ou quer ir a Noronha com crianças, agosto e setembro são os meses mais especiais. O tempo estará firmíssimo (precipitação abaixo de 50 mm) e o mar, pisciníssimo. Aquelas fotos da Baía do Porcos, do Sancho e do Porto com mar azul-bebê e verde-água transparentes são feitas nesta época.
Os preços são quase de alta temporada — e agosto registra a visita de muitos europeus (é mês de férias na Europa). O evento Love Noronha, voltado ao público LGBT, costuma acontecer em agosto. Se você quer encontrar e curtir a Noronha dos cartões-postais, programe-se para ir nesses dois meses.
Temperaturas: mínima 25ºC, máxima 26ºC.
Alerta mosquitos: enquanto a ilha estiver verde, mesmo sem chover, use repelente!
Outubro, novembro e dezembro
Os três últimos meses são os mais secos do ano: praticamente não chove. O início de outubro normalmente mantém o mar calmo de agosto e setembro. A tradicional regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) costuma acontecer no início de outubro — e enfeita o Porto de veleiros e iates. Aos poucos, porém, o swell vai entrando, e o mar fica mais agitado, criando vez por outra condições para o surf. Sancho, Baía dos Porcos e Porto começam a ter espuma na beira, o que torna o snorkel trabalhoso.
A Praia do Cachorro desaparece: o swell traz pedras grandes para o lugar da areia (fica bom, porém, para surfar). O mergulho tem ótima luminosidade e visibilidade, mas a navegação para os pontos de mergulho fica menos sossegada. As diárias de pousadas (fora de feriados, e até 15 de dezembro) baixam um pouco, e a ocupação da ilha, também – muita gente economizando para ir no Réveillon e janeiro, quando preços e lotação chegam ao máximo.
Temperaturas: outubro, mínima 25ºC, máxima 26ºC. Novembro e dezembro: mínima 26ºC, máxima 27ºC.